Não importa o ano, nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho inicia o inverno no Brasil. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. E por falar em frio, é impossível não citar Curitiba, a capital do Paraná. 

Curitiba oferece, além das temperaturas amenas, organização, beleza e infraestrutura, paisagens incríveis. A cidade tem um clima temperado e sua temperatura média durante os meses de inverno é de 18 °C, mas pode cair para 0 °C nos dias mais frios da estação. A geada ocorre com frequência, mas a neve é um fenômeno raro na cidade.

Por isso, caso queira visitar Curitiba no inverno, você tem tudo para aproveitar todo charme da capital paranaense. Este é um destino perfeito para os viajantes de inverno e reúne atrações para todas as idades. 

O que fazer em Curitiba no inverno?

Geada em Curitiba

Algumas atrações imperdíveis de Curitiba são suas praças e parques, que preservam o verde em meio à vida cotidiana. 

Separamos alguns atrativos que não podem faltar no seu roteiro. São passeios tradicionais que não perdem o charme, aliás, só transmitem ainda mais o clima de inverno com suas belezas. 

1. Jardim Botânico

Para começar nossa lista, precisamos citar uma atração clássica de Curitiba: o Jardim Botânico. Afinal, a sua belíssima estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres atrai muitos turistas durante todo o ano.  

Este é um ótimo lugar para um passeio durante o dia e fazer belas fotos. No local, há jardins ao estilo francês e uma fonte com a réplica da estátua “Amor Materno”, homenagem da colônia polonesa às mães paranaenses.

No Jardim Botânico de Curitiba, você encontra ainda cafeterias e a Galeria das 4 Estações, imperdível! 

2. Museu Oscar Niemeyer

Considerado o maior museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer — também conhecido como Museu do Olho — possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva.

Com exposições permanentes e outras itinerantes, o local é uma ótima opção para quem adora apreciar obras de arte e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Confira a programação do museu aqui

3. Bosque Alemão

Curitiba preserva as memórias dos povos que ajudaram na construção da cidade. Um desses locais é o Bosque Alemão, que encanta pelas suas áreas verdes. 

Este é um ótimo lugar para visitar com a família e amigos. Para quem gosta de realizar caminhadas, há uma trilha que termina na Casa de João e Maria, com típica arquitetura alemã. Além disso, as crianças também podem finalizar o passeio escutando histórias.

4. Ópera de Arame

Um dos cartões postais de Curitiba, a Ópera de Arame fica localizada no Parque das Pedreiras. Com estrutura arquitetônica metálica em meio à área verde, é ainda considerado um importante centro cultural.

Apesar da visita ao seu interior ser gratuita, para assistir shows e espetáculos é necessário adquirir ingressos. 

5. Parque Tanguá 

O Parque Tanguá é um dos locais preferidos de quem visita Curitiba. Este cartão postal conta com muitos atrativos naturais. O passeio vale muito a pena para a sua contemplação. 

O parque se divide em duas: a parte superior, de fácil acesso e mais frequentada pelos turistas; e a parte inferior, com uma enorme área verde que funciona como área de proteção ambiental para o Rio Barigui.

E uma dica: visite o local perto do entardecer, com certeza verá um pôr do sol lindíssimo! 

6. Parque Tingui e Memorial Ucraniano

O Parque Tingui, que recebe este nome em homenagem ao povo indígena, é um encontro de história e cultura. O local é ideal para fazer caminhadas, praticar atividades ou ficar algumas horas curtindo a paisagem. 

No local há o Memorial Ucraniano, onde são realizados eventos culturais e exposições de artesanato e peças de decoração, como pêssankas (ovos pintados à mão em filigranas, especialmente para saudar a Páscoa). 

7. Bosque do Papa João Paulo II – Memorial Polonês

Criado em homenagem ao Papa João Paulo II e também para ser a sede do Memorial da Imigração Polonesa, o bosque abriga uma reserva com mais de 300 araucárias, na área central de Curitiba.

É uma ótima opção de passeio para quem gosta de estar próximo à natureza e à cultura. O parque conta com 7 casas originais, abertas para visitação, que ilustram a arquitetura trazida pelos poloneses. 

Além disso, para quem gosta de roteiros culinários, também há uma casa de chás para quem quiser degustar a culinária típica polonesa.

8. Eventos culturais e gastronômicos

Durante os meses de inverno, Curitiba conta com diversos eventos culturais e gastronômicos. Um deles é o Festival de Inverno de Curitiba. 

Fazem parte do Festival: a Feira Sabores do Pinhão, o Festival de Inverno do Centro Histórico, o Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão, além da Feira Especial de Inverno nas praças Osório e Santos Andrade. 

Nesta época, a cidade tem ainda o Festival das Etnias, Festa do Frango, Polenta e Vinho, diversas festas juninas e julinas, festivais gastronômicos, entre outros.

Outros atrativos do Paraná no inverno

Trem Serra Mar Paranaense

Se você quiser experimentar um pouco mais das baixas temperaturas que o estado do Paraná oferece, uma ótima opção é a região serrana. 

Neste caso, o caminho pode ser o melhor destino já que para chegar nas cidades da serra paranaense é necessário passar pela Estrada da Graciosa, uma rota belíssima e uma região histórica muito importante para o estado. A estrada também liga a capital ao litoral paranaense. 

São muitas paisagens em meio à Mata Atlântica e nos sete recantos mantidos ao longo da rodovia: Mãe Catira, Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura e São João da Graciosa. 

Se você quiser conhecer mais a região, uma ótima opção é o Trem da Serra do Mar Paranaense que parte diariamente de Curitiba à cidade de Morretes. Com aproximadamente 3 horas de viagens, neste passeio, é possível admirar muitas paisagens com montanhas e viadutos. 

Algumas cidades do Paraná que se destacam pela altitude e temperaturas baixas são Palmas, Inácio Martins, Prudentópolis, Guarapuava, General Carneiro e Santa Maria do Oeste. 

Vale lembrar que uma das cidades mais populares do turismo paranaense, Foz do Iguaçu, também costuma registrar temperaturas baixas e atrair muitos turistas durante a estação mais fria do ano.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você curta ao máximo seu roteiro em Curitiba e nas regiões paranaenses. 

Até a próxima!