Sumário
A Itália é um daqueles destinos obrigatórios para você que deseja conhecer o melhor da Europa. De norte a sul, são várias opções de destinos, sobretudo para aproveitar o melhor do frio.
Cada região da Itália reserva diferentes tipos de experiência, por isso, é importante você selecionar os que mais combinam com o seu estilo. Afinal, existem montanhas, cidades românticas, pequenos vilarejos, entre muitas outras possibilidades que prometem enriquecer muito a sua viagem.
Conte com o Portal de Inverno para entender melhor desde o clima e os principais meios de transporte no país, até as melhores dicas de locais para visitar — além, é claro, dos principais pontos de esportes de inverno da Itália.
Boa leitura!
Como é o clima e temperatura na Itália?
O inverno na Itália não traz a garantia de neve para todas as cidades, mas fato é que as baixas temperaturas podem ser sentidas em qualquer região que você visitar.
A maior parte do território italiano é influenciado pelo clima Mediterrâneo, especialmente na costa. Isso torna os verões quentes e os invernos mais amenos, mas sempre com grandes variações de temperatura e clima de região para região.
Nos meses de inverno, a temperatura média varia de 2°C a 14°C, sendo que as mais baixas podem ser sentidas no norte do país, nas regiões próximas aos Alpes. Em Milão e Bolonha, por exemplo, o frio costuma ser constante durante todo o ano, culminando na chegada da neve no inverno.
Além disso, os dias terminam super cedo, aproximadamente às 16h30, e os tons de cinza (ou branco) tomam conta das ruas.
Transporte para chegar na Itália
Para quem pretende transitar pela Itália de avião, é importante ressaltar que são várias as possibilidades de conexões, com praticamente 40 aeroportos de pequeno e médio porte espalhados pelo país.
Mas vale ressaltar que a rede ferroviária é ampla e vale muito a pena para os turistas, uma vez que a viagem de trem permite admirar um pouco mais os belos cenários que a Itália oferece.
Você já ouviu falar do Bernina Express? Um trem panorâmico que atravessa os Alpes de St Moritz, na Suíça, e chega à Lugano, já em solo italiano. Um passeio imperdível, no qual é possível ver neve até mesmo durante os meses de verão!
As rodovias italianas também não deixam a desejar, embora os pedágios possam ser frequentes e alguns fechem devido ao acúmulo de neve, como costuma ocorrer nos túneis na região dos Alpes.
Aproveite para saber como é viajar de trem na primeira classe pela Europa!
Opções de destinos para visitar na Itália
Quer aproveitar a estação mais fria para descansar? Os vilarejos, além de oferecerem uma atmosfera tranquila e silenciosa, são super charmosos e ricos em cultura, gastronomia e arquitetura.
Dentre os mais populares estão algumas pequenas cidades da região da Calábria, Sardenha, Úmbria e Toscana.
Já algumas cidades maiores e que garantem muita diversão durante a estação mais fria no país são Roma, Florença, Nápoles e Palermo, ao sul e, no norte, Milão e Gênova.
Estas cidades reservam momentos especiais para turistas que buscam muita história, cultura, museus, monumentos e, claro, gastronomia! Afinal, estamos falando da Itália.
Onde praticar esportes de inverno na Itália?
Está em busca de esportes de inverno na Itália? Saiba que os italianos criaram uma expressão que define o período de férias nas montanhas, caracterizado pela prática de esportes e pelo estilo de vida que as montanhas oferecem: a Settimana Bianca, em português, Semana Branca.
Para aproveitar sua Setitimana Bianca na Itália, as montanhas mais interessantes do país estão localizadas na região das Dolomitas, sendo que os destinos mais populares são Cortina D’Ampezzo e Madonna Di Campiglio.
Alto Ádige também costuma impressionar os apaixonados pelo inverno que visitam a Itália. Trata-se de um destino super original e especial, com diversas opções de passeios e atividades.
Já na região dos Alpes, um dos destinos que promete fazer os olhos brilharem, é a pequena e pouco populosa Ponte di Legno. Foi nomeada a primeira estação italiana de turismo e esportes de inverno. Hoje oferece aproximadamente 111 km de pistas interligadas com opções para todos os níveis de dificuldade.
Mas nem só de pistas de esqui vive a pequena cidade, que também oferece uma gastronomia excelente, até mesmo para os paladares mais exigentes.
Antes de visitar a Itália no inverno, não deixe de garantir a proteção ideal para a sua viagem. Clique aqui e adquira as melhores peças para aproveitar o frio!