Sumário
Colônia do Sacramento é uma cidade uruguaia com uma ótima localização geográfica. Fica a 180km de Montevidéu por terra ou a 52 km de Buenos Aires pelo oceano — para chegar ao destino partindo da capital argentina, é necessária uma travessia de barco de aproximadamente 1h15.
Deseja conhecer Colônia do Sacramento no inverno? Aqui, preparamos dicas e falaremos um pouco sobre nossa experiência neste destino incrível do Uruguai.
Prontos?
Roteiro na Colônia do Sacramento
Por ser muito bem localizada, houve uma acirrada disputa entre portugueses e espanhóis por esse local. Os portugueses fundaram a cidade em 1680 e muito da sua arquitetura está presente na Ciudad Vieja, com casas baixas e feitas de pedra maciça.
Devido à sua importância histórica e cultural, em 1995, a Colônia do Sacramento se tornou Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com a intenção de preservar essa cidade tão única e especial.
Vamos conhecer os principais passeios para ser feito na cidade?
Calle de los Suspiros
Na Calle de los Suspiros (Rua dos Suspiros), uma das ruas mais famosas da cidade, há a predominância da arquitetura portuguesa.
Existem algumas lendas em relação à origem do nome Calle de los Suspiros, a mais famosa é de que, nessa rua, se concentravam as casas de prostituição da época, o que fazia os homens suspirarem quando passavam pelo local.
A outra lenda, um pouco mais dramática, é que essa era a última rua por onde os escravos passavam antes de serem executados no Río de la Plata.
Não sabemos qual lenda é verdadeira, só sabemos que essa rua é parada obrigatória para quem visita Colônia do Sacramento.
Plaza Mayor 25 de Mayo
A Plaza Mayor 25 de Mayo era um espaço militar e comercial. Hoje em dia, a praça é tomada por turistas com suas câmeras e celulares.
Em frente à praça, podem ser avistadas as ruínas do convento de São Francisco, que foi parcialmente destruído por um incêndio em 1704.
Junto às ruínas, foi construído o farol da cidade em 1857. Para quem optar por subir o farol em um dia de céu limpo, conseguirá ter uma linda vista da cidade de Buenos Aires logo à frente.
Belezas naturais
Além das atrações históricas, Colônia é uma cidade cheia de belezas naturais. Banhada pelo Río de la Plata, há diversas praias ao seu entorno, onde os amantes de esportes usufruem dos ventos para a prática de kitesurf ou da rambla e caminhadas e corridas na orla da cidade.
O pôr do sol no rio de la Plata também é outra atração imperdível da cidade e recomendamos assistir a esse espetáculo perto do Yatch Club ou do Bastión de San Pedro, duas vistas encantadoras. Foi um dos pores do sol mais incríveis que já vimos, onde tons avermelhados tomaram o céu e tiraram o nosso fôlego.
Granja Arenas
Localizada um pouquinho antes da entrada principal de Colônia para quem vem de Montevidéu, a Granja Arenas possui degustações de marmeladas, doce de leite, queijos e salames coloniais e todos são vendidos ali no local com outras delícias uruguaias.
Se já não fosse o bastante, a granja conta com um museu com a maior coleção de lápis do mundo e uma série de carros antigos e deteriorados expostos na parte externa da granja. Os cenários deste local renderam várias fotos interessantes.
Temperatura e clima na Colônia do Sacramento
Visitamos a Colônia do Sacramento no final de setembro (2019). A temperatura estava oscilando entre dias mais frios com temperatura abaixo de 10°C e outros mais quentes.
No dia principal do nosso passeio, na Ciudad Vieja, estava mais frio e com bastante vento. Assim, nossos casacos Fiero foram necessários e muito bem aproveitados!
Utilizamos também para esse passeio tênis, botas confortáveis e gorros. Todos itens essenciais para nosso aquecimento e conforto durante nosso dia de turistas na Colônia do Sacramento.
Gostou das nossas dicas de passeios na Colônia do Sacramento? Acompanhe outras aventuras aqui no Portal de Inverno.
Aproveite para conferir os detalhes de como preparar uma expedição para o inverno!