Passeio Balão Canyons Sul Brasil

Um passeio de balão sobre os Canyons do Sul do Brasil

A deslumbrante região dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral fica ainda mais incrível a 1.300 metros de altitude a bordo de um balão à gás. Neste post, contamos nossa experiência de sobrevoar a cidade de Praia Grande em Santa Catarina.

Balão Canyons Serra

Você já sonhou em sobrevoar lindas paisagens em um balão? Os passeios podem ser exclusivos para um casal ou em grupos de até 8 passageiros, as saídas acontecem geralmente no início da manhã ou final da tarde. Após agendamento na agência responsável, todos os participantes do voo são incluídos em um grupo de mensagens instantâneas. Desta forma, o piloto e a equipe podem passar as dicas de vestimentas, informações importantes e se há condições climáticas para as saídas.

No dia do voo, os participantes saem bem cedinho de suas pousadas (por volta das 6:00) e se encontram todos em uma região plana da cidade de Praia Grande. A decolagem ocorre geralmente às 7:00. No momento em que chegamos ao local onde o balão estava sendo montado, o piloto e toda a equipe nos deram as instruções finais e partimos para o voo, que durou um pouco mais de uma hora.

Voo Balão Instruções

Nosso piloto foi Murilo Gonçalves, detentor de vários títulos e conquistas, sendo, inclusive, o campeão do Festival Internacional de Balonismo de Torres em 2018. A decolagem é super rápida e não chega nem a dar aquele “frio na barriga” que imaginávamos. Em poucos segundos a sensação de liberdade somada à leveza que o balão proporciona, tornam este momento único. Mesmo se esforçando muito, é impossível registrar em fotos toda a beleza e energia de estarmos a 1.300 metros do chão.

Balão Canyons Decolagem

A visão 360º a bordo da cesta de vime contempla todo o paredão de canyons com as mudanças abruptas de topografia que fazem parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral. Do outro lado podemos visualizar a orla do oceano Atlântico que banha as praias do Rio Grande do Sul e de Santa Carina e, abaixo de nós, está a cidade de Praia Grande.

Visão Voo Balão

O voo por si só já é uma experiência inesquecível e marcante, mas o visual que inclui a vista das montanhas, canyons e cenários rurais, deixa o passeio surreal. Ao contrário do que imaginávamos, o tour é muito tranquilo, sem turbulências. Como nosso voo foi em um dia frio de inverno, pensamos que na altitude iríamos sofrer muito com a temperatura, mas a verdade é que lá em cima estava mais quentinho do que no chão, principalmente devido ao ar quente que faz o balão se manter no ar.

Ar quente Balão Ar

A segurança que Murilo Gonçalves nos passou foi muito importante para um melhor aproveitamento de cada momento da vista que se tem lá de cima. Segundo a Divisão Aerodesportiva do Departamento de Aeronáutica Civil, o balonismo tem índices de acidentes praticamente nulos, por isso esta é a única aeronave de transporte de passageiros que não exige o uso de paraquedas a bordo.

É bom lembrar também que esta é uma atividade que não polui o ambiente e não agride a natureza. O pouso não tem um ponto fixo, já que o balão se locomove de acordo com os ventos, por isto a equipe da Canyons e Peraus monitora por terra o deslocamento durante todo o trajeto, comunicando-se com o piloto através de um rádio para fazer todo o apoio durante a descida e levar os passageiros de volta ao ponto de partida. Após o voo, um brinde com espumante é feito e todos retornam para seus hotéis e pousadas.
 
Balão Vento

Somente a ideia de embarcar em um balão a gás já fascina a maioria das pessoas, mas colocar este sonho em prática, com uma equipe altamente profissional e ter a seus pés canyons, vales e o litoral é uma experiência apaixonante e inesquecível. Indicamos este passeio para todas as pessoas que desejam superar limites e se aventurar nesta região. As únicas limitações são a idade mínima para participar, que é de 04 anos. Além disso, o voo não é recomendado para gestantes!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo