Alemanha Inverno O que Usar

O inverno na Alemanha: características e o que usar

Quando o assunto é viagens a destinos de inverno em outros países, muitos turistas ficam na dúvida sobre comprar roupas de frio no Brasil ou fora. Nestes casos, eu sempre recomendo que levem a bagagem completa por alguns motivos: nem sempre conhecemos as lojas no destino e os seus preços, dificilmente é possível ter certeza de que realmente será possível encontrar o que precisamos, o que pode resultar em uma perda de tempo durante a viagem dentro de lojas ao invés de aproveitarmos ao máximo os passeios e atrações que o destino oferece.

Outra aspecto que merece a atenção do turista é que não dá para comprar roupas em qualquer loja aqui no Brasil, é preciso que  ela ofereça os produtos adequados para o frio intenso. Foi desta forma que encontrei uma marca brasileira especialista no assunto e que tornou as minhas viagens de inverno muito melhores: a Fiero. Escolhi os produtos da marca para minha viagem pela Alemanha em Janeiro de 2020 e tive uma experiência excelente. Me acompanhe até o final deste post se quiser conferir tudo o que levei na bagagem e minhas dicas sobre o inverno no país!

O inverno na Alemanha

O inverno na Alemanha começa em Dezembro e vai até Março, mas as temperaturas em Novembro e Abril continuam sendo muito baixas para a maioria dos turistas brasileiros, especialmente no início da manhã, final da tarde e à noite.

A temperatura média é de de 5ºC e as mínimas costumam chegar a -10ºC. O inverno alemão pode ter dias chuvosos e com muito vento, além de nevascas e gelo pelas ruas! Portanto, é muito importante estar preparado com roupas e calçados adequados, pois o clima e temperaturas costumam mudar repentinamente e cada dia pode reservar uma nova surpresa para o turista!

Se você é daqueles que não dispensa uma brincadeira na neve, saiba que o sul da Alemanha é a região do país com maiores possibilidades de neve devido à sua proximidade com os Alpes. 

Itens indispensáveis para curtir o inverno na Alemanha aquecido(a)

Gorro

Gorro Alemanha

Como já mencionei antes, frio e o vento são comuns durante o inverno alemão. Ter um gorro para aquecer as orelhas e cabeça é essencial nestes momentos. Escolhi o modelo Fiero Vibes, que é muito prático e super leve, pode ser carregado até mesmo no bolso do casaco. Além disso, é dupla face é ótimo para variar nos looks! 

Cachecol

Cachecol Alemanha

Outro detalhe importante é manter o pescoço aquecido nos dias frios, eu particularmente amo cachecóis pois além de aquecerem muito tornam os looks muito mais elegantes! Queria poder usá-los com mais frequência aqui no Brasil. Para meus passeios durante o dia, optei pelo meu cachecol Fiero Vibes de Tricô, que combina perfeitamente com o gorro mostrado logo acima e também é dupla face. Nos dias mais frios e durante meus passeios à noite, eu usava uma gola térmica fabricada pela marca inglesa Heat Holders e vendido no Brasil com exclusividade pela Fiero!

Luvas

Alemanha Luvas

No nosso inverno brasileiro nem sempre usamos luvas, mas na Alemanha você vai precisar muito deste acessório! Para a escolha da luva correta leve em consideração que o material interno deve ajudar a expelir a umidade e é preciso que retenha o calor corporal. Durante os dias congelantes e com neve, luvas são itens indispensáveis e esquecer deste acessório pode provocar uma sensação de frio realmente desagradável nas suas mãos, ok? 

Meias Térmicas

Um par de meias apropriadas para as baixas temperaturas pode fazer muita diferença quando estamos falando de locais com neve e frio intenso. Portanto, não subestime o valor que este acessório tem nestes momentos. As meias 'normais', que todo mundo tem no guarda-roupa, realmente são uma excelente opção em dias com temperatura acima de 20°C. Mas, para temperaturas mais baixas, com ou sem neve, realmente vale a pena apostar em peças específicas para estas ocasiões. A regra nestes casos é clara: elas devem facilitar o processo de retenção do calor corporal dos seus pés, assim como dispersão da umidade e suor. Dê preferência para opções térmicas e que tenham maior gramatura!

Casacos

Casaco Alemanha

O comprimento, estilo e capacidade térmica do casaco ideal para você irão depender das previsões climáticas do seu destino e passeios que pretende realizar. É interessante lembrar que algumas atividades pedem bolsos e outros detalhes especiais, como gorros embutidos ou removíveis, cintos internos ou externos e outros detalhes importantes. 

Os mais indicados para o inverno alemão são os modelos longos que cubram não apenas as costas, mas também uma parte das pernas. Estes casacos são fundamentais para os passeios e caminhadas ao ar livre. Escolhi o modelo Soft Alpine Mont Blanc, pois além de ter um comprimento perfeito, é desenvolvido em materiais que garantem muito aquecimento e conforto térmico, além de ter o capuz que também complementa a proteção na região da cabeça. 

Bota térmica forrada

Alemanha Botas

Férias na Alemanha significa andar pelas lindas cidades, visitar castelos, florestas e esquiar! Para aproveitar esta experiência ao máximo, você precisará de uma bota confortável e desenvolvida em materiais resistentes para que você não precise deixar nenhuma destas atividades de fora do seu planejamento de viagem. 

A bota Vail deu conta do recado em todos estes momentos e certamente irá me acompanhar em muitas outras viagens. Ela tem forro em lã sintética e tem sola apropriada para caminhadas na neve, o que garante o aquecimento dos pés e muito conforto durante todo o dia, mesmo em passeios que exijam muito movimento e longas caminhadas. Este também é o modelo ideal para quem tem panturrilhas mais grossas já que permite ajuste na perna através do cadarço na parte traseira. 

Segunda pele térmica

Por último, mas não menos importante, é essencial incluir nesta lista as blusas e calças segunda pele. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar a umidade da sua pele, isolando-a do contato com o corpo. Por isso a importância da escolha de um bom conjunto de roupas térmicas para o frio.

Uma forma eficiente para organizar os looks

Alemanha Camadas

Nos dias de frio intenso, é importante se vestir em camadas para garantir o máximo de eficência na manutençao do calor corporal. Afinal, apenas um casaco não será o suficiente nestes momentos!A proposta é que você componha o look de uma forma que esteja protegido de agentes externos, como vento e neve, e mantenha o aquecimento do corpo sem prejudicar o seu conforto e mobilidade. Ah, e sem abrir mão da elegância também!

A roupa térmica é o vestuário de frio que vai proporcionar o isolamento térmico do seu corpo e, por isso, a primeira camada. Como segunda camada costumo usar uma calça e blusa de frio que são expostas quando entro em ambientes fechados, como última camada opto por um casaco longo como já descrito acima! Para complementar o aquecimento e garantir mais variedade para os looks da sua viagem, os acessórios são essenciais.

Não podemos subestimar o inverno germânico, muitas vezes ele é mais intenso do que o informado na previsão do tempo devido à sensação térmica. Por isso, muito atenção na hora de organizar sua bagagem e compor os looks dos dias de passeios. Na dúvida, opte pelo máximo de aquecimento e vá tirando algumas peças de roupa durante o dia caso necessário, ok? 

Aproveite minhas dicas de looks para curtir o inverno na Alemanha com muito conforto. Ficou na dúvida ou gostaria de incluir alguma outra dica a este post? Entre em contato conosco através dos comentários!  

Paula Gabi é brasileira, mineirinha de Belo Horizonte! Graduada em Comércio Exterior, sempre foi apaixonada por viagens, fotografia , gastronomia, conhecer novas línguas e culturas!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo