Cuidar e limpar bota couro neve

Como cuidar e limpar a sua bota em couro legítimo para neve

Práticas, super quentinhas e perfeitas para deixar a sua experiência na neve ainda mais incrível, as botas para neve em couro legítimo são uma excelente opção para aquecer os seus pés com muito conforto. Você sabia que mesmo que o couro legítimo tenha alta durabilidade e resistência, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para prevenirmos o desgaste da bota? Como qualquer outro produto, os calçados em couro também exigem um procedimento cuidadoso de limpeza e conservação, especialmente se o seu destino tiver muita neve!

Neste post, iremos dar algumas dicas práticas e eficientes de como cuidar, limpar e aumentar a durabilidade das suas botas em couro legítimo para neve. Daremos mais ênfase para os cuidados externos das botas em couro legítimo em materiais como napa, floater e relax. É importante ressaltar que as dicas deste post não se aplicam para botas de couro nobuck, graxo, atanado ou camurça. Se você deseja saber como cuidar e limpar botas forradas em lã, já fizemos outro post falando sobre este assunto, então é só clicar aqui para tirar todas as suas dúvidas.

Uma das grandes peculiaridades das cidades com neve é o uso de sal nas ruas com a intenção de auxiliar no degelo, proporcionando mais segurança e acessibilidade aos pedestres e motoristas. Porém, este sal acaba prejudicando muito as botas em couro, principalmente se alguns cuidados diários não forem tomados no decorrer da sua viagem, fazendo com que a sua experiência de inverno seja prejudicada ou a durabilidade das suas botas para neve diminua muito. Quer saber o motivo? Ao caminhar nas ruas com neve e sal, este acaba ressecando o couro e intensificando o processo de desgaste do material e do solado do produto.

Não se preocupe! Nada disso ocorrerá se você seguir as dicas deste post. É normal você encontrar gelo, água e neve durante suas viagens de inverno, ou seja, a sua bota realmente precisará aguentar todas as situações para proporcionar um caminhar seguro e confortável com eficiência. É normal encontrarmos pessoas que dizem: "a bota foi feita para esta finalidade de uso, por que preciso cuidar dela visto que já foi feita para suportar estas situações?" Sim, mesmo que as botas para neve sejam verdadeiras companheiras de inverno, é ideal cuidarmos muito bem delas. 
 
Por este motivo, fizemos um passo a passo de 4 etapas simples e rápidas que realmente ajudam a aumentar muito a durabilidade das botas para neve:

1 – Limpeza básica inicial 

 
Limpar Couro Bota

Diariamente limpe a sua bota, principalmente para remover as impurezas e substâncias prejudiciais ao couro e solado. Passe um pano levemente umedecido sobre a sua bota, começando pela parte do couro e finalizando no solado. Indicamos fazer este procedimento no final do dia ou no momento em que você deixar de utilizar o produto na ocasião. 

2 – Hidratação do couro  
 
Hidratar Couro Bota

Por ser um produto de origem animal, o couro legítimo precisa ser hidratado e limpo adequadamente. Desta forma, indicamos a limpeza com o Limpa Couro. Este produto tem a ação de limpar e hidratar o couro, removendo definitivamente as impurezas. Indicamos efetuar este procedimento pelo menos 1 vez por semana, caso você utilize a bota todos os dias, ou pelo menos 1 vez a cada 5 dias de uso se o uso não for contínuo.

3 – Impermeabilização do couro
 
Impermeabilizar Couro Bota

Você pode estar se perguntando: impermeabilizar uma bota que já é impermeável? Sim, é importante você efetuar a manutenção dos agentes impermeabilizantes da sua bota. Por mais que ela já seja impermeável, ao aplicar o Impermeabilizante Spray você aumenta muito a durabilidade do produto, pois ele ajudará a evitar que impurezas e sujeiras se fixem na bota no decorrer do dia. Ou seja, além de aumentar a durabilidade, o impermeabilizante proporciona mais resistência à água. Indicamos efetuar este procedimento pelo menos 1 vez ao mês ou 1 vez a cada 20 dias de uso.

4 – O local adequado para guardar sua bota 
 
Guardar Bota Couro

É muito importante que você deixe a bota respirar e secar após um longo dia na neve, deixe-as secando e para eliminar a umidade. Para isto, busque um local arejado e evite armazenar as botas em caixas ou dentro de armários após o uso.

Estas foram algumas dicas sobre alguns hábitos importantes e necessários que você deve ter para cuidar das suas botas em couro, especialmente quando visitar algum destino com neve. Mas, gostaríamos de listar também alguns erros que as pessoas costumam cometer ao tentar realizar a manutenção e conservação das suas botas. Ou seja, em hipótese alguma tente aplicar as alternativas listadas abaixo:  

– Colocar a bota na máquina de lavar roupa; 

– Utilizar materiais inadequados para a limpeza das botas. Ex: produtos de lavar roupas;

– Guardar as botas em sacos plásticos;

– Dobrar o cano da bota ao guardá-lo;

– Manter o calçado exposto ao sol ou outra fonte de calor.

Este simples passo a passo é fundamental para evitar futuras surpresas, como o desgaste prematuro do couro ou do solado. Esperamos que você tenha gostado das dicas!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo