Portugal é um país repleto de atrativos culturais, históricos e de rica gastronomia. Apesar de registrar clima ameno, há locais onde é possível aproveitar as férias de inverno com neve em terras portuguesas. 

Outra vantagem em visitar Portugal no inverno é o fator econômico, porque é considerado um dos países da Europa mais baratos para turistas. Além, é claro, da língua ser outro fator interessante para quem deseja viajar para destinos internacionais pela primeira vez. 

Para te ajudar a escolher um destino para ver a neve em Portugal, separamos dicas de locais para você aproveitar o inverno. 

Quando tem neve em Portugal?

Torre Serra da Estrela

O inverno em terras lusitanas acontece de dezembro a março. Então, nesse período, há mais chances de ver neve em Portugal, especialmente no Norte do país.

Neste período, até as partes mais baixas da Serra da Estrela ficam cobertas pela neve. Essa é uma das regiões mais altas do país, por isso existe possibilidade de você sentir frio mesmo no verão

Mas é importante ressaltar que Portugal, de forma geral, conta com clima ameno. Ou seja, a situação climática é considerada mais agradável em comparação a outros países da Europa. No inverno, a temperatura média fica em torno de 8 °C, dependendo da região.

Outra característica desta época do ano em Portugal é a chuva em algumas regiões, com tempestades e ventos fortes. No interior de Portugal, ao Norte e a leste de Coimbra e Porto, normalmente há registros de clima mais frio. 

Onde tem neve em Portugal?

Sabemos que o inverno proporciona encantamento e deixa as paisagens ainda mais bonitas. Em Portugal, é comum ter neve em cinco distritos: Guarda, Castelo Branco, Viseu, Bragança e Vila Real. 

Para você ver neve em Portugal, selecionamos alguns destinos para você incluir no seu roteiro. Saiba mais. 

1. Serra da Estrela

Quando falamos de neve em Portugal, Serra da Estrela é o destino mais conhecido. Situado no ponto mais elevado e frio do país, o local registra neve todos os anos. Por isso, é ideal tanto para quem deseja praticar esqui ou apenas aproveitar as incríveis paisagens.

Além disso, na região é possível ver neve em diferentes localizações, como Covilhã, Penha Dourados, Loriga, Manteigas, Vale do Rossim e Gouveia. 

2. Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho conta com mais de mil metros de altitude, sendo possível encontrar neve durante o inverno em Portugal.

Entre os destaques do parque estão a Serra da Coroa (a oeste) e a Serra de Montesinho (a leste), que registram altitude mais elevada. 

Esse é um dos maiores parques de Portugal, localizado a nordeste de Transmontano. Entre os locais fantásticos para visitar estão o Parque Biológico de Vinhais, Moimenta, Gondesende e muito mais! 

3. Parque Nacional Peneda Gerês

O Parque Nacional Peneda Gerês está localizado entre as regiões do Minho e de Trás-os-Montes. Com neve entre dezembro e fevereiro, a região de Gerês é considerada de difícil acesso para apreciar o fenômeno.

Ainda assim, há cidades de fácil acesso para curtir a neve na região, como Castro Laboreiro, Soajo, Pitões das Júnias, Alto do Mezio, Meda da Rocalva, Minas dos Carris, Montalegre ou Lindoso.  Além da arquitetura e história que encantam, a neve é garantida! 

4. Bragança

Localizada no extremo nordeste de Portugal, Bragança fica com suas belezas naturais e arquitetônicas cobertas pela neve durante o inverno. 

Essa cidade histórica mantém suas tradições e costumes. Ou seja, é um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. 

Durante o período de neve, vá até o topo da Torre de Menagem e aprecie a paisagem. Com certeza, será uma experiência inesquecível! 

5. Serra do Marão

Quando Portugal registra neve, a Serra do Marão é um dos locais que transmite o clima invernal com paisagens branquinhas. Localizado entre o Alto Douro e o Douro Litoral, a serra fica a mais de 1400 metros de altitude.

A Serra do Marão conta com paisagens deslumbrantes que ficam cobertas pela neve durante o inverno. E uma das melhores formas de contemplar a neve nesta serra é ir até o miradouro de Nossa Senhora do Marão.

6. Serra do Alvão

O Parque Natural do Alvão é um dos locais certos para os visitantes que querem ter experiências na neve em Portugal. Situado perto de Vila Real, a neve costuma cair acima dos mil metros de altitude. 

Uma dica para ver a neve na Serra do Alvão é se deslocar até Lamas de Olo, que fica bem no topo da serra. O local é cercado por campos e paisagens incríveis! 

7. Serra do Açor

A Serra do Açor é considerada uma das regiões mais frias de Portugal. Situada próxima à Serra da Estrela e Serra do Lousã, em uma região mais central do país, esse local também é bastante lembrado para visitação. 

Por isso, quando visitar a Serra do Açor, aproveite para conhecer a bela Piódão. Além disso, o ponto mais alto da serra — o pico da Cebola — tem altitude de mais de 1400 metros, sendo outra opção para ver a neve

Onde esquiar em Portugal?

Para quem deseja praticar esqui e snowboard em Portugal, a Estação de Ski Serra da Estrela é o local! Os visitantes se encantam pelas belezas naturais, vilarejos e gastronomia diferenciada. 

Situada na Torre, no centro do Parque Natural, fica a 2000 metros de altitude. Ou seja, perfeito para a prática de atividades radicais de inverno.  

Se deseja apreciar belezas naturais e ter emoções na neve, a estação deve estar no seu roteiro. São 19 pistas para todos os níveis de habilidade — 10 pistas balizadas e 9 pistas naturais e snowpark. 

Caso não tenha experiência em praticar esportes na neve, o local conta com uma escola de esqui para iniciantes. Mas ainda, se pretende avançar nas pistas, são disponibilizadas aulas para níveis intermediário e avançado. 

Por isso, inclua a única estação de esqui em Portugal em seu roteiro. Será uma grande experiência! Caso queira visitar outros lugares além do país lusitano, confira outros locais invernais para visitar na Europa.

Continue nos acompanhando para mais dicas de viagem. 

Até a próxima!