Os essenciais da sua mala de inverno: Roupas, sapatos e acessórios

21 de novembro de 2016 - Por Patricia Viaja

Roupas e sapatos de inverno são um verdadeiro investimento. Não afirmo isso porque sou mulher, mas porque é o que tenho aprendido a minha vida toda e principalmente nas viagens.

Mas não é qualquer roupa e nem qualquer sapato ou acessório de inverno que considero um investimento. Estou falando de produtos que têm qualidade térmica e impermeável na matéria prima. E vou acrescentar mais uma palavra que vai fazer toda a diferença, tecnologia. Sim, porque ter um bom casaco de couro legítimo é um investimento para a vida toda, mas só quem tem sabe como é um verdadeiro peso sobre os ombros. Por isso a tecnologia é importante, porque a gente não quer carregar um fardo, mas um estilo.

Tecnologia Mala Inverno

Boas roupas, bons sapatos e acessórios para o inverno não costumam ter preços baixos como as roupas de verão. A tentação de sair comprando o que encontrar quando aparece uma liquidação de inverno é grande, mas cuidado com as cores e os modelos que você vai escolher. Quando a roupa é realmente boa ela vai durar a vida toda e, a menos que o seu estilo seja colorido e estampado, pense bem no que vai comprar em liquidações.

As cores mais sóbrias, cortes clássicos e modelos confortáveis vão atravessar décadas e te acompanhar em todas as suas viagens de inverno. Use os cachecóis, lenços e echarpes para colorir e mudar o look.

O que comprar pensando em viagens futuras e nos próximos invernos? Vou dar minha opinião sobre os itens básicos.

Calçados e meias. Tenha pelo menos uma ótima bota impermeável e térmica, que pode ser usada em dias chuvosos, na neve e em dias muito frios na cidade ou no campo. Não economize, e sempre cuide bem a cada uso ou longa viagem, arejando, limpando e hidratando. A Fiero tem inúmeros modelos. Eu prefiro os de salto baixo e médio, porque gosto de caminhar muito nas viagens. Mesmo quando não estamos no inverno eu continuo usando as minhas botas de neve nos dias chuvosos ou quando está mais frio. Em temperaturas negativas uso as botas com meias térmicas e, quando o dia está só chuvoso ou um pouco frio, uso meias de algodão grossas ou médias. As meias térmicas também são um item mais caro, mas que você deve comprar, pois são elas que fazem a diferença entre sentir os pés verdadeiramente quentes ou não.

Bota Mala Inverno

Calças térmicas e calças impermeáveis. Comprar ou não este item vai depender exclusivamente do tipo de viajante que você é e de como é a sensação de frio para você. Só recomendo a compra desse tipo de calça, seja a própria calça em si ou o tipo de calça que se usa por baixo e que aumenta o conforto térmico, para pessoas que sentem bastante frio ou que vão com certeza fazer uma viagem e se expor à atividades ao ar livre com temperaturas negativas e umidade. Então, se esse não é o seu caso e você já decidiu investir em uma ótima bota impermeável e meias térmicas, não precisa comprar esse produto. Mas, preciso dizer também que as calças térmicas do tipo primeira camada, que são usadas por baixo da calça, são ótimas para serem usadas como pijamas no inverno, mesmo no Brasil, daí que vale a pena comprar pela utilidade que elas tem em outras ocasiões e não apenas em viagens.

Casacos impermeáveis, blusas térmicas, e primeiras camadas. Ao contrário das calças, esse item não tem meio termo na minha avaliação e o ideal é que você tenha pelo menos um de cada. Vai ser útil para a vida toda, em muitas ocasiões, da brisa do final do dia na primavera, passando pelo frio do outono até o inverno mais rígido. Isso no Brasil e em quase todos os lugares do mundo.

Casacos Mala Inverno

Mantenha os pés e o coração aquecidos, sempre, e evite inúmeros desconfortos e até doenças. Começando pelas primeiras camadas, escolha a que vai ser mais usada em diferentes ocasiões, há diversos tipos de decotes e tamanhos de mangas, e até sem mangas. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, cuidado com imitações. O ideal é ficar confortável e ajustada ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele e permitir que a roupa que vai por cima não tenha a modelagem prejudicada pela primeira camada. A segunda camada, pode ser tanto intermediária no frio mais intenso quanto a última camada no frio moderado. O material é um pouco mais grosso e com tramas fechadas, mas sempre muito leve.

É importante que o casaco impermeável tenha capuz, que pode ser removível ou de embutir na gola da peça. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Preste atenção no tamanho do casaco e evite comprar peças muito justas, lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco. Alguns casacos já trazem outra blusa interna, que se prende a ele com zíperes e fechos e elimina o uso da segunda camada, podendo ser usado junto ou separado. Em geral essa peça é um item mais caro no vestuário de inverno, por isso, escolha modelos e cores que realmente lhe agradem e não pense só no valor que vai custar.

Mala Viagens de Inverno

Luvas, gorros e cachecóis. Libere sua criatividade nesses itens. Porque serão os itens do vestuário que você vai mais trocar e combinar para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. Nas viagens de inverno sempre levo vários com texturas que me fornecem maior ou menor aquecimento. As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre. Escolha as impermeáveis (de couro ou nylon) para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Já as luvas de lã coloridas devem ser usadas em dias de outono ou quando o passeio for em veículo sem muito contato com ambientes externos.

Luva Mala Inverno

Os cuidados com as roupas de inverno devem ser redobrados quando elas forem ficar guardadas por muito tempo. Uma boa limpeza e secagem antes de serem armazenadas garantirá a durabilidade e evitará o mau cheiro. Use sachês de sílica quando for guardar as peças para evitar a umidade e lembre-se de trocá-los com o tempo. As peças de couro, legítimo ou sintético devem ser sempre limpas e hidratadas.

Agora que você já decidiu que precisa ter roupas e sapatos adequados para o inverno, pense bem nessas dicas e descubra o que é melhor pra você. Lembre que gastar pouco nem sempre significa economizar, por isso pense no uso e durabilidade desses itens a longo prazo. As suas escolhas feitas de forma consciente sempre serão as melhores para você.

Um beijo e até a próxima!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top