Sumário
O frio realmente deu as caras: e com ele, a tão esperada neve! Como já era previsto pelos meteorologistas, os primeiros flocos de neve de 2025 caíram no Brasil nesta quinta-feira (29). O fenômeno foi registrado no Sul do país e pintou de branco as paisagens de cidades como São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, logo no amanhecer. Em Santa Catarina, também nevou em municípios da Serra, como Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.
Essa queda de neve foi provocada por uma potente massa de ar polar que chegou à região na quarta-feira (28), derrubando drasticamente as temperaturas. Segundo a MetSul Meteorologia, ainda há chance de mais neve nas próximas horas.
Uma das cidades que registraram o fenômeno raro no Brasil foi Bom Jardim da Serra (SC), que ficou ainda mais incrível com as paisagens branquinhas. Uma manhã congelante, com temperaturas negativas e um cenário de inverno que encanta moradores e turistas!
Ver essa foto no Instagram
O cenário perfeito para a neve se formou com a combinação de três fatores:
🔹 Uma massa de ar muito frio em superfície;
🔹 Ar ainda mais gelado circulando em altitudes de 3.000 a 5.000 metros;
🔹 E a umidade trazida por um ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul.
Essa combinação rara favoreceu a formação dos flocos em áreas mais elevadas.
Apesar disso, a MetSul alerta que, em altitudes mais baixas, como parte da Serra Gaúcha, a neve pode não se formar com tanta facilidade. Nessas regiões, é possível que ocorra chuva congelada ou precipitação mista, quando os flocos de neve caem misturados à chuva.
Ver essa foto no Instagram
Previsão do tempo para esta quinta-feira (29):
📍 Cambará do Sul: Máx. 7°C | Mín. 2°C
📍 São José dos Ausentes: Máx. 6°C | Mín. 2°C
📍 Bom Jesus: Máx. 6°C | Mín. 3°C
📍 Urupema: Máx. 6°C | Mín. 1°C
📍 Urubici: Máx. 14°C | Mín. 8°C
📍 São Joaquim: Máx. 6°C | Mín. 2°C
Confira abaixo imagens dos cenários do Sul do Brasil cobertos pelo branco da neve. E você, preparado(a) para esta onda de frio?
Fotos: Reprodução/Redes Sociais/MetSul