Rinite

Dicas para evitar a rinite no inverno

O inverno é um grande vilão para quem sofre com rinite, um mal que atinge pessoas de todas as faixas etárias no mundo todo. O problema pode ocorrer durante o ano todo, mas no frio há um aumento considerável.

Nessa época do ano os dias são mais secos, o que aumenta o índice de poluição e, por sua vez, as irritações no nariz. Para ajudar, as temperaturas baixas fazem com que as pessoas mantenham os ambientes fechados, o que proporciona o aumento de ácaros que desencadeiam as alergias.

Mas como evitar a rinite no inverno? Anote algumas dicas para evitar a rinite, que é uma das doenças de inverno mais comuns da estação das baixas temperaturas. 

Atitudes que podem ajudar a evitar a rinite
 
Rinite como Evitar

Só quem sofre com os terríveis ataques alérgicos, como os da rinite, sabe o quanto isso pode ser incômodo. Embora a rinite alérgica ataque o ano todo, no inverno elas surgem com mais frequência.

A boa notícia é que existem formas de evitá-la e que vão além de retirar cortinas, tapetes e pelúcias dentro de casa. Veja aqui quais são!

1. Lave as roupas de frio

Guardadas desde o último inverno, blusas, casacos e as roupas de cama, como cobertores e edredons, estão cheio de fungos e ácaros. Por isso, antes de usá-los, é preciso lavar e, de preferência, deixar secar no sol.

2. Mantenha as janelas abertas

Você não precisa deixá-las abertas o dia todo, mas por um período sim. A circulação do ar é fundamental para evitar crises de rinite.

3. Hidrate-se!

Os dias do inverno são secos e, por isso, é essencial tomar bastante água para hidratar o seu corpo. Além disso, é fundamental que as as pessoas que sofrem com rinite alérgica lavem o nariz com soro fisiológico para hidratá-lo.

4. Alimentação adequada

Suprir o corpo com nutrientes é muito importante para evitar diversas doenças, inclusive alergias. Existem alimentos que podem ajudar a combater a rinite, entre eles: cebola, alho, brócolis, salsa (salsinha), couve, frutas cítricas, entre outros. Ambos oferecem nutrientes e agentes antioxidantes que contribuem para a defesa do sistema imunológico.

5. Fuja da poluição

O clima está frio, o ar mais seco e poluído, com certeza as vias respiratórias serão sobrecarregadas tentando melhorar a qualidade do ar para os pulmões. Com isso, os sintomas de alergias aumentam, causando os quadros de rinites. Por mais que não tenhamos controle da poluição do ar, principalmente nas grandes cidades, ainda assim é possível tentar evitar os ambientes mais maléficos ao sistema respiratório.

6. Use umidificadores com moderação

Umidificadores são bastante usados quando o clima está seco, porém, o mau uso pode provocar mofo dentro de casa. O ideal é optar pela velha e conhecida bacia com água para obter o efeito esperado. Cuidado com as crianças pequenas!

7. Limpeza do ambiente

Esqueça o uso de vassouras e aspirador de pó, ambos não retiram totalmente a poeira. Sem contar que, no caso da vassoura, a poeira se espalha ainda mais pelo ar. O ideal, principalmente em casa de alérgicos, é usar o pano úmido. Ele permite que a poeira grude, sem que seja espalhada!

Então, gostou das dicas para se livrar da rinite no inverno? Não se esqueça de colocá-las em prática!

Por: Andréia Silveira, contribui com o site PlanodeSaúde.net

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

1 comentário de “Dicas para evitar a rinite no inverno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo