Alsácia

O inverno na Alsácia: dicas para curtir uma das regiões mais românticas da França

A Alsácia é uma das regiões mais românticas da França e chama a atenção dos turistas principalmente durante o começo do inverno, quando entram em cena os famosíssimos mercados de Natal. Esta é uma região que, até a segunda guerra mundial, foi cenário de disputa entre a França e a Alemanha e por isso há uma intensa mistura de culturas nas cidades. E os mercados de Natal são parte desta fusão cultural.

É impossível não se encantar com o charme das casinhas típicas enfeitadas com motivos natalinos! E como não morrer de amores pelas delícias gastronômicas que esta região da França possui? Entre elas, os vinhos da Alsácia são simplesmente perfeitos.

Se você quer conhecer um lugar mágico neste fim de ano, a Alsácia precisa estar no topo da lista! E aqui vai um roteiro perfeitinho para que você desfrute o melhor desta região da França e aproveite os mercados de Natal mais lindos da Europa.

Seis dias nos mercados de Natal da Alsácia

Estrasburgo, 2 dias

Estrasburgo Alsácia

Chegue por Paris e vá até Estrasburgo usando o trem TGV de alta velocidade! Em menos de duas horas você estará na capital da Alsácia, que fica bem próxima à fronteira com a Alemanha.

Em Estrasburgo vale a pena ficar pelo menos 2 dias para conhecer toda a parte do Centro Histórico, a Catedral, a região da Petite France e se perder pelos inúmeros mercados de Natal! Não deixe de provar o vinho quente nestes mercados, que é delicioso!

O ideal é conhecer a cidade a pé, pois há muitas restrições de tráfego no centro histórico de Estrasburgo. É muito importante que você esteja bem agasalhado para conseguir passear pela cidade tranquilamente.

Estrasburgo Caminhadas

Aproveite para entrar nas lojas de biscoitos amanteigados. Há diversas marcas espalhadas por todos os lados e a visita vai render boas calorias conquistadas em cada provinha. Depois de conhecer a cidade, alugue um carro para ir até o próximo destino na região da Alsácia.

Riquewihr e Ribeauvillé, 2 dias

Riquewihr Estrasburgo

Continue o passeio até Riquewihr e Ribeauvillé. Estas são duas vilas pequenas, porém hiper charmosas que vão te deixar sem palavras, tamanha a beleza destes lugares. Vale passar ao menos dois dias entre estas cidades e conhecer, além dos centros históricos, algum vinhedo da região. As uvas não estarão exatamente no seu auge frutífero, porém é lindo ver vinhedos branquinhos, todos cobertos de neve.

Riquewihr possui construções ainda originais do século 15, o que a torna extremamente simpática e te transporta no tempo. A vila possui mais de 20 Winstubs, que são adegas no subsolo onde se vende o vinho produzido pelas vinícolas locais. É lá também onde está o Käthe Wohlfahrt, uma loja especializada em artigos de natal feitos à mão, imperdível!

Ribeauvilé é uma vila um pouco maior que a primeira e possui mais infraestrutura, além dos castelos medievais alinhados. Ali vale visitar a prefeitura da cidade e se perder nas fachadas decoradas das casas e edifícios do centrinho histórico. Entre as comidas, não deixe de provar a Tarte Flambée, que é uma espécie de pizza com cebola – simplesmente maravilhosa!

Passe duas noites entre estas duas cidades para conhecer seus pontos turísticos e visitar seus castelos e vinhedos. Após a visita, siga para Colmar, para finalizar a rota com o granfinale!

Colmar, 2 dias

Colmar

Aproveite os últimos dois dias para conhecer a linda cidade de Colmar, que parece ter saído de um conto de fadas. Tanto que dizem que a cidade inspirou a Disney a criar o cenário para o filme “A bela e a fera”.

Quando caminhar pelas ruelas de Colmar, não deixe de prestar atenção às maravilhosas fachadas e toda a decoração natalina da cidade. Há pelo menos 5 mercados de Natal na cidade, além das fabulosas apresentações, desfiles e eventos natalinos entre os meses de novembro a dezembro.

Fora isso, é possível se divertir nas pistas de patins no gelo, andar na roda gigante e fazer fotos lindas por todos os cantos. Entre as guloseimas, não deixe de fora os macarons, que na Alsácia são fantásticos!

Para quem quiser algo ainda mais especial, vale dedicar uma manhã para conhecer o pitoresco vilarejo de Eguisheim, com apenas 1548 habitantes. É uma das Aldeias mais belas da França e surpreende turistas com o desfile de natal medieval!

O inverno na Alsácia

Apesar do clima natalino esquentar os corações, você vai precisar estar bem vestido para encarar as temperaturas geladas da região! Quando nós fomos visitar a Alsácia, pegamos manhãs com temperaturas na casa dos -5 graus, chegando a máximas de 2 graus. Bem frio! Para aguentar, precisamos do combo completo: roupas térmicas internas, botas forradas, jaquetas com enchimento em pluma de pato, luvas, gorro e cachecol.  

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo