Esquiar na neve: dicas e onde praticar o esporte

27 de janeiro de 2022 - Por Portal de Inverno

A América do Sul é abençoada pela diversidade de sua paisagem natural. De florestas tropicais a desertos, de praias paradisíacas a picos nevados, é extremamente recompensador viajar pelo nosso próprio continente. Agora, quando o assunto é lugares para esquiar na neve perto do Brasil, saiba que a América do Sul não deixa nada devendo às melhores estações europeias.

A temporada acontece durante o inverno, obviamente, porém há algumas dicas para quem quer economizar na viagem. Se você optar por viajar entre meados de junho até o comecinho de julho e entre o final de agosto até o meio de setembro, você irá pegar baixíssima temporada. Isso garante preços razoáveis e estações pouco lotadas de viajantes. Já do início de julho até metade do mês e do final de julho até o meio de agosto, os preços sobem um pouco, mas você ainda assim escapa da altíssima temporada. Já no meio de julho, ápice do inverno no Hemisfério Sul, não tem jeito: é preciso abrir a carteira sem dó para conseguir se hospedar em uma estação de esqui. Mas anime-se: você irá encontrar a melhor neve possível para esquiar!

Hospedar-se em uma estação de esqui é também se encontrar com a nata dos turistas latino-americanos. Por isso, você não vai querer fazer feio com as roupas, não é mesmo? Confira a coleção de botas de inverno da Fiero e prepare-se para exibi-las, enquanto estica as pernas e curte um chocolate quente em frente à lareira.

Ah! E se entre tantas opções você não sabe ainda que destino escolher, confira a lista que preparamos com 12 lugares para esquiar na neve perto do Brasil:

ARGENTINA

1 – Bariloche

Também conhecida como “Brasileiroche”, Bariloche é provavelmente o segundo destino mais visitado por brasileiros na Argentina, depois de Buenos Aires. O Cerro Catedral é uma pista clássica e ainda possui vistas maravilhosas do lago Nahuel Huapi.

Como e quando curtir neve Bariloche

2 – Las Leñas

Las Leñas é outra das principais estações de esqui da América do Sul. São 29 pistas distribuídas em quase 20 mil hectares. Como fica próxima à cidade de Mendoza, é uma boa oportunidade para os viciados em adrenalina aproveitarem para escalar o Aconcágua, o pico mais alto das Américas.

Las Lenas neve

3 – Villa Angostura

Villa Angostura sofreu bastante com a erupção do vulcão Puyehue em 2011. Felizmente, a pequena cidade da Região dos Lagos se recuperou. O Cerro Bayo, uma estação de 1978 com 20 pistas de diferentes níveis de dificuldade, é a melhor pedida da região.

Cerro Bayo Villa la Angostura neve

4 – Chapelco

Vizinha à Bariloche – e menos lotada -, diga-se de passagem, Chapelco tem quase 2 mil metros de altura e conta com 22 pistas para conveniência dos esquiadores. É um destino indicado tanto para amadores quanto profissionais.

5 – San Martín de los Andes

San Martín de los Andes fica cercada por paisagens incríveis, como lagos glaciais, picos nevados da Cordilheira dos Andes. Esse é um pequeno vilarejo da Patagônia que atrai turistas que desejam ter experiências no inverno.

San Martin de los Andes Chapelco

6 – Cerro Castor

A cada nova temporada, Cerro Castor atrai mais turistas e praticantes de esportes de neve. Localizada a 26 km do centro de Ushuaia, a estação conta com 31 pistas para todos os níveis, desde iniciantes até avançados em práticas na neve. Normalmente, as atividades começam em junho e encerram em outubro.

Cerro Castor

CHILE

1 – Portillo

Portillo, uma das estações de esqui mais procuradas do Chile, possui 18 pistas para esqui e um luxuoso hotel estilo resort onde os visitantes podem tomar um chocolate quente após um dia todo brincando na neve.

Portillo Chile neve

2 – Valle Nevado

Valle Nevado é a menina dos olhos dos chilenos. Fica localizado a apenas 60 km da capital, Santiago. São 34 pistas que chegam a quase 5 mil metros de altura e caminhos não-demarcados onde profissionais podem testar sua habilidade no esqui.

Valle Nevado

3 – Termas de Chillan

Uma das mais chiques estações de esqui da América do Sul, Termas de Chillan conta com duas atrações exclusivas: a maior pista de esqui da América do Sul – são 13 km de extensão – e piscinas de águas termais, que se tornam um apelo extra ao viajante que passou o dia todo exposto ao frio.

Chillan Chile neve

4 – Corralco

Uma das mais novas estações de esqui do Chile, Corralco conta com 25 pistas localizadas na encosta do vulcão Lonquimay. São quase 500 hectares de espaço e poucos turistas, o que te dá a sensação única de se sentir sozinho com a natureza selvagem.

Corralco neve

5 – El Colorado

Situado a 36 km de distância de Santiago, o centro de esqui El Colorado tem altura mínima de 2.560 metros sobre o nível do mar. Hoje, conta com 112 pistas e uma superfície esquiável de 1.100 hectares, sendo considerado um dos melhores centros da América do Sul.

Neve El Colorado Chile

6 – Pucon

Pucon é uma cidade em torno do vulcão Villarrica, que recebe turistas não apenas nos centros de esqui, mas também em estações termais e passeios de barco na região. Caso queira ter a experiência de ver um vulcão ao fundo todo branquinho e as casas com chaminés, você precisa visitar Pucon no inverno.Pucon neve ChileCURIOSIDADE: Você sabia que a Bolívia já teve uma das mais altas estações de esqui do mundo? Chacaltaya, que ultrapassa os 5 mil metros de altura, ainda tem neve. No entanto, não é o tipo de neve boa para esquiar. Os bolivianos culpam o aquecimento global. Apesar disso, um passeio até o cume da montanha rende belas fotos panorâmicas.O que achou das dicas de destinos para esquiar na neve perto do Brasil? Independente do lugar, vá de Fiero! E não esqueça, no Portal de Inverno você confere mais posts sobre a estação mais fria do ano e esportes na neve

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top