O que usar no Inverno em Viena?

14 de outubro de 2015 - Por Portal de Inverno

Conhecida como a cidade da música e de famosos compositores, Viena tem muitos palácios, edifícios, monumentos, concertos, parques e museus. Tudo com um grande valor arquitetônico e cultural. Trata-se de uma cidade muito interessante e diferente já que mantém o seu passado de uma maneira muito viva e intensa, mas misturada com um ar cosmopolita e com o dinamismo da modernidade. A sua qualidade de vida elevada, com muitos jardins, áreas verdes e ciclovias também merece destaque. Quer mais um motivo para incluir Viena na sua lista de próximos destinos de inverno? É uma das capitais europeias mais baratas para os turistas, especialmente no inverno, período considerado como baixa estação para o turismo na Europa!

Quer curtir um natal à moda antiga? Viena é o destino certo para você! Cheiro de comidas e bebidas típicas no ar, decoração com muitas luzes cobrindo uma arquitetura imperial e três feirinhas de Natal que oferecem uma grande variedade de artesãos, ornamentos, e, claro, muita comida, são apenas alguns dos atrativos da capital da Áustria nesta época do ano. Outra atração que não pode faltar durante sua visita à cidade, é o Coral dos Meninos de Viena (Vienna Boy’s Choir)!

Clima e temperatura de Viena no inverno 

O clima da cidade é continental, com invernos  longos, frios e muita neve. A boa notícia é que a estação é o período mais seco do ano em Viena. Entre dezembro e fevereiro, quando frequentemente neva na capital austríaca, é comum encontrar cenários branquinhos na cidade! 

A temperatura durante os meses mais frios, como dezembro e janeiro, varia entre -1°C a 4°C, mas estes números representam apenas a média mensal, é comum encontrar dias com temperaturas ainda mais baixas no auge do inverno austríaco. 

Temperatura Viena

Fonte: https://www.weather-atlas.com/

O que usar no inverno em Viena 

Antes de começar a organizar sua bagagem tenha em mente que você enfrentará temperaturas com as quais não está acostumado a lidar. A não ser que você more em alguma cidade fria no sul do país, um dia de inverno europeu não se compara àquele dia chuvoso considerado pelos jornais locais o mais frio do ano. Por exemplo, o casaco para frio brasileiro, principalmente se você mora no norte e nordeste, não vai te manter aquecido no inverno europeu.

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens comporão sua mala é sobre o clima e temperatura durante o período da sua viagem. A outra é o quanto você é sensível ao frio, as pessoas são diferentes e enquanto 15°C significa calor para algumas, outras já podem estar pensando em tirar aquele casaco mais grosso do armário. Isso depende de muitos fatores, como características pessoais e, até mesmo, idade!

Lembre-se que frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, consequentemente exigem roupas com características diferentes. Se a previsão for de tempo úmido na cidade e caso pretenda incluir uma visita a algum centro de esqui próximo, impermeável é palavra de ordem para você! Afinal, casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva, é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável. Ou seja, invista nestes itens para a sua mala de viagem sem pensar duas vezes!

Inverno Europeu Viena

1. Calçados 

Nada de achar que a sua bota montaria é uma opção! Esqueça! O solado é fino, não é à prova d’água e nem confortável para longas caminhadas. O que recomendamos são as botas forradas em material térmico, solado em borracha antiderrapante e desenvolvidas em material resistente com tratamento impermeabilizante. Estas são características consideradas essenciais para uma bota que será utilizada em dias de frio intenso e locais com acúmulo de neve. 

2. Roupas

Começando pelas primeiras camadas, escolha a que vai ser mais usada em diferentes ocasiões, há diversos tipos de decotes e modelos. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, o ideal é que o produto fique confortável e ajustado ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele e permitir que a roupa que vai por cima não tenha a modelagem prejudicada pela primeira camada. A segunda camada pode ser tanto intermediária no frio mais intenso quanto a última camada no frio moderado, deve ser um pouco mais grossa, mas sempre muito leve. Para esta camada aposte em fleeces ou até mesmo suéteres.

A terceira camada é composta por casacos mais robustos. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Além disso, preste atenção no tamanho do casaco e evite comprar peças muito justas, lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco. Em geral essa peça é um item mais caro do vestuário de inverno, por isso, escolha modelos e cores que realmente lhe agradem e não pense só no valor que vai custar. Lembre-se que nos dias chuvosos ou com neve é necessário que seja impermeável, ok? 

Outra coisa importante é que na maioria das cidades europeias os lugares internos são todos aquecidos. Logo, provavelmente a terceira camada será tirada e recolocada muitas vezes. Por isso, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante durante a sua viagem, ok?

Para a parte de baixo, caso esteja usando uma calça segunda pele com propriedades térmicas e o dia não tenha previsão de chuva ou neve, é possível optar até mesmo por uma calça jeans. Porém, se estiver nevando ou chovendo, é essencial que seja impermeável. Brincar na neve ou praticar esqui com uma calça ‘comum’ será muito difícil e, até mesmo, prejudicial para a sua saúde!

3. Acessórios 

Gorros, protetores de orelha, cachecóis, luvas e meias térmicas são obrigatórios na sua bagagem! Libere sua criatividade nesses itens porque serão os itens do vestuário que você vai mais trocar e combinar para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre, escolha as impermeáveis para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Já as luvas de lã coloridas devem ser usadas em dias menos frios ou quando não estiver muito exposto a ambientes externos.

O que usar Viena

Agora que você já decidiu que precisa ter roupas, sapatos e acessórios adequados para o inverno, pense bem nessas dicas e defina o que é melhor pra você. Lembre que gastar pouco nem sempre significa economizar, por isso pense no uso e durabilidade desses itens. As escolhas feitas de forma consciente sempre serão as melhores para você!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem à Viena? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top