A Austrália é um país conhecido pelas suas belezas naturais e clima tropical semelhante com o do Brasil. Mas engana-se quem pensa que não tem neve durante o inverno. As baixas temperaturas + fatores que contribuem com o fenômeno podem fazer nevar nas regiões mais ao sul, especialmente nas áreas montanhosas. 

No entanto, a Austrália foi surpreendida com neve rara em pleno fevereiro, época de altas temperaturas. De acordo com a MetSul Meteorologia, parte dos estados de Victoria e Nova Gales do Sul registraram neve nas áreas de montanhas e morros, como o Monte Hotham, no dia 3 de fevereiro.

Perisher Valley, em Nova Gales do Sul, também teve uma camada significativa de neve para o verão. A estação de Perisher, por exemplo, tem destaque por ser a maior área de ski da Austrália. Localizada no Parque Nacional Kosciuszko, o local recebe visitantes de todo o mundo.  

Neve na Austrália

Perisher Resort/Reprodução

Em Falls Creek, a maior estação de esqui de Victoria, teve uma camada de neve de 2cm. 

Historicamente, as áreas de maior altitude da Austrália registram neve com maior frequência no início de dezembro. Ou seja, esse episódio acontece raramente nessas localidades. 

Quando neva na Austrália?

O inverno na Austrália inicia em junho e segue até agosto, assim como no Brasil. Porém, nas regiões mais frias, é possível encontrar neve em maio e até em outubro, tudo dependerá da situação climática do período.

Se você pretende ver neve na Austrália e até praticar esportes de inverno, faça seu planejamento para visitar o país durante esses meses. Ainda, não esqueça de conferir qual estado pretende visitar, pois fará toda diferença para acompanhar as previsões do tempo e chances de neve.