Pretende desbravar a África do Sul no inverno? Então fique por dentro de dicas sobre o que fazer e como é o país nesta estação.

Mais do clima desértico, é possível aproveitar ao máximo as baixas temperaturas em atrativos interessantíssimos.

Confira!

Informações sobre a África do Sul 

O país está localizado no sul do continente africano, entre os oceanos Atlântico e Índico, e é muito popular pelas suas belezas naturais, seus desertos, montanhas e planícies e também pela sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. 

São 11 línguas oficiais, mas o inglês é a língua mais falada nas ruas, especialmente no comércio. Sua pluralidade cultural é explicada principalmente pela colonização holandesa e inglesa, embora a maioria da população ser formada por negros.

Assim como a cultura, o clima também é muito diversificado. Há uma variação conforme a latitude do local e distância dos oceanos. 

Como é o clima da África do Sul?

Com estações bem definidas, a África do Sul tem clima relativamente seco.

  • No verão, as regiões nordeste e central fazem calor, mesmo com chuvas, chegando a  35ºC. Já no sul e sudeste, o clima mediterrâneo causa menos chuvas. 
  • Já no inverno, o clima fica agradável. Por isso, é um bom período para realizar safáris. 

Nessa época do ano, a vegetação fica menos densa e os rios mais secos, o que facilita apreciar as paisagens e visualizar os animais. Mas dependendo da região, é possível registrar temperaturas negativas e até mesmo neve. 

O outono e a primavera marcam as épocas de baixa temporada no país. Para quem pretende economizar numa trip, pode ser o período ideal! 

Além disso, na primavera é possível ver as árvores floridas nos parques. Já no outono, as baleias-francas-austrais chegam na costa sul-africana. 

Sendo assim, se você deseja visitar a África do Sul deve pesquisar pelo clima das regiões que pretende incluir no seu roteiro para organizar as malas. 

O que visitar na África do Sul?

Selecionamos algumas cidades que devem ser incluídas no seu itinerário. Duas delas, Cidade do Cabo e Joanesburgo, são cidades mais populares e que oferecem diversas opções de passeios e atrativos para os turistas. 

Já os Montes Drakensberg e Sutherland são destinos selecionados a dedo para os apaixonados pelo inverno!

Cidade do Cabo 

Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul. Muito charmosa e famosa pelas suas belas trilhas, parques, museus, castelos e igrejas, aliados ao clima cosmopolita e boêmio. Além disso, há traços da colonização holandesa, muçulmana e inglesa. 

Ao visitá-la, aproveite para conhecer Boulders Beach, uma praia onde é possível ver pinguins, o Cabo da Boa Esperança e os vinhedos da região de Stellenbosch. 

A Cidade do Cabo também oferece algumas opções de safáris, embora não sejam os mais populares do país. 

A cidade tem estações bem definidas e o inverno costuma registrar temperaturas amenas, com uma variação que pode ir dos 8°C aos 17°C. 

  • Vinícolas: Para aproveitar o inverno na Cidade do Cabo, conheça as vinícolas de Stellenbosch e as vinícolas de Constantia. Todas elas são charmosas, sofisticadas e proporcionam degustações e tours extraordinários.
  • Museus: Com muitas opções de museus, a Cidade do Cabo se torna ainda mais encantadora. Inclua na sua lista Iziko South African Museum, District Six Museum, Boo Kaap Museum, Castle of Good Hope, Heart of Cape Town Museum e Zeitz MOCCAA.

Joanesburgo

Joanesburgo África do Sul

Em Joanesburgo, localizada a 1740 metros de altitude, é possível experimentar um clima com temperaturas amenas durante o ano inteiro. No inverno, as mínimas chegam a 4°C e, esporadicamente, é possível ver neve caindo na cidade. 

É considerada a maior cidade da África do Sul e representa muito bem a diversidade cultural do país. 

Oferece muitas opções gastronômicas, comerciais e culturais ao turista, dentre as atrações imperdíveis para os visitantes estão o Museu do Apartheid, a antiga casa de Nelson Mandela e a Sophiatown, um centro de arte e literatura negra e Museu Nacional de História Militar da África do Sul.

Cordilheira do Drakensberg

Cordilheira Drakensberg

Os Montes Drakensberg, localizados na província de Zwazulu Natal, são considerados a cordilheira mais alta da África do Sul com 3.482 metros de altitude. 

A região, embora desconhecida por muitos turistas que visitam o país, é popular pela sua exuberância, cachoeiras, picos super altos e flora e fauna que também merecem destaque.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, também foi apelidada de melhor galeria de arte ao ar livre do mundo, já que é possível apreciar a arte rupestre dos antigos povos indígenas que habitavam o local. Para complementar, durante o inverno há neve nos picos das montanhas! 

Sutherland

Sutherland

Sutherland é considerada a cidade mais fria da África do Sul e está localizada a oeste das montanhas Roggeveld, onde as temperaturas de inverno podem alcançar -15°C. 

Então, se for visitar Sutherland, garanta uma proteção adequada com calçados, casacos, calças e acessórios para frio!

A pequena cidade é famosa pela sua hospitalidade, noites estreladas, belas paisagens e invernos com neve, fenômeno que não obedece uma regra em Sutherland e geralmente acontece em diferentes períodos todos os anos. 

Além da neve, a cidade oferece ao turista belíssimos cenários, museus e o maior telescópio da África do Sul. 

Antes de viajar, não deixe de preparar sua bagagem para o frio! Acesse a Fiero e encontre os melhores produtos para a sua viagem.