Onda de frio traz temperaturas negativas e neve ao Sul do Brasil

29 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

O mês de julho se encerra com um cenário de inverno europeu. Durante a quarta-feira, 28 de julho, o Sul do Brasil registrou neve, que se acumulou sobre as ruas, carros, árvores e telhados, deixando as paisagens branquinhas.

Além da neve e de temperaturas negativas, diversas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram chuva congelada, fenômeno que pode acontecer quando as gotículas de água congelam ao deixar a nuvem, mas derretem ao tocarem o chão. Também, o graupel (grão de gelo) ocorreu em alguns municípios. Ele pode desmanchar facilmente na mão e geralmente é menor que o granizo.

E quando se fala em neve no Brasil, as primeiras cidades a serem lembradas são Gramado e Canela, localizadas na Serra, pois são alguns dos principais destinos turísticos de inverno para aqueles que adoram o frio.

Em Gramado e região, a última vez que nevou de forma intensa foi no final de agosto de 2013, também entrando para a história dos invernos mais gelados do estado por conta da sua duração: seis dias. E a expectativa é que a onda de frio desse ano entre na lista das cinco maiores marcas dos últimos 20 anos.

Carro coberto por neve em Gramado

Carros e telhados ficaram cobertos de neve em Gramado. Foto: Reprodução/Prefeitura de Gramado

Quem viu se encantou. Turistas e moradores foram às ruas e aproveitaram o momento brincando, fazendo bolas e bonecos de neve, além de compartilharem nas redes sociais. Foi um evento raro que, sem dúvidas, ficou marcado para crianças e adultos.

Porém, dessa vez, nevou ainda em cidades de menor altitude, fato que foi comemorado pelos amantes do frio que puderam viver essa experiência única. Durante a quarta-feira, os registros de neve e chuva congelada foram no planalto gaúcho e catarinense, como também nas regiões da Campanha, Vales, Alto do Jacuí e Sul do Rio Grande do Sul.

Neve em São Francisco de Paula

Em São Francisco de Paula, o fenômeno foi registrado. Foto: Reprodução/Prefeitura de São Francisco de Paula

Pelo menos 31 cidades gaúchas registraram neve, como Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Soledade, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Bagé, Pelotas, Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, São Francisco de Paula e Marau, por exemplo.

A neve também passou em mais de dez cidades catarinenses, como Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos e Fraiburgo.

Árvore de gelo embeleza a paisagem em São Joaquim. Foto: Reprodução/Prefeitura de São Joaquim

Cidade de Santa Catarina registra menor temperatura do país

Nesta quinta-feira (29), Bom Jardim da Serra, município localizado em Santa Catarina, registrou o dia mais frio do ano, onde fez -8,6º, às 4h. Em Urupema, a mínima foi de -7,41ºC, chegando a congelar a cachoeira que fica no Morro das Antenas. Na cidade de Urubici, fez -6,5ºC.

Cachoeira congelada em Urupema. Foto: Reprodução/Marleno Muniz/Prefeitura de Urupema

Neve no Brasil

Apesar do Brasil ter o clima tropical, marcado pelos dias de sol e calor, municípios da região Sul do país registram baixas temperaturas durante o inverno, e até mesmo neve. Para esse fenômeno raro acontecer, é necessária a combinação de uma série de fatores: Formação de nuvens, local de altitude elevada e ação de uma massa de ar frio.

Ainda que incomum, não é impossível você conhecer a neve em solo brasileiro. A previsão meteorológica é de muito frio até o final desta semana, mas sem a chance de um novo fenômeno climático. 

Então, a dica é para que se agasalhe bem para conhecer as cidades brasileiras e curtir a melhor estação do ano, que segue até o mês de setembro.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top