Sumário
Quando as temperaturas começam a cair, finalmente usamos peças que estavam escondidas no guarda-roupa, como casacos e botas de inverno.
Muitas vezes, esses itens exigem cuidados especiais para serem bem conservados, além de evitar surpresas desagradáveis no momento de uso, como é o caso da bota forrada em lã.
É verdade que a durabilidade das botas, assim como qualquer outro produto, dependerá da qualidade do material utilizado, processo de fabricação e cuidados com acabamento e armazenamento. No entanto, você também pode contribuir bastante para que sua bota forrada dure por anos!
Hoje, preparamos algumas dicas para que você saiba como cuidar, manter e limpar sua bota forrada em lã.
Como guardar uma bota forrada em lã?
As botas devem ser guardadas em lugares arejados, na sombra e longe da umidade e sol.
Também é válido colocar um suporte para manter o formato do produto e evitar que ele dobre, amasse e seja danificado. Essa sugestão é muito importante, especialmente para os modelos em cano alto.
Como usar bota forrada em lã?
Para amaciar as botas, use-as em caminhadas mais curtas. Consequentemente, aumente gradativamente a distância e a intensidade do uso.
Após esta fase inicial, a sugestão é revezar o seu uso com outros pares de botas, utilizando-a com uma certa frequência e de maneira equilibrada.
Ou seja, não a mantenha guardada no armário sem uso durante muito tempo, mas não a utilize em excesso.
Como limpar uma bota forrada em lã?
É importante ressaltar que recomendamos apenas o uso de produtos específicos para a limpeza das suas botas, combinados com a utilização de uma fibra limpa e macia em movimentos suaves.
Para a limpeza da parte interna, utilize um pano levemente úmido para não prejudicar a lã, que pode demorar a secar.
Para finalizar o processo de limpeza, remova o excesso de umidade com um pano seco, iniciando pela parte interna e aplique um impermeabilizante na parte externa para complementar a proteção do seu calçado.
Bota forrada em lã: como secar o calçado?
Após a limpeza, é necessário que a bota seque ao ar livre, em ambiente arejado e evitando lugares úmidos ou ensolarados, já que o calor pode provocar rachaduras no couro e a umidade pode dificultar o processo de secagem.
A umidade excessiva pode danificar o forro que é espesso e, por isso, demora a secar. O ideal é que você mantenha uma frequência para que ela seque em ambientes arejados mesmo quando você não fizer a limpeza completa da bota, especialmente em dias úmidos e quando em contato com chuva ou neve.
Cuidados extras com botas forradas em lã
Engraxar as botas pode alterar a cor do couro, assim, procure usar óleos vegetais sem muita química. Existem também alguns tipos de produtos que disfarçam marcas e restauram o brilho do calçado.
De uma maneira geral, evite que a bota entre em contato com substâncias químicas como bebidas, comidas ou detergentes. Este tipo de mancha dificilmente pode ser removida e os danos podem ser irreversíveis.
Aqui no Portal de Inverno, você confere ainda o que é hidrólise e como evitá-la.
Confira também nosso vídeo sobre botas forradas de lã natural e lã sintética abaixo.