Meias e luvas para frio intenso: qual a melhor escolha?

13 de junho de 2022 - Por Portal de Inverno

Quando estamos nos preparando para o inverno, seja para o frio na nossa cidade ou para viagens a destinos nacionais ou internacionais, normalmente focamos nossa atenção em escolher os itens maiores, como casacos, calças e calçados de inverno. Mas se engana quem pensa que apenas estes produtos são suficientes quando o assunto é frio intenso e neve, acertar na escolha de meias e luvas é essencial para manter o conforto térmico de todo o corpo. 

Sem os acessórios certos para proteger as extremidades do corpo, como cabeça, pés e mãos, certamente o aquecimento proporcionado pelas outras peças não terá todo o resultado que você gostaria. Aliás, dependendo do nível de exposição ao frio e agentes externos, como neve e vento, não utilizar os acessórios corretos pode ser muito prejudicial à saúde.

E não estamos falando apenas de frio intenso e locais com neve! Mesmo em dias de frio moderado, quem nunca esteve em uma situação na qual o corpo estava aquecido, mas os pés e mãos estavam frios? A situação é incômoda e acontece com a maioria das pessoas porque no inverno o corpo precisa aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos vitais em detrimento das extremidades que tendem a ficar geladas e rígidas quando chega o frio. A circulação é prejudicada e reduzida nestas partes do corpo, já que estão mais afastadas do coração, por isso a sensação desagradável de mãos e pés congelados! 

Com isso, agora você deve estar se perguntando sobre como escolher as meias e luvas certas para os dias frios e com neve, não é? Afinal são tantas opções de modelos, composição, estilos e características! Sugerimos que você confira as dicas que preparamos neste post e escolha a melhor opção de meias e luvas para os seus momentos de inverno. 

Escolher meias e luvas: os primeiros passos

Meias Luvas Primeiros Passos

Se você está pensando em adquirir meias e luvas para a sua próxima viagem de inverno, a primeira pergunta a se fazer é sobre qual o destino, previsão de temperatura e clima, além das demais experiências. Por exemplo, passeios urbanos não exigem tanto cuidado na seleção dos acessórios se comparado a um dia inteiro de exposição ao frio e à neve em uma região de montanha.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração no momento da sua decisão, especialmente quando estamos falando de meias, é sobre o restante dos itens que comporão o look nos dias dos seus passeios. Se optar, por exemplo, por botas com forração em lã natural ou forro térmico, que já garantem uma ótima eficiência quando o assunto é proteção térmica dos pés, não é necessário se preocupar muito com o aquecimento proporcionado pelas meias. Mas ignore esta informação se você tiver algum problema de saúde ou muita sensibilidade ao frio! Neste caso, todo o cuidado é pouco e complementar o aquecimento nunca é uma má ideia, não é?  

Veja abaixo as principais características que os seus acessórios devem ter e quando priorizar cada uma delas!

Aquecimento

Uma das principais dúvidas é: como aquecer os pés? Isso porque o aquecimento é a função principal das meias e deve ser priorizada sempre, seja qual for o seu destino ou condições do passeio! O que não é diferente em relação às luvas. O mais importante é que o aquecimento seja mantido ao longo do dia, por isso as luvas e meias térmicas devem oferecer conforto, garantindo também a respirabilidade para que o suor seja disperso e o calor mantido.

Muitas vezes, o aquecimento é prejudicado por causa do suor, o que consequentemente gera resfriamento do local. Quer um exemplo? É só lembrar daquelas suas meias de cotton que parecem mais esfriar do que aquecer os seus pés! Isso acontece porque elas simplesmente absorvem todo o suor, tornando toda e qualquer tentativa de aquecimento ineficiente.

Um erro comum cometido é acreditar que quanto mais grossa a meia, melhor e mais eficiente o aquecimento do produto. É preciso muito cuidado, já que o que realmente fará a diferença, como dissemos, é o material utilizado e não a espessura do produto, embora existam também ótimas opções de meias mais espessas e que aquecem com muita eficiência.

Neste caso, você deve estar atento à composição das meias. Prefira produtos desenvolvidos com tecidos inteligentes e capazes de manter o calor dos pés e mãos, como lã, fleece, Thermo Premium e outros materiais tecnológicos desenvolvidos especialmente para estes momentos. Quando estamos falando de luvas, não é necessário que todo o produto seja desenvolvido com estes materiais, mas é importante que a forração tenha estas características. Ou seja, o material que está em contato com a pele deve garantir que o máximo de calor seja mantido no local.

Impermeabilidade

Meias luvas frio neve

Esta é uma caraterísticas essencial para passeios que envolvem muita neve e umidade. Agora se você vai passar o dia visitando lugares fechados, como museus e restaurantes, não é preciso que você se preocupe com esta função.

Enquanto a composição interna da luva deve ser desenvolvida pensando em manutenção do aquecimento, a parte externa deve garantir a proteção da umidade, neve, vento e gelo! Afinal, o aquecimento das suas mãos certamente não será mantido caso a umidade chegar à parte interna do produto.

Você encontrará diferentes modelos de luvas com tratamento impermeável! Para momentos mais casuais, uma boa opção são as luvas em couro com forração, como já mencionamos no item anterior. Curte aventuras na neve? Prefira os modelos apropriados especialmente para estas ocasiões.

Mas você deve estar se perguntando: e os pés? Só a meia adequada é o suficiente? Invista em botas impermeáveis para evitar meias e pés encharcados e, desta forma, manter seu conforto térmico.

Ajuste Perfeito

Esta é uma característica importante não apenas para a sua elegância, quanto para a manutenção do calor. Luvas e meias com ajuste perfeito nas mãos e pés tendem a manter o calor com mais eficiência. Além disso, garantem o conforto necessário ao evitar o incômodo de dedos amassados ou, até mesmo, do acessório se deslocando durante as suas atividades. Para garantir o ajuste perfeito, preste atenção no design do produto e nas medidas, é preciso que você selecione a numeração correta de acordo com as medidas.

Versatilidade

meia luva versatilidade

Esta é uma outra característica importante, especialmente durante viagens de inverno. A tarefa de tirar e colocar as luvas todas as vezes que precisamos utilizar as mãos para manusear celulares ou câmeras fotográficas chega a ser cansativa, como também o efeito da manutenção do calor também é perdido. Para estes momentos, luvas com capas removíveis ou touch screen são sempre as melhores opções!

Afinal, o que realmente indicamos?

Abaixo separamos o que consideramos ideal para cada finalidade de uso, clima e temperatura. As nossas indicações são baseadas em experiências e resultados de testes de uso que já realizamos com todos os produtos abaixo. 

Meias

Independente do destino ou finalidade de uso, é importante que você tenha a meia certa. As meias ‘normais’, que todo mundo tem no guarda-roupa, realmente são uma excelente opção em dias com temperatura acima de 20°C. Mas para temperaturas abaixo de 20°C, com ou sem neve, realmente vale a pena apostar em peças específicas para estas ocasiões. Existe apenas uma regra: elas devem facilitar o processo de retenção do calor corporal dos seus pés, assim como dispersão da umidade e suor. 

Meias para frio ameno e temperaturas de até 5°C

Meia Frio Ameno

Meias que tenham lã na composição, porém com uma gramatura mais fina, são a melhor opção. Elas são leves, ajudam na manutenção do calor e expelem a umidade, além de serem práticas e resistentes. Com certeza você irá usá-las por muito tempo e em diversas ocasiões, são ótimas para caminhadas diárias e também para passeios urbanos. 

Meia para frio médio e temperaturas entre 5°C e -5°C

Meia Frio Médio

Em dias de frio intenso, com ou sem neve, opte por meias térmicas com uma gramatura maior. Por serem mais grossas e, consequentemente, isolarem mais do frio, fazem com que os seus pés fiquem mais aquecidos durante o tempo necessário. A melhor indicação para esta finalidade de uso, sem dúvida, são as meias Heat Holders com TOG 1.6. A Heat Holders é uma marca britânica especializada em meias térmicas e o TOG é um indicativo do nível de proteção térmica. As meias com TOG 1.6 chegam a aquecer até 4x mais do que uma meia normal! 

Meia para neve e temperaturas abaixo de -5°C

Meia Frio Intenso

Quando as temperaturas realmente baixam, vale a pena apostar em uma meia com alto isolamento térmico. Dê preferência para opções térmicas e que tenham maior gramatura. Vai caminhar muito em locais extremamente frios? Uma meia com alto isolamento térmico será essencial para a sua saúde e conforto. As meias Heat Holders com TOG 2.3 certamente são uma ótima opção, elas aquecem até 7x mais que uma meia normal! Ou seja, vai ser difícil sentir os seus pés congelando com uma meia dessas! 

Meia para esportes de inverno

Meia Esportes de Inverno

Em esportes que exigem muito movimento, como Ski e Snowboard, é normal que o seu corpo automaticamente aqueça e comece a suar. Por isso, opte por meias térmicas específicas para estas ocasiões. Como sugestão, indicamos dois tipos de meias: Meia térmica dupla camada, ela tem duas camadas, reduzindo a fricção na área dos dedos e prevenindo a formação de bolhas e desconforto cutâneo; Meias térmicas segunda pele Thermo Premium, feitas em tecido térmico, que age ativamente nos pés, ou seja, expele a umidade e retém o calor corporal. 

Luvas

Basicamente, a escolha da luva correta segue as mesmas regras que já mencionamos acima: o material interno deve ajudar a expelir a umidade e é preciso que retenha o calor corporal. 

Luva para frio ameno e temperaturas de até 5°C

Luva Frio Ameno

Se o seu destino for mais seco ou se você não planeja andar na chuva e locais úmidos, vale a pena apostar em uma luva térmica Thermo Fleece. Este tipo de luva é feita em material tecnológico não impermeável, com toque sedoso e aveludado. Mas se o objetivo é curtir os locais mais úmidos, o mais adequado é uma luva desenvolvida em couro ou materiais impermeáveis. Existem algumas opções de luvas que não recebem forro térmico, sugerimos que você fuja destas opções, pois suas mãos podem suar com muita facilidade. O ideal é que você opte por luvas em couro com forro térmico.

Luvas para neve, frio médio/intenso e temperaturas entre 5°C a -18°C

Luva Frio Intenso

O pré-requisito básico para esta finalidade de uso é que o produto tenha resistência à umidade ou seja 100% impermeável e tenha forro térmico. Por isso, as melhores opções são as luvas em couro com forro térmico. Elas são casuais, práticas e aquecem muito bem. Nossa sugestão é a luva térmica Insulation, que além de atender todos esses critérios, também possui tecnologia Touch Screen e isolamento térmico 3M Thinsulate. Ou seja, é uma luva que irá proporcionar aquecimento, conforto e proteção em todos os momentos de inverno graças aos materiais de altíssima qualidade.

Esportes de inverno ou uso intenso na neve com temperaturas abaixo de -18°C

Luvas Esportes de Inverno

Neste caso, a melhor opção é realmente investir em uma luva 100% impermeável e, é claro, que tenha forro térmico e que seja mais espessa e resistente. A Heat Holders disponibiliza uma luva com TOG 6.8, elas aquecem muito e são impermeáveis.

Esperamos ter ajudado na escolha dos melhores produtos para manter seus pés e mãos aquecidos no inverno. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de especialistas do frio através dos comentários!

 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top