Sumário
Muitos brasileiros deixam o país para visitar destinos onde a neve é uma atração todos os anos, seja no hemisfério norte ou mais ao sul, em nossos vizinhos chilenos e argentinos. Alguns desses viajantes saem do país em busca da oportunidade de praticar esportes de inverno: esqui, snowboard, patinação no gelo e até alguns mais exóticos, como o hóquei e o bobs lead.
Embora mais experimentados, atletas brasileiros estão em geral pouco acostumados a enfrentar baixas temperaturas e o efeito da neve no desempenho de seu corpo. O frio extremo causa paralisia, queimaduras, câimbras constantes e outras lesões. Por isso, antes de planejar sua viagem radical, é bom contar com boas opções de roupa e acessórios para aventurar-se.
O básico
Em primeiro lugar, você precisa de uma boa roupa térmica, com camadas que o protejam, mas também permitam uma boa transpiração. Para o esportista, o segredo de um bom desempenho na neve ou no gelo começa na escolha de uma boa segunda pele térmica – atletas precisam de ótima proteção contra o frio, mas também de roupas leves e que permitam boa mobilidade.
A blusa segunda pele, ou base layer, é uma peça fundamental para o guarda-roupa de quem pratica esportes de aventura. Isso porque a peça é utilizada como primeira camada, mais colada ao corpo, isolando o calor para mantê-lo aquecido. É importante que essa roupa seja transpirável, para que o suor seja evaporado, mantendo a roupa seca.
Ainda, as blusas que contam com alta tecnologia se destacam pela capacidade de proteção solar fator 50 (UV + 50) e têm ação antibacteriana, evitando a formação de odores durante o uso. Também não cria bolinhas durante as lavagens, porque possui sistema anti-pilling.
Em determinados casos, é comum o uso de mais de uma segunda pele para exposição mais prolongada aos efeitos do frio, especialmente entre praticantes de esqui e snowboard em encostas e montanhas mais íngremes e elevadas.
As meias térmicas irão permitir que o atleta consiga firmeza nos pés, para dar impulso aos esquis e equilibrar-se sobre eles, além de protegerem contra o frio, vento e umidade. As luvas térmicas fabricadas com tecidos de alta tecnologia e qualidade também vão proteger as mãos, auxiliando no conforto térmico.
Já com a balaclava, o esportista poderá proteger a cabeça, rosto e pescoço do frio extremo devido ao seu formato, não sendo necessário o uso de outros acessórios nesta região. Essa peça é ideal para ser usada na prática de esportes radicais na neve ou em lugares que tenham ventos fortes.
Tecidos especiais
Roupas para a prática de esportes de inverno geralmente são produzidas em tecidos que forneçam excelente isolamento térmico e camadas relativamente finas e leves, que não restrinjam a movimentação do atleta. Para isso, os chamados fleeces foram desenvolvidos.
Produzido com fibras de poliéster, o fleece é utilizado normalmente como peça intermediária, ficando entre a segunda pele e abaixo da jaqueta ou outro casaco mais pesado. É comum esse material ser usado por praticantes de esportes ao ar livre, principalmente as realizadas no frio.
A escolha se deve pela principal função do fleece: manter o corpo aquecido, ou seja, o material é utilizado como isolante térmico poderoso em camadas pouco espessas. Dessa forma, o fleece possui um excelente nível de transpiração, não permitindo o acúmulo excessivo de umidade pelo corpo do atleta.
Na Fiero você encontra uma linha completa de agasalhos, blusas e calças em thermo fleece pronta para atender aos praticantes de esportes de inverno.
Como se vestir?
Mas se você é um marinheiro de primeira viagem na prática de esportes radicais na neve, precisa de algumas dicas na hora de se vestir. A Fiero possui uma linha completa em roupas para a neve, e anos de experiência no assunto, então aqui vão algumas sugestões:
1. Dobre a quantidade de roupas para a viagem
Sempre dobre a quantidade de roupas que você pretende levar para esse tipo de viagem. Atletas e praticantes de esportes transpiram muito e roupas precisam ser lavadas com frequência. Além disso, não descarte a possibilidade de pequenos acidentes que possam levar a rasgos, furos ou danificar acessórios e peças em uso na hora de praticar o esporte.
2. Invista em acessórios para se manter aquecido
Dê atenção especial às extremidades – meias térmicas, luvas com bom isolamento mas liberdade de movimento, balaclavas para proteger boca e nariz dos efeitos do frio e um óculos que permita boa visibilidade mas proteção contra o excesso de iluminação na neve.
3. Escolha roupas com tecidos sintéticos
Prefira tecidos sintéticos adequados para a prática de esportes, com bom isolamento térmico, porém leveza em sua constituição. O atleta precisa manter seu corpo mais aquecido do que o viajante normal, para evitar câimbras e lesões, mas também precisa ter mais liberdade de movimentação.