Viagem Segura

Dicas essenciais para uma viagem de inverno segura

Muitos turistas costumam planejar todos os detalhes do roteiro da viagem. Mas, quantas pessoas realmente se preparam para eventuais problemas que possam surgir durante este período? Sim, nós compreendemos que esta pode não ser a melhor parte da organização da sua viagem, mas é essencial para que você evite alguns sustos e estresses desnecessários. Você terá uma viagem de inverno segura, muito mais tranquila e descomplicada se seguir as dicas que preparamos neste post!

Dinheiro e Cartão de Crédito

Avise o seu banco e empresas de cartões de crédito para ter certeza que o seu cartão internacional estará funcionando no seu destino. Embora o recomendado seja levar algum montante da moeda local na sua carteira e em outros espaços da mala, é preciso estar com o seu cartão disponível para pagamentos de quantias maiores em estabelecimentos e, até mesmo, emergências.

Se tiver mais de um cartão de crédito, mantenha-os armazenados em diferentes locais da sua bagagem, preferencialmente uma parte em uma bagagem que será despachada e a outra parte na bagagem que ficará com você. Isso garantirá que você terá algum recurso financeiro caso venha a perder algum deles durante a sua viagem! Afinal, quando o assunto é dinheiro é sempre bom ter um plano B, não é?

Ah, e em casos de furto ou perda do seu cartão, não deixe de comunicar imediatamente o seu banco para que o cancelamento seja realizado o mais breve possível.

Documentos

Documentos Viagem Segura

Todo viajante sabe o quanto é preciso tomar cuidados com estes itens, especialmente com o passaporte se estiver em solo internacional.  O ideal é que o documento seja mantido seguro durante toda a viagem! Ao chegar no seu destino, se possível, utilize cópias físicas e digitais do documento e deixe o original em um local seguro do hotel. Em caso de perda do documento, estas cópias também facilitarão o processo de emissão de um novo documento.

Notícias Locais

É importante estar atento(a) às notícias do local que visitará. Fique alerta para possíveis rebeliões ou greves no país, assim como possíveis desastres naturais ou epidemias. Dependendo da gravidade da situação, procure cancelar ou reagendar sua viagem para garantir sua segurança. Nestes momentos, informação nunca é demais!

Bagagens

Nós sabemos que extravios podem ocorrer, especialmente com as bagagens despachadas em voos. Nestes casos, normalmente após alguns dias a companhia aérea acaba encontrando a bagagem e entrando em contato com o proprietário. Mas, de qualquer forma, é preciso que você esteja preparado(a) para estes casos, já que este processo pode ser demorado e é necessário garantir o mínimo para sobreviver enquanto a companhia aérea não concluir a busca.

Pensando nisso, já mencionamos o quanto é importante separar seu dinheiro entre bagagem de mão e a bagagem despachada. Mas, alguns dos seus pertences, como itens de higiene pessoal e alguns calçados, roupas e acessórios, também deve ser incluídos na sua bagagem de mão. Isso se torna ainda mais essencial em viagens de inverno! Afinal, estar com uma quantidade suficiente de vestuário e calçados é essencial para o seu aquecimento e conforto térmico.  

Redes Sociais

Nós entendemos que você pode estar ansioso para mostrar aos seus amigos todos os detalhes da sua viagem, mas sugerimos que você não informe em tempo real que está fora de casa. Para evitar que todos fiquem sabendo que sua casa está desocupada e evitar possíveis furtos, o ideal é que você publique as imagens após o seu retorno!

Vacinas

Especialmente em viagens para lugares exóticos, é importante realizar pesquisas para identificar quais vacinas são realmente necessárias. Algumas delas podem levar semanas ou até mesmo meses para surtirem os efeitos necessários, especialmente se tiverem uma sequência de aplicações que devem ser seguidas. Inslusive, alguns países não permitem que o turista entre no país sem o certificado das vacinas exigidas no local.

Alimentação

Todos sabemos que esta é uma das melhores partes das viagens. Apreciar a culinária local é, inclusive, o objetivo de muitos viajantes. O ideal é que se tenha cuidado com comidas muito exóticas e diferentes da alimentação habitual, prefira estabelecimentos confiáveis e questione quais os ingredientes das refeições. Este item é especialmente importante para aqueles que sofrem com alergias a determinados alimentos. Fique atento também à água que é servida no local, muitas vezes é preferível optar pela água mineral a correr algum risco de ingerir água contaminada.

Seguro de Viagem
 
O seguro para viagens é um plano de saúde que pode ser usado temporariamente de acordo com o perído contratado, assim como uma garantia de indenização para alguns tipos de emergências e acidentes. Este é um dos primeiros pontos que devem ser observados ao iniciar a organização da sua viagem, especialmente se você estiver planejando visitar um destino internacional. 

Para contratar um seguro, é possível buscar por empresas especializadas, no seu banco, companhia áerea e até mesmo em agências de turismo. Inicialmente, entre em contato com a sua seguradora com antecedência para verificar todas as regras e políticas do seguro, assim como tempo de cobertura. Lembrando que atrasos, reagendamentos de voos e demais imprevistos podem acontecer, é importante que você contrate o seguro para um período um pouco maior se comparado às datas programadas para viagem.

É importante que você saiba que existem vários tipos de pacotes, de um plano básico até um mais completo, e eles variam de acordo com o seu destino e características da viagem. Por exemplo, caso esteja planejando realizar algumas atividades especiais e que envolvam alto risco, como esportes mais aventureiros, é importante que você analise se estão incluídos no seu plano.

Além de auxiliar com situações médicas e de saúde, o seguro de viagem também pode auxiliar com outras situações, como o cancelamento ou reagendamento da viagem em algumas situações emergenciais. Em casos de perda ou furto de bagagem, também é possível conseguir o reembolso dos itens da sua mala. Há também alguns seguros especiais para proteção de equipamentos eletrônicos, como celular, notebook, tablet, etc.

Para evitar contratempos, é importante ter sempre em mãos o contrato do seguro e deixar os contatos da sua seguradora com companheiros de viagem e pessoas que tenham permanecido no Brasil. 

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização de uma viagem de inverno segura! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para suas viagens? Entre em contato conosco através dos comentários!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo