Esportes e atividades de inverno para manter o corpo aquecido

13 de agosto de 2021 - Por Portal de Inverno

No ano de 2021, o período de inverno no Brasil foi marcado pela passagem de uma grande massa de ar frio, deixando as temperaturas mais baixas, até mesmo negativas, principalmente na região Sul. Com isso, muitas pessoas tiveram dificuldades em manter a frequência das atividades físicas, e isso gerou dúvidas como: o que fazer no inverno para manter o corpo aquecido?

A resposta para essa pergunta é simples e trouxemos aqui neste post! Para as pessoas que pretendem praticar exercícios físicos durante a estação mais fria do ano, em meio à rotina e ao frio, é possível realizar exercícios em casa e ao ar livre. Além de contribuir com o aquecimento do corpo, é uma ótima forma de melhorar a saúde, com aumento da imunidade, como também o humor e a disposição para o dia a dia.

No entanto, para garantir toda a proteção e conforto necessários, é necessário estar devidamente agasalhado com roupas térmicas feitas para enfrentar as temperaturas mais amenas, sem esquecer dos cuidados para evitar acidentes e lesões. Por isso, separamos algumas dicas de atividades de inverno que podem ser feitas para espantar a preguiça e se colocar em movimento.

1. Slackline

slackline
Se você gosta de esportes radicais, o slackline pode ser a escolha ideal. Aproveite os dias de sol também no inverno e pratique a atividade que requer equilíbrio do corpo e da mente, concentração e resistência física. A sustentação da fita pode ser amarrada em qualquer lugar que tenha árvores.

2. Caminhada e corrida

Caminhada e corrida
Sempre é hora de calçar os tênis e aproveitar as pistas de corrida, praças e outros locais abertos para caminhada ou corrida. Esses exercícios podem ser feitos também em grupo, como forma de incentivo para sair de casa. Além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade do sono, os esportes ajudam a diminuir a ansiedade.

3. Treino funcional

abdominal

Seja em locais fechados ou em ambientes ao ar livre, as práticas de polichinelos, abdominais, agachamentos, pular corda e apoios podem ser realizadas, beneficiando o metabolismo, força, equilíbrio e agilidade. Para o treino funcional, é preciso prestar atenção na postura e respiração na execução, evitando possíveis lesões.

4. Pedalada


Considerado um meio de transporte sustentável, a bicicleta pode ser uma aliada na hora do melhoramento físico e bem-estar. Dentre os benefícios, estão a coordenação motora e fortalecimento dos músculos. Por ser uma atividade de baixo impacto, pedalar também pode ser benéfico para recuperação de lesões ósseas e artrite e não prejudicar articulações.

Vale destacar que se você pretende iniciar ou voltar a praticar atividades físicas, é importante buscar profissionais capacitados para atender seus objetivos.

E lembre-se: faça calor ou faça frio, beba bastante água para hidratação, se proteja contra o sol e cuide da alimentação para evitar quedas glicêmicas.

Para quem quer praticar esportes de inverno na neve

Já aos turistas que desejam aproveitar a estação gelada para realizar passeios e ter momentos de lazer em países que nevam, como Argentina e Chile, na América do Sul, existem alguns esportes de inverno divertidos, capazes de aquecer o corpo!

Por isso, confira a lista com dicas de esportes para praticar na neve com a família e amigos, deixando sua viagem ainda mais especial.

5. Snowmobile


Já imaginou pilotar na neve? É possível com o snowmobile, veículo misto entre motocicleta e carro. Possui tração traseira por esteira com cravas para melhor estabilidade e pás na parte dianteira, ótimo para realizar passeios com a família e amigos.

6. Esqui

esqui

Esporte popular e um dos mais queridos em países de clima frio, o esqui pode ser praticado pelos visitantes de diversas faixas etárias. A prática exige resistência e equilíbrio, contando com diversas modalidades, como cross country e esqui de salto, por exemplo.

7. Snowboard


O snowboard é um dos esportes de inverno mais conhecidos, direcionado para quem curte uma prancha ou deseja ter essa experiência. Também realizada em centros de esqui, a atividade radical requer um pouco mais de habilidade e coordenação motora do que o esqui, por não possuir apoios.

8. Snow tubing


Considerado um esporte divertido de dar friozinho na barriga, o snow tubing pode ser praticado por qualquer pessoa, porque não requer esforço físico e técnicas: basta sentar numa boia em formato de pneu (tube) e descer uma montanha. Para aproveitar com segurança, a atividade deve acontecer em resorts de esqui que possuem área específica para escorregar na neve, com pista declive.

9.Esquibunda


O passeio de esquibunda pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Nele, adultos e crianças utilizam trenós para deslizar em pistas, curtindo a neve com mais velocidade. Para isso, é necessário usar luvas especiais, pois as mãos serão o freio.

10. Zipline


O zipline, popularmente conhecido como tirolesa, é uma alternativa para os turistas voarem sobre as belas paisagens de inverno, que proporcionam a sensação de liberdade em meio à natureza.

Já deu para conferir que existem esportes de inverno para todos os gostos, não é mesmo? Então, alugue os equipamentos e curta a estação mais fria do ano.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top