O inverno em Curitiba: características e curiosidades

31 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Curitiba. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Enfim chegamos à capital mais fria do país. Curitiba oferece, além das temperaturas perfeitas, muita organização, beleza e infraestrutura. Também é muito popular pela sua preocupação como a natureza e suas atitudes ecológicas. A cidade tem um clima temperado e sua temperatura média durante os meses de inverno é de 18°C, mas podem cair para 0°C nos dias mais frios da estação. A geada ocorre com frequência e, embora seja fenômeno raro em Curitiba, pode nevar na cidade.

Algumas atrações imperdíveis de Curitiba são suas praças e parques e o turismo de negócios também costuma movimentar a cidade durante a semana. Alguns pontos turísticos que devem ser visitados durante o passeio pela capital paranaense: Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, Museu Oscar Niemeyer, parque Tanguá e o bairro de Santa Felicidade.

Se você quiser experimentar um pouco mais das baixas temperaturas que o estado do Paraná oferece, uma ótima opção é a sua região serrana. E, neste caso, o caminho pode ser o melhor destino já que para chegar nas cidades da serra paranaense é necessário passar pela Estrada da Graciosa, uma rota belíssima e uma região histórica muito importante para o estado. A estrada também liga a capital ao litoral paranaense. 

Estrada da Graciosa

São muitas paisagens em meio à Mata Atlântica e nos sete recantos mantidos ao longo da rodovia; Mãe Catira, Vista Lacerda, Rio Cascata, grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura e São João da Graciosa. Além disso, na Estrada da Graciosa é possível encontrar muitos mirantes e churrasqueiras com uma ótima estrutura. 

Guaterlá Curitiba

Se você quiser conhecer mais esta região, uma ótima opção é o Trem da Serra do Mar Paranaense que parte diariamente de Curitiba à cidade de Morretes. Com aproximadamente 3 horas de viagens, neste passeio é possível admirar muitas paisagens com montanhas e viadutos. 

Algumas cidades do Paraná que se destacam pela altitude e temperaturas baixas são Palmas, Inácio Martins, Prudentópolis, Guarapuava, General Carneiro e Santa Maria do Oeste. Vale lembrar que uma das cidades mais populares do turismo paranaense, Foz do Iguaçu, também costuma registrar temperaturas baixas e atrair muitos turistas durante a estação mais fria do ano.

Foz do Iguaçu

Gostou das nossas dicas de passeio no Paraná? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top