Ano Novo Zurique

Ano Novo em Zurique

Apaixonados que somos pelo inverno, estamos sempre tentando dar uma fugidinha do calor do nosso lindo Brasil e correr para um destino gelado no hemisfério norte.

Nesse ano escolhemos passar o ano novo em Zurique, na Suíça. Assim que reservamos o hotel na cidade, enviei uma mensagem para o concierge perguntando algumas coisas sobre o ano novo, o que eles indicavam, o que as pessoas costumavam fazer e assim por diante. Já tinha lido em algum lugar sobre o horário dos fogos, mas estava um pouco em dúvida. Depois que o atendente do hotel nos enviou todas as informações, ficamos mais tranquilos.

Como é passar a virada do ano em Zurique? Assim como no Brasil, diversos hotéis e restaurantes tem programação especial para a noite de reveillon e para a maioria desses eventos é preciso que uma reserva antecipada seja feita. Nós queríamos passar o ano novo na rua, no meio do povo e saber como eram as coisas por lá, então foi o que fizemos. Batemos perna o dia todo e jantamos às 18h, porém a maioria dos restaurantes começam as reservas apenas às 20h. Depois fomos para o hotel descansar um pouco e saímos perto da meia noite.

Ficamos em um hotel bem localizado no coração do centro histórico de Zurique. Como o hotel ficava muito perto do local onde passamos o ano novo, saímos mais em cima da hora mesmo, não queríamos ficar muito tempo expostos ao frio naquela noite gelada de fim de ano.

O ANO NOVO

Público Ano Novo Zurique

A principal festa de ano novo em Zurique acontece no Lago Zurich e nas margens do Rio Limmat. À tarde a maioria das barraquinhas já estão nos seus devidos lugares, mas a festa começa de fato a partir das 20h. Eles montam diversos palcos com música ao vivo, stands com bebida e comida. Não deixe de provar um vinho quente (muito parecido com o nosso quentão) e as maravilhosas amêndoas tostadas e doces, vale muito a pena.

Muitas pessoas já vão cedo para guardar lugar na fila, mas sinceramente acho perda de tempo você ficar lá parado à toa esperando a meia noite. Nós chegamos bem em cima da hora e pegamos um ótimo lugar. Apesar de ser uma festa na qual o público é de aproximadamente 100 mil pessoas, o espaço não fica abarrotado de gente. Para evitar aglomerações, o ideal é atentar para o local! Ficamos a 300 m do ponto principal, pertinho da ponte Münsterbrücke,  a maior concentração de pessoas fica na ponte Quaibrücke.

Às 23:59:50 a contagem regressiva começou, a atmosfera era mágica por todos os lados. Abrimos nosso champanhe e brindamos com o copo de cafezinho descartável que pegamos no hotel. Ah! Falando em champanhe, na Suíça encontramos a bebida com ótimos preços! 

Depois da meia noite os sinos continuam badalando, as luzes da cidade se apagam e começa um silêncio impressionante que é quebrado com os fogos às 00h20. Durante 15 minutos as pessoas permanecem observando o espetáculo, mesmo com neblina, o céu brilha em diversas cores, variados tons e efeitos diferentes. Mas você deve estas se perguntando o motivo pelo qual os fogos iniciam apenas às 00h20, correto? De acordo com o que nos contaram, eles seguem a tradição e preferem começar o ano novo ao lado dos familiares e amigos e só depois dos abraços e beijos trocados correm para ver os fogos. 

A festa continua até a madrugada, mas não lembra definitivamente as festas de Ano Novo do Brasil. Pouquíssimas pessoas continuam no local, a grande maioria já começa a retornar para as suas casas assim que os fogos são encerrados. Além disso, o transporte público volta a funcionar e logo tudo vai voltando ao normal!

Para conferir a programação completa do próximo ano em Zurique, acesse esta página>> https://www.zuerich.com/en/visit/new-years-eve-in-zurich

EXPERIÊNCIA

No ano anterior passamos o reveillon em Paris. Achei a organização da cidade de Zurique surpreendente, a sensação de segurança era absurda e muito melhor se comparada à Paris. Passar o ano novo na Cidade Luz foi mágico e um sonho realizado, mas a Suíça realmente ganhou um lugar especial em nossos corações! A limpeza do local em meio àquela quantidade de pessoas, a paz, a sensação de segurança e a beleza do lugar, com certeza merecem destaque. 

O QUE USAR?

Zurique Inverno

A ideia é curtir e aproveitar ao máximo, não é mesmo? E não tem como curtir a noite passando frio! Na virada de ano o termômetro estava marcando -2ºC e a sensação térmica era de -5ºC aproximadamente, ainda bem que não estava ventando. Só com uma roupa bem quentinha para conseguirmos suportar o frio intenso. Com esta tarefa a Fiero me ajudou muito!

Na noite de ano novo usei 1 calça e 1 blusa térmica, 1 fleece, 1 calça de ski e 1 casaco de lã uruguaia batida. O casaco tem uma gola em pelos sintéticos e é muito quentinho, nessa viagem ele me aqueceu em momentos com temperaturas entre -13ºC até 12ºC positivos e aguentou muito bem o frio e o vento. Para o aquecimento dos pés optei por uma bota toda forrada com lã de carneiro natural. Luvas, gorros, golas e cachecóis também são essenciais para nos mantermos mais aquecidos!

DICA: Leve casacos e calçados que combinem com o máximo de peças. Assim você pode só trocar o gorro e gola, por exemplo, e parecerá que está sempre com uma nova roupa. Um bom casaco preto é um curinga!

O que achou do ano novo em Zurique? Já foi lá ou pretende ir? Conte para a gente, vamos amar ouvir as suas experiências!

Julia busca trazer dicas e facilitar a vida do viajante com um jeito cativante e atenção aos detalhes!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo