Na hora de programar a viagem, a escolha de onde se hospedar é muito importante. Hoje, existem muitos tipos de hotéis para hospedagem, com preços variados e diferentes classificações. É possível ficar em um hotel, resort, hotel-fazenda, Cama e Café, pousada ou flat. Cada uma dessas categorias pode ser classificada entre uma a cinco estrelas.

A classificação pela quantidade de estrelas é um sistema que tem o objetivo de satisfazer vários critérios referentes ao estabelecimento, como as instalações dos quartos, restaurantes e disponibilidades de serviços. Assim, em hotéis 5 estrelas, o padrão de serviço é mais alto do que em hotéis com uma estrela.

Classificações dos hotéis

Os hotéis podem ser classificados de uma a cinco estrelas. É necessário estar disponível um espaço para recepção, telefone e climatização, além de um bom estado de conservação.

As opções com classificação de uma estrela oferecem instalações mais simples, com serviços básicos. Não é necessário banheiro nos quartos, que inclusive são pequenos, contendo apenas cama, armário, criado-mudo e pia. O restaurante é opcional.

Em opções duas estrelas, os quartos também são pequenos, mas geralmente têm banheiro privativo, telefone e televisão. Os hóspedes podem desfrutar do café da manhã e contam com a disponibilidade de garagem.

Já nos três estrelas, os quartos podem contar com ar-condicionado. Há estacionamento, restaurante e lavanderia disponíveis para hóspedes. Além disso, oferecem serviço de limpeza diariamente, trocando as roupas de cama, toalhas e limpeza dos quartos.

Já para os hotéis quatro estrelas são oferecidas suítes, onde os móveis são mais confortáveis, pois os serviços são de alto padrão. Nos hotéis, precisam estar disponíveis salas de reuniões, restaurantes, academia, salão de beleza e internet nos quartos, além de outros serviços já citados nas classificações mais baixas.

Os cinco estrelas, ou hotéis de luxo, contam com várias suítes localizadas no centro da cidade. Nesse caso, oferecem serviços de refeições, como café da manhã, restaurante e bar, além de serviço de quarto e oferta de dietas especiais. Os quartos contam com todos os serviços já citados, além de estacionamento especial para cada quarto, serviço de quarto disponível 24 horas por dia e recepcionistas com fluência em línguas estrangeiras.

Tipos de resorts

Os resorts geralmente são localizados fora do centro urbano, proporcionando aos hóspedes maior contato com a natureza. A recepção deve estar aberta 24 horas por dia e os funcionários precisam falar mais uma língua, além do português. Também, é preciso estar disponível o serviço de atendimento médico.

A classificação dos resorts varia entre quatro e cinco estrelas. Em ambas, deve estar disponível café da manhã, almoço e jantar, além de academia, sauna, recreação para crianças, televisão, cofre e frigobar.

Para resorts de classificação quatro estrelas, há necessidade de ter duas piscinas e os de cinco estrelas, três piscinas. Além disso, os resorts cinco estrelas oferecem serviço de massagem, serviço de quarto 24 horas por dia e três restaurantes.

Tipos de hotéis-fazenda

Os hotéis-fazendas são localizados na zona rural. Oferecem serviços como exploração agropecuária, com atividades que são feitas no dia a dia de uma fazenda. O estabelecimento deve oferecer serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar.

Com a classificação que varia entre uma a cinco estrelas, é obrigatório que o hotel-fazenda tenha pomar, horta ou flores, além de espaço para criação de animais, como por exemplo, piscicultura e avicultura.

Para hotéis-fazendas a partir de quatro estrelas é preciso ser possível realizar trilhas. Atividades de recreação são opcionais em todas as classificações, pois dependem da estrutura de cada hotel-fazenda.

Cama e Café

É uma acomodação para pernoite, onde o turista passa a noite em uma residência particular, com direito a café da manhã no dia seguinte. Geralmente, existe esse tipo de acomodação em lugares turísticos.

Com classificação de uma a quatro estrelas, o café da manhã de uma estrela é básico, mas a cada estrela, a refeição precisa ser com mais itens opcionais; para quatro estrelas é obrigatório telefone e sala com televisão, além de um banheiro privativo; a geladeira é opcional para todas as classificações, dependendo do dono da residência.

Hotéis históricos

A principal característica de um hotel histórico é estar situado em um local que tenha sido palco de fatos culturais. Esse tipo de estabelecimento oferece os serviços básicos de acomodação e alimentação, mas conforme o seu nível de classificação, que varia entre três e cinco estrelas, existem algumas diferenças.

O café da manhã, por exemplo, é obrigatório para todas as classificações, já o café da manhã no quarto apenas para quatro e cinco, mas optativo para três.

Além disso, o hotel histórico precisa garantir que os hóspedes tenham a oportunidade de escolher se querem pagar pelos serviços no débito ou no crédito.

Pousadas

A estrutura da pousada pode ser de até três andares, contando com no máximo 30 quartos e 90 camas, em forma horizontal. Os serviços obrigatórios são recepção, alojamento e alimentação, além de contar com um serviço mais pessoal, pois a pousada tem um estilo familiar, fazendo com que o atendimento seja diferente de um hotel.

Também, a arquitetura da pousada é conforme o lugar que ela está instalada. Se ela for no interior, o estilo da decoração é interiorano, por exemplo. Esse tipo de estabelecimento é ideal para quem busca o lazer em cidades de pequeno e médio porte.

Com classificação que varia entre uma e cinco estrelas, as pousadas têm diferenças: o banheiro social é obrigatório para estabelecimentos de uma e duas estrelas, e a partir de três estrelas deve haver um banheiro feminino e outro masculino; o café da manhã não é obrigatório para nenhuma estrela, mas a partir de três estrelas deve ter um restaurante com capacidade mínima de 50% dos hóspedes; recreação para crianças é necessário para quatro estrelas ou mais.

Flats/Apart-Hotéis

É a união de um apartamento com o serviço de hotel. O espaço tem sala de estar, quarto, banheiro, cozinha e varanda, geralmente sua metragem é de até 65 m².

Os serviços disponibilizados são: recepção, arrumação e limpeza. Quem aluga um flat paga apenas o que usar, assim, o flat é mais procurado por pessoas que moram sozinhas ou executivos, sem muito tempo para os afazeres que uma casa necessita.

A classificação dos flats varia de três a cinco estrelas, sendo obrigatório piscina para cinco estrelas, a sala de ginástica e restaurante são obrigatórios para quatro e cinco, mas o bar é necessário ter em todas as classificações.

Saiba como escolher o hotel ideal!

Para escolher o hotel ideal na hora de programar a viagem, é preciso, primeiramente, entender o propósito dela e qual tipo de acomodação tem mais a ver. Qual o objetivo da viagem? Você pretende relaxar ou passear? Quais serviços gostaria de desfrutar? Essas são perguntas que precisam ser pensadas na hora do planejamento.

Outro fator importante é a localização. Procure por aqueles que ficam próximos aos locais que você deseja visitar ou que o acesso aos principais meios de transporte da cidade seja acessível.

Estabelecer um orçamento também é uma questão que deve ser planejada. O limite estipulado com certeza influenciará na hora de decidir o local para se hospedar. Realizar uma boa pesquisa é a melhor maneira para encontrar hotéis que atendam às suas necessidades, dentro do valor estipulado. Para quem deseja ficar em um hotel de luxo gastando pouco, confira as dicas em nosso post especial sobre o assunto.

Além disso, é interessante ler comentários de quem já esteve hospedado no hotel para ter a certeza de que o estabelecimento cumpre com o que promete.