Como se preparar para curtir a Serra Gaúcha neste final de ano

23 de novembro de 2016 - Por Emílio Calil | Dicas da Serra Gaúcha

Curtir o fim de ano na Serra Gaúcha é uma experiência inesquecível e que você deve fazer ao menos uma vez na vida – na verdade, depois da primeira vez, você voltará muitas e muitas vezes. Se você tem alguma dúvida sobre passar as férias de final de ano em Gramado e Canela, já adianto que é com certeza um dos melhores destinos nacionais que você poderia escolher.

Sim, quando pensamos nas férias de fim de ano, a primeira imagem que vem à mente é uma viagem para a praia. De fato sol, calor e praia são atrativos fantásticos para as férias. Mas pare e pense por um minuto: Estamos falando de um período do ano em que as férias do trabalho coincidem com as férias escolares. Ou seja, todo mundo estará planejando ir para a praia. Pense nisso: Uma descida para o litoral, que normalmente leva uma hora e meia (dependendo de onde você mora), pode chegar a quatro horas ou mais nas férias. E durante o trajeto, o stress continua te acompanhando.

Chegando no litoral, a praia poderá estar lotada e será um desafio encontrar um cantinho para montar seu guarda-sol. Se for viajar com crianças, não poderá desgrudar os olhos um minuto delas, para que não se percam na praia. Sem mencionar as filas intermináveis nas padarias e restaurantes. Assim, tudo o que você terá tido durante as férias é mais stress, em vez de fugir dele. No final, a pouca oportunidade que você tem de passar mais tempo com sua família passou rápido e não deu para curtir nada.

É por isso que a Serra Gaúcha é uma das melhores opções de viagem para suas férias de fim de ano. Enquanto todo mundo estiver se acotovelando para conseguir um lugar na praia, você e sua família ou amigos poderão curtir vários passeios inesquecíveis e que garantirão muitos momentos de diversão e descontração – e aí sim poderão fugir do stress. E para te ajudar a planejar melhor o seu roteiro, a seguir estão algumas dicas dos principais eventos e passeios na Serra Gaúcha para você curtir nas férias de fim de ano.

Natal Luz

Serra gaúcha natal luz

O maior evento natalino da América Latina acontece desde o final de outubro até a primeira metade de janeiro. Quem estiver em Gramado durante esse período voltará a ser criança. Das belíssimas luzes e enfeites espalhados pelas ruas e avenidas ao clima de festividade que permeia o ar, você simplesmente caminha de boca aberta e com um inexplicável sorriso no rosto.

Se você quer uma experiência completa da magia do Natal, é importante se entregar por inteiro às festividades e se envolver o máximo que puder. Quando éramos crianças, parte da magia do Natal se devia ao fato de ser uma época nova e empolgante. Mergulhávamos nos mistérios do Natal – os sinais, os sons, os cheiros, as luzes. Recapture toda essa atmosfera mágica em Gramado e tenha uma experiência inesquecível.

Até a metade de janeiro ainda é possível assistir aos espetáculos do Natal Luz. É um mês mais tranquilo, a cidade já estará um pouco mais vazia em relação a dezembro (o ápice do evento natalino), e você consegue pegar bons preços de hospedagem e passeios. Também em janeiro ocorre o Veraneio na Serra Gaúcha, com várias atividades culturais como o Gramado In Concert, Abraço Literário, rodeios e outros.

Parques e passeios a céu aberto

Serra Gaúcha passeio céu aberto

Aproveitar as férias de fim de ano na Serra Gaúcha é ter a oportunidade de curtir um clima mais estável para fazer passeios a céu aberto. Apesar do inverno e do frio serem as grandes vedetes da região, a névoa e as chuvas – mais constantes no inverno – podem acabar prejudicando alguns passeios. No verão, com as temperaturas mais elevadas, você pode se programar melhor para fazer ótimos passeios em dias ensolarados e com céu azul.

Dar um pulo logo de manhã no inigualável Lago Negro em Gramado torna-se praticamente uma obrigação. Torne isso um ritual para começar o seu dia e deixe a beleza e a paz do lago inundarem sua alma. O final de tarde no Lago Negro também é espetacular e ótimo para relaxar e ir se desligando do cotidiano.

O parque de lavanda Le Jardin é outro passeio magnífico para se fazer em dias ensolarados. Baseado nos belos campos de lavanda da França, o Le Jardin esbanja exuberância e beleza que deixam seus visitantes de boca aberta. A entrada do parque é gratuita e você paga só o que resolver comprar na lojinha temática deles, que é um show à parte, diga-se de passagem.

Em Canela, vale a visita aos belos Parque do Caracol, Vale da Ferradura e Ecoparque Sperry, indicadíssimo para quem ama o contato com a natureza e ecoturismo. Há também os passeios turísticos clássicos, como o Tour Uva e Vinho com Passeio de Maria Fumaça, no qual os visitantes percorrem diversas cidades da Serra Gaúcha a bordo de um trem e ainda passam por famosas vinícolas. E o Tour Rural Linha Bella, que oferece uma viagem no tempo ao visitar o interior de Gramado para que as pessoas conheçam as casas dos colonos que povoaram a região em tempos antigos.

Faça as malas, organize seu roteiro de férias na Serra Gaúcha e tenha uma viagem inesquecível.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top