Destinos brasileiros para viajar em novembro: 8 opções incríveis

13 de outubro de 2021 - Por Portal de Inverno

Sabe aquela sensação de que a cada ano o tempo passa mais depressa e que em um piscar de olhos já estamos, de novo, próximos do mês de novembro? Pois é, mas mesmo nessa situação, nada de pensar que não há mais o que fazer de divertido, combinado? Porque sempre há tempo!

Pensando em te ajudar a aproveitar esse período, trouxemos dicas de destinos incríveis para você viajar em novembro. Isso porque esse mês é uma ótima oportunidade para passeios rápidos, pois há dois feriados nacionais que podem ser bem aproveitados. Além disso, é o período ideal para lugares de média temporada, possibilitando mais economia, já que é possível evitar os preços elevados da alta temporada das férias e das festas de final de ano.

Apesar do mês de novembro já marcar temperaturas mais altas em várias regiões do Brasil, para quem é apaixonado pelo inverno, há alternativas para curtir momentos em cidades com temperaturas amenas. Se você quer sair da rotina e relaxar em um final de semana prolongado, confira a lista com 8 opções que preparamos com todo carinho.

GRAMADO (RS)

Igreja ponto turístico de Gramado

Um dos principais destinos turísticos brasileiros, Gramado é uma boa escolha para visitar durante todo o ano, porque sempre conta com alguma atração ou novidade para desfrutar, seja cultural, gastronômica ou de entretenimento. São diversas opções de roteiros para todas as idades, possibilitando uma viagem com toda a família, como também com amigos, em casal ou sozinho mesmo. Durante o mês, a cidade da serra gaúcha registra temperaturas amenas, ideal para quem prefere fugir do verão.

NOVA PETRÓPOLIS (RS)

Foto: Sabrina Schuster

Considerada o jardim da serra gaúcha, Nova Petrópolis conta com atrativos de sobra e belezas naturais encantadoras. Predominam as culturas alemã e italiana, que se refletem na arquitetura, gastronomia e pontos turísticos. As praças floridas dão um charme a mais para a cidade.

Além disso, há atrações focadas em turismo rural e ao ar livre, como o Morro Malakoff e o Ninho das Águias, como também é possível realizar voo de parapente ou asa delta. São opções incríveis para todos os gostos. Aproveite também para conhecer outras cidades da região, como Bento Gonçalves, Canela e Garibaldi.

URUBICI (SC)

Localizada na serra catarinense, Urubici é conhecida pelas suas belezas naturais, como cachoeiras, cânions e serra, sendo o destino ideal para quem gosta de aventura e passeios ao ar livre. Os atrativos podem ser visitados em qualquer época do ano. Mesmo fora do período frio do inverno, a cidade registra temperaturas amenas, principalmente à noite, ou seja, é o destino ideal para quem ama se agasalhar.

Entre as principais atrações turísticas, estão o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Cascata Véu de Noiva e muito mais.

URUPEMA (SC)

Morro das Torres Urupema

Urupema é mais uma cidade encantadora da serra catarinense. O município ganhou notoriedade nos últimos anos pelo frio intenso, registrando as temperaturas mais baixas do Brasil durante o inverno.

Para quem busca aproveitar a calmaria em meio à natureza, com vivências no interior, há opções de pousadas e hotéis fazenda para hospedagem. Na cidade, há um estabelecimento pioneiro em turismo rural na região, a Fazenda do Barreiro, com mais de 200 anos de história, além de ter a cascata que congela no frio, localizada no Morro das Torres.

CURITIBA (PR)

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Conhecida pela excelente qualidade de vida, Curitiba é considerada uma cidade multicultural. Lá é possível encontrar inúmeros atrativos turísticos, como Centro Histórico, museus, parques, bares, restaurantes, e outros espaços de lazer e entretenimento.

Com o clima quase sempre com chuva, durante o mês de novembro, as temperaturas ficam amenas na capital paranaense, mas é importante acompanhar a previsão do tempo, porque já ocorreram registros de temperaturas mais quentes nessa época.

MONTE VERDE (MG)

Monte Verde

Novembro é um ótimo mês para conhecer Monte Verde, localizada na serra da Mantiqueira em Minas Gerais. O distrito fica na cidade de Camanducaia e atrai viajantes que procuram atrações ao ar livre, gastronomia de qualidade e pousadas que são um charme a parte, além de aventuras em trilhas e montanhas.

Esse período é considerado de baixa temporada e registra a média de 18ºC, ou seja, o clima é excelente para os turistas aventureiros, além para quem busca entrar em contato com a natureza e curtir belas paisagens.

DOMINGOS MARTINS (ES)

Pedra Azul Domingos Martins

A região serrana do Espírito Santo é repleta de atrações, como a cidade de Domingos Martins. O pequeno município preserva a cultura europeia dos imigrantes alemães e italianos através das festas folclóricas, gastronomia e estrutura arquitetônica.

Uma das indicações é o distrito de Pedra Azul, que possui bons restaurantes e passeios. A área, ainda, foi transformada em parque estadual, contando com cachoeiras, trilhas e piscinas naturais.

Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 14 °C a 29 °C, ou seja, com dias mais quentes e noites com temperaturas amenas. Na hora de se organizar, não esqueça de acompanhar a previsão para escolher as peças mais adequadas para levar na viagem.

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP)

Cachoeira em Santo Antônio do Pinhal

Próxima de Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, tem ares de interior e é uma ótima opção para quem procura tranquilidade para relaxar. O município conta com pousadas, ateliês de produção de cerâmica, de móveis de design, além de existirem belas paisagens, como o Pico Agudo e a Cachoeira do Lajeado.

Nos feriados, as pousadas costumam ser mais procuradas, resultando em um preço maior. Mas, no restante do ano, as diárias ficam mais baratas e é possível curtir as temperaturas amenas.

VIAGENS PARA O EXTERIOR
Uma saudade que está chegando ao fim! Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, alguns países começaram a liberar a entrada de turistas brasileiros, dando ânimo tanto ao setor quanto aos viajantes que estavam ansiosos pelo retorno.

Então, aproveite para começar a planejar sua viagem para o exterior. Aqui no Portal de Inverno você encontra posts sobre a reabertura de alguns países para turistas brasileiros, além de dicas de roteiros e do que usar durante o inverno no Hemisfério Norte.

Compartilhe conosco qual será seu próximo destino aqui nos comentários. Continue nos acompanhando também pelas redes sociais @portaldeinverno. Até a próxima!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top