Sumário
Quando se trata de parque, os Estados Unidos dão um show de beleza! São mais de 400 parques espalhados pelo país, com visuais de tirar o fôlego. Não pense que estamos falando apenas de parques com árvores e montanhas. Há parques aquáticos, parques urbanos e muita coisa legal para explorar pelo país.
Um dos parques que têm sido muito procurado nos Estados Unidos é o Parque Nacional Yosemite (em inglês: Yosemite National Park), localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado da Califórnia.
Quais são os detalhes do Parque Nacional Yosemite?
O parque, que possui uma área de 3.081 km², recebe a visita de cerca de 3 milhões de pessoas por ano, e grande parte das visitas são para o Vale de Yosemite.
A beleza selvagem do parque é hipnotizante. A entrada é marcada por um conjunto de granitos gigantes e cachoeiras de águas fortes. Esse é um daqueles lugares que te surpreende a cada parada.
O Parque Nacional Yosemite tem um pouco de tudo: lagos de águas cristalinas, trilhas para todos os gostos, montanhas rochosas que ultrapassam 10 milhões de anos na era geológica, sequoias gigantes e uma vida silvestre impressionante.
Dentre os vários cartões postais do Parque Yosemite, os mais visitados são:
Glacier Point: é o passeio mais procurado e um dos mais lindos! Um mirante com uma altura de mais de 2 mil metros. Desse ponto, você consegue observar as principais cachoeiras do parque e o famoso Half Dome, com sua impressionante parede de granito.
Half Dome: uma das paisagens mais conhecidas no parque! É um paredão de granito com aproximadamente 1.500 metros acima do nível do vale.
El Captain: outra parede de granito, um pouco menor (com mais de 900 metros de altura) e famosa entre os alpinistas por oferecer diversas vias com diferentes graus de dificuldade.
Mirror Lake: dependendo da época, você consegue visitar um lago digno de ser pintado por grandes artistas. No inverno, vira um bloco de gelo, mas mesmo assim a beleza permanece no local.
O que fazer em Yosemite?
O ideal é que você combine passeios de carro ou shuttle (o ônibus que circula no local) pelos mirantes com caminhadas para que seu tempo seja melhor aproveitado.
Lembre-se que o parque é gigante e um dia só tem 24 horas. Se a sua estadia for curta, você precisa administrar muito bem o seu tempo para fazer valer a pena.
Não vá embora sem conhecer o Yosemite Valley. Dedique pelo menos um dia do seu roteiro para este ponto específico. O contraste entre os granitos altíssimos e as cachoeiras é algo de outro mundo.
Trilhas e caminhadas
Para os amantes de trilhas, no Yosemite Valley você encontra opções com diferentes graus de dificuldade, como:
- Cachoeira Bridalveil (Véu da noiva);
- Lower Yosemite Falls;
- Mirror Lake (Lago Espelho);
- Vernal Falls e Nevada Falls;
- Upper Yosemite Falls;
- Half Dome;
- Glacier Point.
O principal bosque de Sequoias do Yosemite National Park é o Mariposa Grove. Apesar de uma parte do parque estar fechada para reformas, a parte mais alta do bosque continua aberta, mas para chegar lá você terá que encarar uma trilha de 20 Km (ida e volta) com direito a muitas subidas.
Restam assim, duas alternativas para ver sequoias no Yosemite:
Tuolumne Grove
O Tuolumne é uma ótima opção para quem quer ver Sequoias. Na trilha, que tem 4 km, as árvores são espalhadas (algumas delas caídas) e é possível até passar por dentro da casca de uma Sequoia morta.
Merced Grove
Outra opção para quem gostaria de ver as Sequoias é o Merced Grove. Para chegar até lá, você precisa encarar uma trilha de 5 km com bastante subidas, mas no fim das contas, todo o esforço vale muito a pena.
Passeio de carro pelo Yosemite
Dirigir por Yosemite e conhecer os principais mirantes do parque é algo imperdível.
Portanto, se você está procurando uma maneira de descansar, mas ainda aproveitar a viagem, o passeio de carro, certamente, é uma ótima opção.
Exposição de fotos
No coração do Parque Nacional Yosemite, há uma pequena galeria de arte onde estão expostas algumas fotos de Ansell Adams, que ficou famoso ao fotografar o Yosemite em preto e branco.
A visita é rápida e as imagens, sem dúvidas, vão te inspirar!
Como é o Parque Nacional Yosemite no inverno?
Nos meses de frio, o Parque Nacional de Yosemite é um show à parte.
Todos os lados é como estar de frente para uma pintura. Cachoeiras congeladas, monólitos embranquecidos pela neve… você pode caminhar na neve e até arriscar uma patinação no gelo.
Normalmente, até no verão a temperatura costuma cair bastante por causa da altitude. Então imagina só como deve ser o inverno?! Relaxe com uma bebida bem quentinha ao anoitecer e aproveite para sentar em volta da fogueira no hotel Majestic Yosemite, antigo Ahwahnee.
É importante ressaltar que durante o inverno há muita chuva. Além disso, nesta época, muitas das estradas ficam inacessíveis, como as estradas Tioga Pass e Glacier Point. Por isso, é fundamental usar correntes durante uma eventual nevasca.
Quer saber mais sobre o Estados Unidos no inverno? Nós temos um guia incrível para você acompanhar! Clique aqui e aproveite.
Como é o transporte em Yosemite?
Transitar de carro em Yosemite é o meio mais fácil. Mas caso prefira, a região do Yosemite Valley conta com um serviço de shuttle — um ônibus do parque que transporta os visitantes pelas principais atrações.
Ou seja, você pode decidir a melhor maneira de se aventurar por um dos parques mais bonitos dos Estados Unidos.
O que levar para o Parque Yosemite ?
O que levar para o parque depende do que você quer fazer e de quanto tempo vai ficar por lá.
Em um bate e volta, por exemplo, você pode levar comida e bebida, como também, comer em um dos restaurantes do parque.
É importante lembrar que a região é de montanha, por isso prepare-se para mudanças climáticas. Ter roupas térmicas, leves e impermeáveis faz toda diferença!
Além de roupas e calçados apropriados, tenha água, repelente, protetor solar, óculos de sol e boné.
Dica extra: cuidado com os ursos!
Não se assuste: Yosemite é lar dos ursos! Os black bears são curiosos e têm o olfato apuradíssimo. Por isso, em hipótese alguma deixe comida dentro do carro ou na barraca.
Caso você aviste algum urso em uma trilha ou local mais isolado, simplesmente mantenha distância.
Gostou de saber os detalhes do Parque Nacional Yosemite? Então continue navegando pelo Portal de Inverno e confira outros lugares americanos que são incríveis: