São José dos Ausentes

São José dos Ausentes no inverno: o que fazer e dicas de viagem

Depois de um período de confinamento, sentimos que era hora de sentir a emoção de pegar a estrada novamente e estarmos em meio à natureza. Queríamos conhecer uma cidade pequena e que tivesse boas opções de passeios em lugares abertos, de preferência com muito verde e ar fresco! Com este objetivo em mente, entramos em nosso motorhome e partimos em direção à cidade de São José dos Ausentes, localizada nos Campos de Cima da Serra. 

Estamos falando de um local preparado para o turismo e que oferece atrativos rurais, de aventura, ecoturismo e até pesca esportiva. Sem falar das diversas pousadas e toda a beleza dos cânions e estâncias que existem na região. São José dos Ausentes é um pacote de viagem completo!

Localicação e características do clima de São José dos Ausentes 

São José dos Ausentes Temperatura

Ausentes está localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, a 245 km de Porto Alegre. A posição geográfica faz com que essa cidade seja uma das mais frias do Brasil, tanto que no inverno costuma registrar temperaturas negativas com frequência. Fomos em agosto e, para a nossa felicidade, havia até previsão de neve. O termômetro não mente: olha a temperatura próxima a zero grau

Nós realmente não imaginávamos que iríamos conseguir ver neve no Brasil, mas ela apareceu. Focamos em fazer várias fotos e vídeos para registramos aquele momento. A parte mais dífcil foi dormir dentro do motorhome sem aquecedor, mas a experiência valeu cada segundo! 

Nosso roteiro de viagem em São José dos Ausentes

Roteiro de viagem

Para iniciarmos o nosso passeio, partimos para o interior de São José dos Ausentes, dirigindo aproximadamente 34 km para chegar até a Cachoeira dos Rodrigues. Conversamos diretamente com os proprietários e pagamos R$ 10 por pessoa para podermos fazer a trilha que dá acesso ao mirante de lindas quedas d'água.

Aproveitamos o ar puro da serra e admiramos a natureza das montanhas da região. Uma curiosidade deste local é que ele já foi cenário de novelas da Globo, como O Profeta e Além do Tempo.

Logo depois partimos em direção ao Cânion Monte Negro. A estrada é de terra batida e em alguns trechos encontramos muitas pedras soltas, então dirigimos sempre com muito cuidado. Apesar da estrada ser um pouco desafiadora, é possível utilizar um carro de passeio para a viagem.

Próximo ao cânion visualizamos uma placa e uma cerca indicando o limite de acesso com carro. Neste ponto, o ideal é estacionar o veículo no local e caminhar aproximadamente 5 minutos até chegar ao Pico do Monte Negro, o pico mais alto do Rio Grande do Sul, onde é possível ter uma vista até do mar em dias com boa visibilidade

É importante lembrar que a entrada para o cânion é gratuita e, por este motivo, não existe estrutura turística no local. Vá preparado(a) com água, comida e protetor solar caso pretenda ficar um longo período. Ah, e não é permitido esquecer o agasalho mesmo no verão, afinal estamos falando de um local de altitude. Nós fomos no final do inverno, então nos agasalhamos bem dos pés à cabeça e assim pudemos aproveitar nossos momentos em São José dos Ausentes super aquecidos!

Resolvemos dormir no interior da cidade com a esperança de acordar cedinho no dia seguinte para admirar as paisagens repletas de geada. Sempre víamos imagens lindíssimas dos campos branquinhos da serra gaúcha no auge do inverno e sonhávamos com este momento. Foi maravilhoso abrir a porta da nossa "casa" e encontrar uma paisagem branquinha e ainda mais linda do que imaginávamos. Inesquecível!

E você não precisa ter um motorhome para ter essa experiência, existem diversas pousadas e cabanas espalhadas por essa região. Nós mesmos ficamos estacionados na propriedade da Cabanas Passos do Puma, que oferece uma ótima estrutura para os hóspedes. 

Atrações turísticas que não podem faltar no seu roteiro de viagem

Atrações São José dos Ausentes

A região de São José dos Ausentes conta com muitos atrativos. Vamos citar alguns que nem tivemos tempo de conhecer, mas que valem a pena serem incluídos no seu roteiro de viagem caso tenha mais tempo para curtir a cidade, ok? 

Desnível de rios: o rio Silveira e o rio Divisa correm em paralelo, em torno de 5 metros de distância, mas com uma diferença de 18 metros de altura. Esta atração está localizada na fazenda Potreirinhos. 

Trekking: existe um trekking para conhecer 5 quedas d'água em um percurso de 8 km. É preciso contratar uma agência autorizada para esse passeio, afinal as cachoeiras ficam em propriedades privadas. 

Cânios: existem outros cânions na região como o Amola Faca, Boa Vista, do Tabuleiro, da Cruzinha, da Rocinha e outros. A região está repleta de cânios incríveis. Difícil é escolher qual deles visitar! Se tiver tempo para curtir todos eles, aproveite a oportunidade e não deixe de contar para a sua experiência para a gente, ok? 

Passeio com 4×4, passeio a cavalo, rapel e escalada também estão disponíveis com agências de turismo ou nas próprias fazendas da região. Logo na na entrada da cidade existe um centro de informações turísticas que poderá auxiliar com informações mais completas e precisas sobre cada passeio.

Ficou com vontade de conhecer os Campos de Cima da Serra e São José dos Ausentes? Essa é uma ótima opção tanto para o inverno quanto para o verão! No inverno você terá uma experiência mágica, com muito frio, geada e até neve. Já no verão você poderá desfrutar das várias cachoeiras e, é claro, das lindas paisagens da região!

Ficou com alguma dúvida sobre este passeio incrível? Envie sua dúvida nos comentários do post! 

Dois gaúchos (Fábio e Patrícia) que amam viajar! Na aventura atual, eles embarcaram em um motorhome pelas Américas buscando novas experiências culturais e gastronômicas. Decidiram realizar o nosso sonho de viajar de carro por tempo indeterminado em uma jornada cheia de desafios.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo