Quando o inverno inicia, muitas pessoas têm dificuldades em manter a frequência das atividades físicas. Isso pode gerar dúvidas como: o que fazer no inverno para manter o corpo aquecido?

A resposta para essa pergunta é simples, e trouxemos aqui neste post! Para as pessoas que pretendem praticar exercícios físicos no inverno, em meio à rotina, é possível realizar exercícios em casa e ao ar livre. 

Além de contribuir com o aquecimento do corpo, é uma ótima forma de melhorar a saúde, o humor e a disposição para o dia a dia.

No entanto, para garantir toda a proteção e conforto necessários, é necessário estar devidamente agasalhado com roupas térmicas feitas para enfrentar as temperaturas mais amenas, sem esquecer dos cuidados para evitar acidentes e lesões

Por isso, separamos algumas dicas de atividades de inverno que podem ser feitas para espantar a preguiça e se colocar em movimento.

1. Slackline

Se você gosta de esportes radicais, o slackline pode ser a escolha ideal. 

Aproveite os dias de sol também no inverno e pratique a atividade que requer equilíbrio do corpo e da mente, concentração e resistência física. A sustentação da fita pode ser amarrada em qualquer lugar que tenha árvores.

2. Caminhada e corrida

Sempre é hora de calçar os tênis e aproveitar as pistas de corrida, praças e outros locais abertos para caminhada ou corrida. Esses exercícios podem ser feitos também em grupo, como forma de incentivo para sair de casa. 

Além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade do sono, os esportes ajudam a diminuir a ansiedade.

3. Treino funcional

Seja em locais fechados ou em ambientes ao ar livre, as práticas de polichinelos, abdominais, agachamentos, pular corda e apoios podem ser realizadas, beneficiando o metabolismo, força, equilíbrio e agilidade. 

Para o treino funcional, é preciso prestar atenção na postura e respiração na execução, evitando possíveis lesões.

4. Pedalada

Considerado um meio de transporte sustentável, a bicicleta pode ser uma aliada na hora do melhoramento físico e bem-estar. Dentre os benefícios, estão a coordenação motora e fortalecimento dos músculos. 

Por ser uma atividade de baixo impacto, pedalar também pode ser benéfico para recuperação de lesões ósseas e artrite e não prejudicar articulações.

Vale destacar que, se você pretende iniciar ou voltar a praticar atividades físicas, é importante buscar profissionais capacitados para atender seus objetivos.

E lembre-se: faça calor ou faça frio, beba bastante água para hidratação, se proteja contra o sol e cuide da alimentação para evitar quedas glicêmicas.

Para quem quer praticar esportes de inverno na neve

esqui

Já aos turistas que desejam aproveitar o inverno para realizar passeios e ter momentos de lazer em países que nevam, como Argentina e Chile, existem alguns esportes de inverno divertidos, capazes de aquecer o corpo.

Por isso, confira a lista com dicas de esportes para praticar na neve com a família e amigos, deixando sua viagem ainda mais especial.

1. Snowmobile

Já imaginou pilotar na neve? É possível com o snowmobile, veículo misto entre motocicleta e carro. 

Possui tração traseira por esteira com cravas para melhor estabilidade e pás na parte dianteira, ótimo para realizar passeios com a família e amigos.

2. Esqui

Esporte popular e um dos mais queridos em países de clima frio, o esqui pode ser praticado pelos visitantes de diversas faixas etárias. 

A prática exige resistência e equilíbrio, contando com diversas modalidades, como cross country e esqui de salto, por exemplo.

3. Snowboard

O snowboard é um dos esportes de inverno mais conhecidos, direcionado para quem curte uma prancha ou deseja ter essa experiência. 

Também realizada em centros de esqui, a atividade radical requer um pouco mais de habilidade e coordenação motora do que o esqui, por não possuir apoios.

4. Snow tubing

Considerado um esporte divertido de dar friozinho na barriga, o snow tubing pode ser praticado por qualquer pessoa, porque não requer esforço físico e técnicas: basta sentar numa boia em formato de pneu (tube) e descer uma montanha. 

Para aproveitar com segurança, a atividade deve acontecer em resorts de esqui que possuem área específica para escorregar na neve, com pista declive.

5. Esquibunda

O passeio de esquibunda pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Nele, adultos e crianças utilizam trenós para deslizar em pistas, curtindo a neve com mais velocidade. Para isso, é necessário usar luvas especiais, pois as mãos serão o freio.

6. Zipline

O zipline, popularmente conhecido como tirolesa, é uma alternativa para os turistas voarem sobre as belas paisagens de inverno, que proporcionam a sensação de liberdade em meio à natureza.

Já deu para conferir que existem esportes para todos os gostos, não é mesmo?! 

Gostou de saber mais sobre os esportes e atividades para fazer no inverno? Então continue no Portal de Inverno! Por aqui, você encontra tudo sobre a melhor estação do ano!