Sumário
O Parque Nacional Yellowstone, no Norte dos Estados Unidos, nos apresenta os mistérios do nosso planeta e nos dá uma rara oportunidade de testemunhar a Terra como ela realmente é.
Em Yellowstone, tudo é antigo e novo — ao mesmo tempo! Forças geológicas moldam tudo o que acontece por lá. Centenas de milhões de anos atrás, o lugar era tão plano quanto os antigos mares que o envolviam. Mas quando as montanhas rochosas se elevaram, os mares recuaram.
A Terra começou a empurrar o magma de suas profundezas para a superfície. Vulcões perfuraram o céu formando as montanhas de Absaroka, escarpadas e majestosas. Então, tempos depois, uma série de super vulcões explodiu.
A mais recente ocorrência no coração de Yellowstone foi tão catastrófica que em questão de dias, talvez horas, toda uma cadeia de montanhas foi destruída.
Tudo o que restou foi uma cratera de 70 quilômetros de largura — tão grande que você nem percebe estar no interior da caldeira de um vulcão. Antigas e recentes erupções moldaram a paisagem que vemos hoje.
Estima-se que, durante os últimos 17 milhões de anos, as forças vulcânicas empurraram o platô Yellowstone para uma posição mais alta que as áreas circundantes. Isso fez com que a Terra então canalizasse as tempestades para o planalto, deixando até 4 metros de neve no solo a cada inverno.
Geleiras colossais formaram-se uma vez nesta elevação fria e alta, enterrando Yellowstone em até 1.400 metros de gelo. Essas geleiras agitavam a terra, cavando vales suaves em forma de U, transportando pedras enormes e deixando para trás o solo adequado para pastagens que sustentam ursos, coiotes e grandes rebanhos de bisões e alces.
Assim, os eventos geológicos do passado influenciam não apenas a vida vegetal atual, mas também uma rica variedade de vida selvagem. Esses animais vivem em harmonia com a terra e suas estações.
Como é o Parque Nacional Yellowstone?
Na primavera, o Rio Yellowstone ruge com a neve derretida. Em alguns lugares, a rocha é dura, a erosão é lenta e a água se inclina para as planícies. Onde a rocha é mais macia, o gelo corta a Terra e revela, em camadas nas paredes do Grand Canyon de Yellowstone, milhões de anos de história geológica.
No começo da visita, Yellowstone pode parecer estranho e misterioso. Mas é exatamente essa estranheza que nos permite abrir uma janela rara para observar nosso planeta, com toda a sua inquietude e imprevisibilidade.
Há atividade vulcânica no Parque Nacional Yellowstone?
Não a famosa atividade com lavas e tudo mais. O vulcão continua sendo uma força ativa, mas alimentando fontes hidrotermais — mais de 10.000 delas! Ou seja, em Yellowstone, o magma fica a poucos quilômetros abaixo de nossos pés.
Yellowstone reúne dois terços da atividade geotermal da Terra, o que significa dizer que ali tem mais poços de lama, fumarolas, fontes termais e gêiseres que no resto do mundo todo.
Observar essa paisagem é sentir o poder do nosso planeta, no seu aspecto mais elementar e visceral, lembrando-nos como a vida é frágil. É como se estivéssemos assistindo a dois mundos diferentes colidirem: a Terra oculta das turbulências e a Terra do ar e da vida.
Já que o assunto é aventura na natureza, o que acha de conferir os principais lugares para esquiar em Utah?!
Curiosidades sobre a natureza em Yellowstone
Olha só quanta coisa acontece por lá sem percebemos:
- O gelo derretido e a chuva se infiltram no solo para serem superaquecidos e, depois, voltarem à superfície em espetaculares convulsões, na forma de gêiseres.
- A água quente transporta minerais dissolvidos das profundezas para formar novas rochas diante dos nossos olhos.
- As fontes termais nos deslumbram com o azul radiante e podem parecer frescas e convidativas, mas a água borbulhando é escaldante e extremamente ácida.
- Apesar das condições, microrganismos unicelulares (cianobactérias e arqueobactérias, organismos similares às primeiras formas de vida no planeta), prosperam aqui em abundância.
Muito irônico constatar que nossas origens distantes sobrevivem em uma espécie de incubadora, onde as formas avançadas da vida atual morreriam instantaneamente.
Veredito sobre a experiência no Parque Nacional Yellowstone
A beleza que testemunhamos em Yellowstone inspira nossa imaginação! Romantizamos a paisagem e nos maravilhamos com a força e as cores impressionantes da natureza. No entanto, o que vemos com admiração é temporário, nada mais que um piscar de olhos na vida de nosso planeta.
As forças geológicas passadas e presentes continuarão a remodelar o Yellowstone. Essas forças, às vezes sutis, às vezes dramáticas, inevitavelmente transformarão tudo o que vemos diante de nós, e a vida, resiliente como sempre, se adaptará.
Nessa superfície incerta da Terra, testemunhamos quão profundamente a vida está entrelaçada com a natureza, enquanto Yellowstone revela sua beleza misteriosa.
Quer continuar aproveitando as belezas dos Estados Unidos? Aproveite para conferir as paisagens do Lago Tahoe!