Estilo é uma referência que marca presença, intencionalmente ou não, expressando pensamentos, ideias e jeito de ser através dos looks. O estilo existe de acordo com cada modo pessoal, mas há algumas predefinições que ajudam a identificar personalidades e a partir disso encontrar um estilo próprio, baseado no que funciona para cada pessoa e o que faz se sentir bem consigo mesma.
Entre os inúmeros estilos existentes, sobressaem-se os estilos universais, baseados em padrões de personalidade e comportamento, os quais são referências para a moda e o design em geral. Há formas de se vestir bem no inverno com roupas simples, usando peças que destaquem sua personalidade e se adequem à ocasião.
Por isso, dentro dos estilos universais, destacamos três incorporados ao contexto de inverno. São referências que estão presentes no nosso dia a dia e deixam os looks da estação exclusivos e cheios de versatilidade. Saiba mais sobre os estilos clássico, casual e explorador para se inspirar durante a estação mais fria do ano!
ESTILO DE INVERNO CLÁSSICO
O primeiro é o estilo tradicional ou clássico, que mistura elegância e sobriedade. Este estilo é o preferido de quem preza por vestir-se de forma mais discreta e conservadora. Os looks geralmente são compostos por cores básicas, linhas e cortes retos e muita alfaiataria.
Vai bem no ambiente de trabalho, mas não se limita a um escritório, podendo fazer parte de todos os momentos com muita sofisticação. A predominância de itens como suéteres tradicionais, casacos e sobretudos de lã batida e botas lisas de couro são destaques no guarda-roupa de inverno do estilo clássico. É um estilo totalmente atemporal, vai além do momento, época ou estação.
ESTILO DE INVERNO CASUAL
Depois temos o estilo casual, o qual trata-se daquele tipo de roupa descontraído e com ar mais jovem. Tende a ser minimalista, versátil e confortável sem abrir mão da elegância. Sem muitos segredos, o estilo casual é a junção de peças básicas e/ou clássicas deixando o visual mais à vontade.
Destaca-se a facilidade e a flexibilidade de combinação das peças e da disposição do momento, dando a oportunidade de criar os mais diversos visuais para qualquer ocasião. As produções deste estilo priorizam peças curingas, as quais se encaixam perfeitamente na correria do dia a dia e podem ir do trabalho a qualquer momento de descontração.
Mix entre peças clássicas como jaqueta alfaiataria, suéter liso ou camisa com peças mais modernas como jeans e legging de couro são combinações certeiras. A cartela de cores destaca os neutros e os vários tons jeans, que são fáceis de combinar com outras cores e também entre si. As botas de cano baixo fecham com chave de ouro as composições invernais deste estilo.
ESTILO DE INVERNO EXPLORADOR
E por fim, mas não menos importante, temos o estilo explorador. Este traz uma pegada natural e mais esportiva, e a palavra de lei é conforto. Os looks são práticos e mais desinibidos, com peças funcionais que não atrapalham os movimentos. Quem adere a esse estilo tem um espírito jovial e senso de liberdade, além de ser seguro de si e estar sempre aberto à novidade e à aventura. Assim, buscam a utilidade das peças que usam mas também não têm medo de testar ou arriscar em algo novo.
E não é por prezar pela praticidade e conforto que a elegância fica de lado. Pelo contrário, as produções nesse estilo podem ser bem aprimoradas. Casacos puffer com alta tecnologia, blusões em tecido térmico, calças com referências atualizadas de moda, botas especializadas para as baixas temperaturas e condições adversas e multi acessórios são componentes perfeitos para um mix de inverno de sucesso neste estilo.
E aí, qual é o seu estilo de inverno? Há quem se encaixe mas também um estilo não precisa ser algo definitivo, como um rótulo ou categoria. É muito comum mudar de estilo de acordo com a fase da vida, pois os gostos e preferências mudam o tempo todo. Além disso, há quem goste de misturar estilos e tendências, ou mesmo algo diferente a cada dia. Não há regra ou problema desde que se sinta bem (e esteja aquecido)!
Continue nos acompanhando para mais posts sobre moda inverno para você ficar bem aquecido(a) com estilo. Até a próxima!