Conhecida como a caixa de gelo do hemisfério norte, a Sibéria normalmente registra temperaturas extremamente baixas. No entanto, nos últimos dias, o frio tem surpreendido com temperaturas inferiores a -30°C. 

A Sibéria enfrenta uma onda de frio intensa e prolongada. No dia 10 de janeiro, na comunidade rural de Zhilinda os termômetros despencaram para – 62.1°C, a temperatura mais baixa já registrada neste período na região, de acordo com o site tempo.com. 

Já no último dia 14, Tongulakh registrou -62,4°C, sendo a temperatura mais fria da Terra registrada em 2023, um novo recorde para a cidade e a temperatura mais fria na Rússia desde 2002.

Em Yakutsk, chamada como a cidade mais fria do mundo, os termômetros chegaram a -50°C durante o dia e -62°C durante a noite. O recorde frio em Yakutsk foi em 1890, quando as temperaturas chegaram a -64º C, segundo a Agência Brasil. 

Embora o mês de janeiro seja o mais frio da região, essa onda de frio tem sido mais intensa que o habitual. Por isso, é essencial ter roupas, calçados e acessórios especiais para enfrentar o frio extremo. Se vestir bem e em camadas é a regra! 

Neve e frio atingem Europa

Guia para a Próxima Temporada de Neve na Europa

O inverno realmente chegou na Europa. Países como a França, Croácia, Espanha e Portugal, a neve e as temperaturas negativas chegaram com intensidade. A Itália também está passando por dias com temperaturas abaixo de zero e nevascas. 

A neve era esperada para a época, já que nas últimas semanas o continente europeu registrou temperaturas elevadas. De acordo com pesquisadores, o clima atípico é em consequência dos efeitos do aquecimento global.