Sumário
Quando visitar Bariloche no inverno, o Centro Cívico deve fazer parte do seu roteiro turístico.
O conjunto de construções fica ao redor de uma praça localizada entre as ruas Mitre, Libertad e Reconquista. O ponto de encontro da cidade é considerado o primeiro Centro Cívico da Argentina e foi declarado Monumento Histórico Nacional no final dos anos 1980.
O local conta com prédios administrativos, como correios, prefeitura, secretarias municipais, Museu da Patagônia, Biblioteca Popular Sarmiento, delegacia de polícia e o Monumento a Julio Roca, ex-presidente argentino.
As construções remetem à arquitetura das regiões montanhosas da Europa, como prédios construídos em madeira cipreste, pinheiro-larício e tufa de pedra.
O Centro Cívico de Bariloche conta com uma bela vista do Lago Nahuel Huapi e as montanhas da Patagônia. Também, é um local diferenciado por conta das pedras na parte do lago, sendo outro ponto de encontro.
História do Centro Cívico de Bariloche
O Centro Cívico de Bariloche foi fundado em 17 de março de 1940 para se tornar um local turístico, projetado pelo arquiteto Ernesto de Estrada.
Além da arquitetura semelhante às pequenas cidades europeias dos Alpes, possui a estátua do general Julio A. Roca, que foi presidente da Argentina duas vezes.
Já que o assunto é a belíssima Bariloche, você pode conferir lugares encantadores da cidade.
O que fazer no Centro Cívico de Bariloche?
Em Bariloche, o Centro Cívico fica na região central entre as principais ruas: Mitre, Liberdad e Reconquista. Por isso, conta com opções de comércio e serviços na redondeza.
A rua Mitre, por exemplo, é um dos principais lugares para fazer compras em Bariloche. Você encontra diversas lojas de chocolates e vinhos, sorveterias, restaurantes e a Galeria del Sol. Por isso, aproveite para conhecer a região a pé para explorar ao máximo as oportunidades de compras e experimentar delícias locais.
Uma curiosidade é que, no Centro Cívico, é comum encontrar cães da raça São Bernardo que “posam” para fotos com turistas. Os animais encantam adultos e crianças, mas normalmente os donos cobram um valor. No entanto, pode valer a pena para quem deseja ter uma foto clássica com esses simpáticos cães.
Quando visitei Bariloche, passei algum tempo observando o movimento, numa manhã de sábado. Pelas 9 horas da manhã já havia um bom fluxo de pessoas, tanto grupos com guias quanto casais e famílias. Até conversei com um simpático senhor que me contou um pouco sobre as montanhas que contemplam a vista do local, como do Cerro Catedral.
Aproveite para conferir o nosso guia de como aproveitar a viagem para a Argentina com crianças!
Playa Centro
Outra vista encantadora é a Playa Centro, que está localizada no coração de Bariloche, em frente ao Centro Cívico.
Na praia, você encontra o famoso letreiro “Bariloche”, além de apreciar a charmosa paisagem composta por montanhas e o Lago Nahuel Huapi. Mas é bom ir com um tempinho de sobra, porque a fila para fotografar nesse ponto turístico costuma ser grande.
Com certeza, foi um dos lugares que mais fiquei admirada. Apesar do movimento, observar o lago em contraste com as montanhas cobertas pela neve me fez sentir tranquilidade e paz.
Você já conhece o Centro Cívico de Bariloche? Compartilhe conosco sua experiência!
Além disso, aqui no Portal de Inverno, você confere dicas do que fazer em Bariloche e em outros destinos durante a estação mais fria do ano.
Até a próxima!