Cuidados com a pele no inverno: 6 dicas essenciais!

20 de maio de 2021 - Por Portal de Inverno

A necessidade e a importância do cuidado com a sua saúde e proteção térmica durante o inverno já foram assuntos abordados em alguns posts do nosso blog, Portal de Inverno. Hoje, vamos falar sobre uma parte do corpo que geralmente sofre muito com as mudanças de clima e temperatura: a pele!

Embora no Brasil também seja possível experimentar algumas temperaturas baixas durante os meses de inverno, nada se compara às temperaturas negativas da maioria dos destinos maravilhosos de inverno em outros países, não é mesmo? E é exatamente nestes ambientes de frio extremo que a pele pede ainda mais atenção!

Entenda por que a pele exige cuidados especiais no inverno

Cuidado Pele Inverno

A sua pele, principalmente a da face, que fica mais exposta, precisa de alguns cuidados especiais para que você possa mantê-la saudável e linda durante o inverno, especialmente durante as viagens a destinos frios. Afinal, além de cuidar da sua saúde, é preciso sair bem na foto também!

As baixas temperaturas e a baixa umidade, além dos banhos quentes, costumam desidratar e deixar a cútis muito seca. Tanto a pele do corpo quanto a do rosto podem ressecar no inverno, e os mais afetados são as mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios.

O clima frio e seco pode deixá-la ainda com uma aparência esbranquiçada, o que significa que uma desnaturação das proteínas ocorreu. O que acontece é que, durante as baixas temperaturas, as glândulas produtoras de gordura e suor têm suas atividades inibidas. Por este motivo, o manto lipídico, que mantém sua umidade, diminui e ela fica mais seca.

De acordo com dermatologistas, os cuidados com a oleosidade no inverno são tão importantes quanto com a pele seca. Isso porque a pele seca, quando ressecada, perde o brilho e se torna áspera, o que pode ocasionar problemas mais sérios, como dermatite atópica e eczema. 

Já a do tipo oleosa, se descuidada pode desenvolver dermatite seborreica, que é o descascamento das regiões próximas ao nariz, supercílios, atrás das orelhas e couro cabeludo.

Agora você deve estar pensando que o inverno tem muitos pontos negativos, analisando tudo o que acabamos de citar, mas saiba que os benefícios do inverno para a saúde são muitos! Para conhecê-los, confira o post sobre 6 benefícios do inverno para a saúde

Dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias frios

Água Inverno

Agora vamos provar para você que não é tão difícil cuidar da cútis quando o termômetro começa a marcar temperaturas mais baixas. Com as dicas a seguir você vai manter a hidratação, garantindo uma aparência bonita e saudável. Pronto(a) para ter uma pele de bebê? Então vamos lá!

1. Cuidado na hora do banho

Sabemos o quanto um banho quente e demorado após um longo dia de trabalho pode ser tentador! Mas, tente evitar isso ao máximo. Procure tomar banhos mornos, em uma temperatura agradável e somente durante o tempo necessário para higienizar seu corpo. Além de evitar o ressecamento da pele, você contribui com a natureza gastando menos e também pode poupar um dinheirinho no fim do mês.  

2. Lave o rosto poucas vezes ao dia

Na mesma linha de pensamento do tópico anterior, evite lavar o rosto muitas vezes ao dia e, quando o fizer, não utilize água quente. O recomendado é lavar não mais que duas vezes por dia, já que o excesso de higienização pode ressecá-la e causar um efeito rebote, especialmente nos casos das cútis oleosas.

3. Hidratantes corporais e labiais

Além de evitar banhos muito quentes e longos, é importante o uso de hidrante no corpo e na face. Ao aplicar o produto no rosto, tenha cuidado para que seja adequado ao seu tipo de pele, por exemplo, produtos oil-free. Outra parte do corpo que costuma ressecar no inverno são os lábios, que podem chegar a rachar em dias de frio intenso. Por isso, invista em um bom protetor labial!

4. Filtro solar

O filtro solar não deve ser utilizado apenas durante o verão, é necessário que seja aplicado na sua pele todos os dias. Não esqueça que durante sua viagem você terá muitas atividades ao ar livre, o que costuma envolver muita exposição ao sol.

5. Alimentação

A alimentação auxilia diretamente no combate à desidratação. A dieta ideal durante a época fria deve ser rica em antioxidantes, selênio e vitamina E, encontrados principalmente em frutas, legumes e verduras. Manter a ingestão de água também é necessário, o ideal é manter o consumo de dois litros do líquido por dia. Caso você não beba muita água, inclua sucos naturais ou chás na sua dieta.

A alimentação correta é importante para manter o corpo saudável durante o inverno. Por isso, preparamos um post especial com os alimentos essenciais para a saúde no inverno.

6. Acessórios para proteger sua pele

Cuidados Pele Acessórios

Os acessórios certos, sejam os femininos ou masculinos, além de protegerem a camada externa do corpo, são essenciais para as pessoas que possuem alergia ao frio. As zonas mais afetadas, nesses casos, costumam ser as mãos, pés, nariz e orelhas. Desta forma, fica evidente a importância de se proteger as extremidades do corpo no inverno.

Garantir a proteção certa para as extremidades do corpo, também auxiliará a manter todo o seu corpo mais aquecido. Esse cuidado é necessário não apenas para evitar alergias, mas também para proteger a pele do ressecamento provocado pelas temperaturas geladas.

Conheça os acessórios que não podem faltar no seu guarda-roupa de inverno ou mala de viagem a destinos frios:

– O mais tradicional e completo é a balaclava, que protege nuca, pescoço e praticamente toda a região da cabeça. Este produto é essencial para viagens a destinos de frio intenso!

– O gorro também não pode faltar nesta lista já que proteger a cabeça é essencial. Para quem prefere tapar somente as orelhas, os protetores de orelha são uma boa opção;

– O cachecol é feito para aquecer pescoço e nuca, além de complementar os looks de inverno com muito charme;

– Claro que proteger a pele das mãos também é necessário. Prefira as luvas desenvolvidas em materiais térmicos, impermeáveis e corta-vento, que oferecerão uma proteção completa para esta parte sensível do seu corpo.

Embora o foco deste post tenha sido orientá-lo(a) sobre os cuidados essenciais com a pele nos dias frios, não esqueça que a pele também pede atenção durante as outras estações do ano. Ah, e se você quiser conferir mais dicas de beleza para o inverno, contamos com um post especial com ótimas sugestões sobre o assunto.

E você, já toma todos os cuidados necessários com a sua pele no inverno? Gostou das dicas deste post? Conte para a gente nos comentários!

Portal de Inverno - 20/05/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top