Sumário
Amsterdam é uma cidade incrível para os viajantes de inverno explorarem a cultura, história e belas paisagens! Seja para visitar Amsterdam em 2 dias ou para ficar uma semana, a cidade merece entrar no seu roteiro.
Você tem vontade de conhecer a capital da Holanda, mas não sabe o que visitar? Então leia nosso guia com 10 passeios imperdíveis para fazer em Amsterdam no inverno, são dicas incríveis da parceira do Portal de Inverno, Amanda Miquelino!
Se você está preparando uma eurotrip, confira nossa lista com dicas de passeios em Amsterdam para curtir o inverno.
Vamos lá?
1. Letreiro de Amsterdam
Este é um cartão-postal da cidade! Sem dúvidas, o letreiro “I Amsterdam” é um dos pontos turísticos mais fotografados.
O difícil é conseguir uma foto sem ninguém sentado nas letras. Por isso, chegue bem cedo para ter mais chances. De acordo com a Amanda, só foi possível conseguir uma fotografia porque chegou por volta das 7h da manhã.
O letreiro fica em frente ao Museu Rijksmuseum.
2. Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh, como o próprio nome entrega, possui um acervo composto por trabalhos do pintor Vincent van Gogh e de seus contemporâneos.
Nas modernas instalações do Museu Van Gogh, você poderá encontrar mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas do artista. É uma experiência única, imperdível! Mas lembre-se, por ser um dos museus mais visitados do país, com mais de 1 milhão de turistas ao ano, é necessário se programar para não pegar filas.
Inaugurado em 1973, o museu fica no Museumplein, praça que também é rodeada pelos museus Rijksmuseum, Stedelijk, Moco e sala de concertos Concertgebouw.
3. Vondelpark
Um dos parques mais lindos de Amsterdam é o Vondelpark. Considerado o maior parque da cidade, é ideal para caminhar, andar de bicicleta, praticar esporte, comer ao ar livre ou relaxar em alguma cafeteria com terraços.
Em 1996, o parque foi declarado “Monumento Nacional”, o que demonstra o valor cultural e histórico que esse espaço representa.
Quando for visitá-lo, aproveite para apreciar a linda paisagem que o parque tem!
Aproveite ainda para incluir no roteiro atrativos próximos de Vondelpark, como: Museu Van Gogh (1 km), Rijksmuseum (1.3 km), Leidseplein (1.4 km), Heineken Experience (1.7 km) e Museu Van Loon (2 km).
4. Rijksmuseum
O Rijksmuseum é uma das atrações mais importantes de Amsterdam! O Museu Nacional é dedicado às artes, artesanato e história da Holanda e contempla grandes obras de arte do país. De arquitetura neogótica, foi restaurado ao longo dos anos e ampliado com galerias subterrâneas.
É o segundo museu mais visitado na Holanda, perdendo apenas para o Museu Van Gogh. Para visitar o Rijksmuseum, é necessário comprar o ingresso com antecedência. De acordo com o guia do Rijksmuseum, em apenas 1 hora e meia, é possível ver as obras mais importantes do museu. Então reserve um tempinho no seu roteiro para conhecê-lo!
5. Estação Central de Amsterdam
A Estação Central de Amsterdam está muito perto do Centro e dela saem (e chegam) os trens que conectam a cidade com toda a Europa. A arquitetura do século XIX impressiona!
Construída em estilo neorrenascentista, a estação foi desenhada pelo arquiteto holandês Pierre Cuypers, mesmo criador do Rijksmuseum.
A estação foi aberta ao público em 1889. Hoje em dia, é local onde passa milhares de pessoas todos os dias.
6. Comer a famosa batata frita com maionese
Experimente aquela batata frita famosa de Amsterdam servida em um cone. Crocante por fora e macia por dentro, é realmente uma tentação! São diferentes tipos de molhos para acompanhar a batata frita, mas Amanda aproveitou para experimentar com maionese, inspirada pelo filme Pulp Fiction.
Se você assistiu a esse filme clássico de Quentin Tarantino, então vai lembrar da conversa sobre Amsterdam que os personagens Jules (Samuel L. Jackson) e Vicente (John Travolta) têm dentro do carro. “[Vicent] … Mas você sabe o que eles colocam nas batatas fritas na Holanda em vez de ketchup? [Jules]. O que? [Vicent]. Maionese”.
7. Hard Rock Cafe Amsterdam
Uma cidade turística não poderia deixar de ter um Hard Rock Cafe, não é mesmo?
O Hard Rock Cafe Amsterdam é um restaurante e um museu da cultura pop. Nas paredes têm recordações de grandes artistas como Jimi Hendrix, Elvis Presley e os Rolling Stones.
Em 1999, o Hard Rock Cafe Amsterdam foi inaugurado em um edifício perto de importantes atrações turísticas, como o Rijksmuseum.
É uma ótima opção de bar!
8. Casa de Anne Frank
Uma visita à Casa de Anne Frank traz um misto de sentimentos. O museu biográfico em memória de Anne e sua família promove a retomada da história, pois a casa foi onde a menina judia e outras pessoas se esconderam de nazistas. Também foi lá que ela escreveu diário, hoje um dos livros mais vendidos que retrata a ocupação nazista nos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Casa de Anne Frank é uma das atrações mais concorridas de Amsterdam. A visita dura em torno de uma hora e meia e ocorre com horário marcado. Os ingressos são liberados com antecedência, por isso é importante fazer a reserva o quanto antes.
A Casa de Anne Frank fica localizada na Rua Prinsengracht, 263.
9. Red Light District
Considerado o bairro mais antigo de Amsterdam, o Red Light District, ou Distrito da Luz Vermelha, é famoso pela vitrine de prostituição desde 1300, quando marinheiros atracavam na cidade e, consequentemente, aumentaram os números de bordéis e prostitutas. Diferente da maior parte do mundo, a profissão é legalizada e regulamentada na Holanda.
Porém, apesar do bairro ter essa fama, é importante ressaltar que existem placas informando que é proibido fazer fotografias das profissionais, podendo ter intervenção da polícia.
Também há opções de boates, cinemas eróticos, sex shops, bares de strip-tease, Museu do Sexo, entre outras atividades para quem deseja conhecer esse local repleto de curiosidades.
Localizado na região central de Amsterdam, próximo da Oude Kerk (antiga igreja católica que se tornou protestante), durante o dia, o estilo erótico do Red Light District fica despercebido. É possível visitar ainda oMuseu Allard Pierson e o Museu Nosso Senhor no Sótão, além de estilos variados de restaurantes, bares e coffeshops.
10. The Hash Marihuana & Hemp Museum
Localizado no Red Light District, o Museu da Maconha (The Hash Marihuana & Hemp Museum) é um convite para entender melhor a história desta planta — tão controversa.
O museu se dedica à Cannabis Sativa, por isso exibe uma coleção que abrange todos os aspectos da maconha – desde o cultivo até a medicina moderna. Assim, funciona como um centro de conhecimento para quebrar alguns preconceitos e também fomentar a pesquisa científica.
O museu fica situado em: Oudezijds Achterburgwal 148, próximo da Casa de Rembrandt em Amsterdã.
Curtiu nossas dicas? Antes de arrumar a mala, não deixe de conferir nossas dicas sobre o que levar para sua viagem à Europa.Clique aqui!