Noções Básicas para Esquiadores de Primeira Viagem

5 de fevereiro de 2016 - Por Portal de Inverno

Há quem prefira futebol ou outros esportes mais tradicionais, mas quem costuma esquiar ou já esquiou alguma  vez na vida sabe que poucos esportes são tão divertidos e aventureiros quanto este. Por isso, muitos esquiadores, alguns profissionais e outros nem tanto, buscam pelos melhores destinos de neve durante o ano inteiro, seja no período de frio do hemisfério norte, seja nos destinos de neve do hemisfério sul. Você curte o esporte mas é iniciante ou nunca praticou na vida? A gente te dá uma ajudinha! Claro, como todo esporte, o mais importante é a prática, mas neste post selecionamos algumas dicas e noções básicas para você já ir se preparando e estudando durante a sua viagem!

Instrutores 

Instrutores Esqui

Antes de chegar no seu destino é importante que você saiba que muitos resorts oferecem instrutores para esquiadores que não possuem muita técnica ou desejam aprimorá-la. Mas não deixe para agendar suas aulas apenas quando chegar, o ideal é reservar com algumas semanas de antecedência já que elas costumam ser muito procuradas! 

Encontrando a Pista Ideal 

Outra boa notícia é que a maioria dos resorts oferece vários níveis de pistas, para esquiadores nível expert a iniciantes. Por isso, é importante que você saiba identificá-las:

No hemisfério norte, um círculo verde é sinalizado para pistas mais fáceis, um quadro azul indica o nível intermediário, já o diamante preto uma pista mais difícil e, as pistas com diamante preto duplo ou com exclamação, podem ser aproveitadas apenas por profissionais ou praticantes que já dominem bastante o esporte. Assim como regras de trânsito, procure respeitar estas informações e utilizar a pista mais adequada de acordo com seu nível, isso significa mais segurança para você e para as outras pessoas que estiverem utilizando a pista.  Para não se perder e encontrar sua pista com facilidade, leve um mapa da montanha! Ele também tem outras informações que podem auxiliá-lo bastante durante o seu passeio, especialmente se você ainda não conhece muito bem o local que está visitando.

O que vestir 

Importante também é saber se vestir para esta ocasião. Já que você estará praticando um esporte e se movimentando bastante, o ideal é não vestir roupas muito pesadas ou várias peças, mas procurar por roupas mais ‘inteligentes’, com tecnologia para garantir o aquecimento e equilíbrio térmico ideal para o seu corpo. Assim, você estará protegido, mas de uma maneira leve para poder aproveitar o esporte de uma maneira mais saudável, prazerosa e menos cansativa. Quer começar a prepara sua bagagem? Clique aqui! Ou gostaria de mais dicas sobre este assunto? Clique aqui!

Equipamentos 

Equipamentos Esqui

Depois de selecionar o que vestir e qual a pista ideal para você, é preciso que você conheça o equipamento básico para praticar o esporte, que geralmente estão disponíveis tanto para compra quanto para aluguel nos centros de esqui.

1) Óculos: Ou Goggles, são óculos fechados e com elástico para a proteção da sua visão e para bloquear o reflexo da luz solar.

2) Capacete: Assim como qualquer outro esporte de velocidade e adrenalina, é utilizado no esqui como um item essencial para a segurança do praticante.

3) “Tábuas” de Ski: Existem esquis para todos os gostos e níveis de experiência, assim como para todas as condições. Encontre o mais adequando para você!

4) Botas: Não estamos falando sobre qualquer tipo de bota, mas botas com ajuste e formato especial para serem adaptadas às fixações do esqui. Devem estar bem fixas ao pé, preferencialmente deixando os dedos imóveis mas sem apertá-los.

5) Bastões: A principal função deles é auxiliá-los em curvas e devem estar adequados à sua idade, estatura, peso e nível de experiência no esporte.

Cuidados

Quando você começar a praticar é importante que saiba que, embora você deva fazer o seu melhor para ficar de pé, não é preciso ter medo de cair! Todos os iniciantes costumam cair nas primeiras vezes em que esquia e mesmo os mais experientes continuam a cair de vez em quando. Como as quedas são praticamente inevitáveis, procure aprender a cair. Isso mesmo! Pode parecer engraçado, mas se você procurar cair em uma posição lateral e de forma suave, como na imagem abaixo, os riscos de você sofrer alguma contratura são bem menores.

Lembre-se que você não está em um ambiente quente, mas é importante beber um pouco de água pelo menos a cada uma ou duas horas, mesmo que você não esteja com sede. Afinal, você está praticando uma atividade física e a desidratação do seu corpo acontece mesmo que você não perceba. Outra dica de segurança é carregar seus esquis utilizando luvas, já que eles podem ter pontos ásperos e afiados.

Quando começar a esquiar, procure manter distância dos demais esquiadores ao seu lado ou à sua frente, especialmente estes já que eles sempre têm a preferência. Embora existam muitas outras regras no ‘trânsito’ das pistas de esqui, esta é uma das mais importantes e, por isso, essencial que você saiba e respeite já que certamente assim evitará muito acidentes. Outra regrinha super importante é parar apenas em lugares onde os demais esquiadores possam enxergá-lo, sendo que o mais indicados são os topos das montanhas, no início das pistas. E se achar que algo está errado ou que você não está muito bem, peça ajuda à patrulha do esqui. A exemplo dos salvas vidas nas praias, eles podem auxiliá-lo e socorre-lo sempre que necessário.

Esquiando 

Pista Ideal Esqui

Para colocar seus esquis, encontre uma área de neve plana e coloque-os apontando para a mesma direção e separados aproximadamente 30 cm um do outro. Lembre-se que geralmente os esquis recebem a marcação “R” para pé direito e “L” para o pé esquerdo! Ao iniciar os movimentos, segure os bastões e procure fixá-los, em seguida deslize os pés para frente e para trás para verificar se o seu equipamento está fixo o suficiente. Mantenha os esquis paralelos, buscando movimentar o corpo para frente e utilizando os bastões como apoio. Procure lembrar que quando em movimento os bastões ficam ao lado do corpo e são utilizados principalmente para marcar o ritmo das curvas, mas também servem como apoio, auxílio na redução de velocidade e equilíbrio, assim como encaixe e desencaixe das botas no esqui. 

Manter a postura é essencial para que você consiga realizar os movimentos que o esqui exige. Os joelhos devem estar levemente dobrados, mas evite se inclinar muito para frente ou para trás, caso contrário poderá perder o seu equilíbrio. Para parar, junte as pontas dos esquis empurrando os calcanhares para fora, mas jamais sobreponha as pontas deles!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top