Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento no inverno: dicas e roteiro

Colônia do Sacramento é uma cidade uruguaia com uma ótima localização geográfica. Fica a 180km de Montevideo por terra ou a 52 km de Buenos Aires pelo oceano, para chegar ao destino partindo da capital Argentinha é necessária uma travessia de barco de aproximadamente 1h e 15 minutos.

Devido à sua favorável localização, houve uma acirrada disputa entre portugueses e espanhóis por esse local. Os portugueses fundaram a cidade em 1680 e muito da sua arquitetura está presente na Ciudad Vieja, com casas baixas e feitas de pedra maciça. Na Calle de los Suspiros (Rua dos Suspiros), uma das ruas mais famosas da cidade, há a predominância desse tipo de arquitetura portuguesa. 

Colônia Sacramento Suspiro

Existem algumas lendas em relação à origem do nome Calle de los Suspiros, a mais difamada é de que nessa rua se concentravam as casas de prostituição da época, o que fazia os homens suspirarem quando passavam pelo local. A outra lenda, um pouco mais dramática, é que essa era a última rua por onde os escravos passavam antes de serem executados no Río de la Plata. Não sabemos qual lenda é verdadeira, só sabemos que essa rua é parada obrigatória para quem visita Colônia do Sacramento.  

Próximo à Calle de los Suspiros, encontra-se a Plaza Mayor 25 de Mayo, que antigamente era um espaço militar e comercial. Hoje em dia a praça é tomada por turistas com suas câmeras e celulares na mão. Em frente à praça, podem ser avistadas as ruínas do convento de São Francisco, que foi parcialmente destruído por um incêndio em 1704. Junto a essas ruínas, foi construído o farol da cidade em 1857. Pra quem optar por subir o farol em um dia de céu limpo, conseguirá ter uma linda vista da cidade de Buenos Aires logo à frente.

Colônia do Sacramento Ruínas

Devido à sua importância histórica e cultural, em 1995 Colônia do Sacramento se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com a intenção de preservar essa cidade tão única e especial. 

Colônia do Sacramento Unesco

Além das atrações históricas, Colônia é uma cidade cheia de belezas naturais. Banhada pelo Río de la Plata, há diversas praias ao seu entorno, onde os amantes de esportes usufruem dos ventos para a prática de kitesurf ou da rambla e caminhadas e corridas na orla da cidade. O pôr do sol no rio de la Plata também é outra atração imperdível da cidade e recomendamos assistir a esse espetáculo perto do Yatch Club ou do Bastión de San Pedro, duas vistas encantadoras. Foi um dos pores do sol mais incríveis que já vimos, onde tons avermelhados tomaram o céu e tiraram o nosso fôlego.  

Colônia do Sacramento Pôr do Sol

Um outro lugar super interessante que visitamos foi a Granja Arenas, que fica localizada um pouquinho antes da entrada principal de Colônia para quem vem de Montevideo. Nessa granja, há degustações de marmeladas, doce de leite, queijos e salames coloniais e todos são vendidos ali no local juntamente com outras delícias uruguaias. Se já não fosse o bastante, a granja conta com um museu com a maior coleção de lápis do mundo e uma série de carros antigos e deteriorados expostos na parte externa da granja. Os cenários deste local renderam várias fotos interessantes.

Colônia do Sacramento Carros

Visitamos Colônia no final do mês de setembro e a temperatura estava oscilando entre dias mais frios com temperatura abaixo de 10ºC e outros mais quentes. No dia principal do nosso passeio na Ciudad Vieja estava mais frio e com bastante vento, assim nossos casacos Fiero foram necessários e muito bem aproveitados!

Colônia Sacramento Look Fiero

Utilizamos também para esse passeio tênisbotas confortáveis e gorros. Todos itens essenciais para nosso aquecimento e conforto durante nosso dia de turistas em Colônia do Sacramento. 

Colônia Sacramento Fiero

Gostou das nossas dicas de passeios em Colônia do Sacramento? Acompanhe nossas próximas aventuras aqui no Portal de Inverno e não deixe de enviar seu comentário caso tenha alguma dúvida ou queira alguma sugestão para o seu passeio neste destino incrível, ok?

Dois gaúchos (Fábio e Patrícia) que amam viajar! Na aventura atual, eles embarcaram em um motorhome pelas Américas buscando novas experiências culturais e gastronômicas. Decidiram realizar o nosso sonho de viajar de carro por tempo indeterminado em uma jornada cheia de desafios.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo