O que seriam dos nossos invernos sem os típicos passeios à Serra Gaúcha?! Há quem conte os dias e as horas para curtir todo o charme desta região tão especial do sul do Brasil. Mas na hora de arrumar as malas, sempre bate aquela dúvida sobre quais as melhores opções para compor a bagagem, não é mesmo? 

Especialmente para os menos experientes no assunto, que não costumam enfrentar o frio diariamente, organizar uma bagagem para viagens de inverno pode ser um desafio. Mas com as dicas que preparamos neste post, sua mala estará completa e com os itens apropriados para que você possa aproveitar todos os momentos da sua viagem bem aquecido(a)! 

Antes de arrumar as malas

O que usar na Serra Gaúcha

Uma dica de ouro que vale para qualquer viagem é conferir a previsão do tempo antes de sair de casa. Sim, o clima e a temperatura de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Bento Gonçalves ou qualquer outra cidade que costuma estar no itinerário de viagem à serra, também pode ser imprevisível! 

Vale lembrar que Gramado é conhecida pela mudança repentina de temperatura e alguns turistas podem experimentar as quatros estações do ano em um único dia de passeios pela cidade. 

Normalmente, a média de temperatura durante o inverno é de 5°C a 10°C. Claro, as temperaturas negativas também costumam fazer parte do pacote de viagem à Serra Gaúcha, especialmente nos meses de junho e julho. 

Durante a estação mais fria, a região pode registrar geadas, fortes neblinas e, embora não seja comum, até queda de neve. Além disso, o inverno na serra gaúcha também costuma ser úmido, por isso, prepare sua mala com produtos impermeáveis. Clique aqui para conferir nossas sugestões! 

A mala ideal 

A mala ideal para uma viagem à Serra Gaúcha pode variar muito de pessoa para pessoa. Se você costuma ser mais sensível ao frio, não deixe de levar em consideração esta característica e complemente a mala com alguns itens mais “encorpados”. 

Quem mora em cidades mais quentes também pode sentir mais o efeito das baixas temperaturas da Serra Gaúcha. Por isso, vale a pena estudar melhor todas as peças que serão colocadas na bagagem. 

Além disso, a mala apropriada para este destino está relacionada aos passeios programados. Se a sua agenda de passeios for mais “urbana”, com visitas a museus, restaurantes e ambientes fechados, por exemplo, pense em aquecimento e elegância. 

Já para atividades ao ar livre, é necessário incrementar a mala com produtos confortáveis, resistentes e com tecnologia para manter o seu corpo protegido e com uma sensação térmica agradável.

O que vestir na Serra Gaúcha no inverno? 

COMO PREPARAR AS MALAS COM ANTECEDÊNCIA

Tenha em mente que possivelmente você sentirá uma variação térmica durante o dia, principalmente se houver chuva, neblina ou outro tipo de intempérie climática. Por isso, para que aproveite a Serra Gaúcha ao máximo, invista em peças versáteis e práticas para manter seu conforto térmico. 

Nesta época do ano, aposte em botas de frio que possuem forros em lã natural. Esse material é diferenciado porque proporciona a manutenção de calor nos pés. Ou seja, quando está frio os poros da lã se fecham, quando está quente os poros da lã se abrem, deixando os pés protegidos durante o dia todo, independente do lugar ou temperatura.

Para fazer um look em camadas, use roupas segunda pele que retêm o calor e dissipam a umidade corporal, além de proporcionarem flexibilidade e ajuste anatômico.  Como camada intermediária, há opções de blusas de fleece térmico e suéteres para você montar um visual incrível! 

Como camada externa, os casacos são essenciais! Se deseja um look mais urbano e esportivo, modelos de casacos puffer são ótimas escolhas. Agora se quer um look elegante, casacos de lã e sobretudos são as melhores opções. 

Ah, e não esqueça dos acessórios, eles são fundamentais! Luvas, meias térmicas, gorros e cachecóis são itens importantes para a sua mala de inverno. 

Caso vá para a Serra Gaúcha numa época com chuva, tenha um impermeabilizante na mala. Este produto ajuda a proporcionar mais proteção contra a umidade, ótimo para dias chuvosos.

Para explicar detalhadamente o que consideramos ideal para curtir o inverno na Serra Gaúcha com o máximo de conforto térmico e anatômico, fizemos um vídeo. Confira: