Sumário
Quando falamos em viajar para curtir o inverno, a primeira imagem que vem à mente é a Europa ou países com neve, como as montanhas do Chile ou a Argentina e sua charmosa Bariloche. Mas o Brasil também oferece opções de turismo no inverno que rivalizam (e às vezes se igualam) aos destinos mais badalados. Quando o inverno chega no Brasil, é o momento dos amantes do frio curtirem o que de melhor essa época oferece: Queijos, vinhos, fondues, chocolates, lareiras. E muito romantismo, claro!
Não esqueça que estas também são ótimas opções para você fugir do verão, calor, sol e praia durante os meses de altas temperaturas! Para ajudar a montar um roteiro completo com os melhores destinos de inverno no Brasil, listamos abaixo cinco cidades que você precisa conhecer.
1 – Gramado (RS)
Gramado é, na melhor das descrições, a Europa dentro do Brasil, ali nas montanhas do Rio Grande do Sul. A fondue veio da Suíça, assim como os chocolates. O estilo enxaimel das casas é alemão, mesma origem dos pinheiros e das árvores do inigualável Lago Negro. Sem mencionar as diversas cantinas italianas.
Com temperaturas que podem ser negativas no inverno, Gramado atrai turistas o ano inteiro. A charmosa Rua Coberta, uma galeria protegida por um telhado de vidro e trepadeiras, reúne bares, cafés e bistrôs e é ideal para um passeio e um chocolate quente. No jantar, prove uma fondue em um dos restaurantes suíços estrelados da cidade: Belle Du Valais ou Le Petit Clos. Aproveite para visitar os museus de Gramado, como o Hollywood Dream Cars, ou o zoológico da cidade.
Para saber mais sobre Gramado, acesse www.dicasdaserragaucha.com.br
2 – Campos do Jordão (SP)
Quando o frio chega, paulistas de todos os cantos invadem o alto da Serra Mantiqueira. E, antes deles, chegam baladas agitadas, lojas de grife e filiais de restaurantes badalados. O Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão é o maior de seu gênero na América Latina e aqui também fica um dos mais charmosos hotéis do país, o Botanique.
3 – Monte Verde (MG)
O ar romântico e o convite ao aconchego de Monte Verde, em Minas Gerais, atraem multidões – em especial os casais. Se você já conhece a cidade, sabe que praticamente todas as belas e aconchegantes pousadas oferecem um nível de conforto e ambientes intimistas que são propícios para os casais apaixonados. E a arquitetura inspirada nas frias cidades europeias ajuda o clima de romantismo.
Aproveitar as trilhas e comer fondue em Monte Verde são duas coisas que você precisa fazer na cidade. Curtir o friozinho nas charmosas pousadas, que oferecem banheiras de hidromassagem e lareiras, por exemplo, é apenas uma das atividades para se fazer lá. Outra dica é comer uma deliciosa fondue, servida em diversos restaurantes, e aproveitar para passear pelo centrinho da cidade. Para os casais que gostam de aventuras, basta seguir as trilhas que levam a ótimos mirantes da Mantiqueira.
4 – Guaramiranga (CE)
Quem diria que o Ceará pode ser um ótimo destino de inverno? Para chegar até o município serrano de Guaramiranga, é preciso percorrer 110 quilômetros a partir de Fortaleza. Com temperaturas que variam de 18 a 25ºC, o município encontra-se a 865 metros de altitude. Entre as principais atrações estão os mirantes naturais, como o Pico Alto, cachoeiras, trilhas e eventos culturais, como o Festival Nordestino de Teatro.
No Carnaval rola um movimentado festival de jazz e blues em Guaramiranga, mas, próxima a Fortaleza, a cidade no Maciço do Baturité atrai turistas o ano todo com suas temperaturas mais amenas e algumas boas pousadas. E, claro, temperaturas bem mais amenas do que no litoral.
5 – Urubici (SC)
No triângulo entre São Joaquim, Urupema e Urubici, temperaturas abaixo de zero e neve ocasional fazem a alegria dos turistas. A disputa pelo título de cidade mais fria do Brasil é acirrada (e tem dezenas de outros pretendentes), mas Urubici destaca-se por um centrinho agradável, boas opções gastronômicas, pousadas de qualidade e uma natureza de recortes deslumbrantes. A Pedra Furada e o Morro da Igreja estão entre as melhores atrações da região, assim como a Serra do Rio do Rastro, na vizinha Bom Jardim da Serra.