Sumário
Em nossa última viagem pela Serra Catarinense, decidimos explorar as belezas naturais de Bom Jardim da Serra, a cidade que marca o início dessa região magnífica no Sul do Brasil.
Com pouco mais de cinco mil habitantes, consideramos que Bom Jardim da Serra é uma verdadeira joia escondida. Conta com atrativos naturais belíssimos para quem deseja ter contato com a natureza, seja para aventuras ou descanso.
Durante nossos 3 dias em Bom Jardim da Serra, aproveitamos para visitar os icônicos cânions da cidade. Um deles foi o Cânion do Funil, onde é possível fazer o passeio pela região através de veículos 4×4, com quadriciclos alugados, a pé e bicicleta.
Saiba mais sobre o Cânion da Ronda
Esse é um dos cânions mais acessíveis da região. Para chegar lá, seguimos uma estrada em direção ao parque eólico, logo no início da descida da Serra do Rio do Rastro, no sentido Bom Jardim – Lauro Müller.
A estrada é relativamente fácil, e a Defender se saiu bem nas condições um pouco mais acidentadas. Quando chegamos, fizemos uma caminhada leve e de nível fácil até chegar na borda dos cânions. O cenário impressionante!
Com uma altura de 1.448 metros, o cânion oferece uma vista de tirar o fôlego. A nossa filha, sempre atenta na viagem, ficou encantada com os paredões rochosos. Seja desbravar o local por caminhada ou com um veículo 4×4, vale muito a pena visitar esse lugar.
Além das belezas naturais, o que chamou bastante nossa atenção foi os ecos do local. Existe um ponto dos Cânions onde é possível escutar 3x o eco do som. Isso ocorre devido ao posicionamento dos paredões, que replicam o som perfeitamente. É muito legal a experiência. Você também pode aproveitar os bancos e espaços para fazer um piquenique, relaxar e curtir o visual do local.
Por ficar situado em um local privado, é necessário fazer pagamento de taxa. Assim, esse valor também contribui com a manutenção do local.
Uma opção para visitar o Cânion da Ronda é elaborar um roteiro com guias turísticos. Nós indicamos a FabyTour, que proporcionou uma grata experiência envolvendo passeios em cânions, cachoeiras, cultura e gastronomia.
Como é o passeio no Cânion da Ronda?
Para se aventurar no Cânion da Ronda, é possível visitar os Mirantes Norte e Sul: o primeiro proporciona uma caminhada tranquila e acessível, localizada na descida da serra. Para acessar o segundo, é preciso passar pela estrada do Parque Eólico.
O Parque Eólico também chama bastante atenção. Seguindo a trilha, podemos ter uma vista panorâmica de toda a região, com as imensas estruturas de captação da energia eólica ao fundo.
É um passeio relativamente curto e que tranquilamente pode fazer parte de um roteiro maior de passeios. Nós ficamos aproximadamente 2 horas no local e foi mais do que o suficiente.
Durante o nosso roteiro, aproveitamos para conhecer a linda Cachoeira Saiki, que fica localizada no rio Púlpito, próximo da propriedade Hélio Guedes, além do Cânion do Trombudo. Mas iremos falar sobre esses atrativos da Serra Catarinense no nosso próximo post.
Nosso passeio no Cânion da Ronda, em Bom Jardim da Serra, foi uma experiência inesquecível! Os cânions, com suas paisagens deslumbrantes e oportunidades de aventura, proporcionaram momentos mágicos para nossa família.
Já visitou os cânions de Bom Jardim da Serra? Compartilhe conosco sua experiência!
Gostou desse conteúdo? Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as nossas aventuras.