Glaciar Perito Moreno: uma viagem à era do gelo

3 de março de 2017 - Por A Casa Nômade

Primeiro, é preciso quebrar paradigmas! O gelo não é branco, ok? Não é branco como a neve, nem como o “branco-gelo” das latas de tinta. O gelo é azul!!! Mais azul que o céu ou o mar… E o melhor lugar do mundo para comprovar isso é no Glaciar Perito Moreno, no Parque Nacional los Glaciares, no Sul da Argentina. Aqui, a enorme geleira (do tamanho aproximado da cidade de Buenos Aires) se apresenta com toda a sua imponência com um azul resplandecente! Brilhante!!! E é impossível não ficar fascinado com aquela imensidão diante dos seus olhos.

Glaciar Perito Moreno

Localizado em um canto remoto da Patagônia, próximo à cidade de El Calafate, o Glaciar Perito Moreno é um espetáculo da natureza, com icebergs que se desprendem a todo instante e provocam estrondos ao caírem nas águas do Lago Argentino. De um conjunto de passarelas construídas em uma encosta, é possível contemplar de perto o lendário glaciar, que se esparrama de uma enorme extensão de gelo e neve desde a Cordilheira dos Andes até terminar em um paredão serrilhado de 70 metros de altura. Quando toca as águas do Lago Argentino, os blocos de gelo se desprendem e formam um cardume de icebergs que dançam sobre as águas e, ao se chocarem, emitem sons muito parecidos ao de giz raspando uma lousa. É impossível não se emocionar!

Glaciar Perito Moreno Vista

Mas não pense que a experiência com o glaciar mais famoso das Américas termina nas passarelas. Catamarãs e lanchas ainda oferecem aos turistas a chance de contemplar a geleira mais de perto e por outros ângulos, em um passeio incrível. E os mais aventureiros, podem colocar grampões na bota, vestir todo o aparato de roupas de frio (luvas, gorros, meias e calças térmicas e casacos) que estiver ao seu alcance e fazer uma caminhada no gelo. O trekking tem três horas de duração, proporciona vistas deslumbrantes da paisagem.

Glaciar Perito Moreno Gelo

De volta à cidade de El Calafate, é hora de turistar, no sentido literal da palavra. O município tem uma das melhores infraestruturas da Argentina, com hotéis para todos os bolsos, ótimos restaurantes com pratos típicos da Patagônia e lindas lojinhas de artesanato e souvenirs. Não deixe de saborear o tradicional cordeiro patagônico e os peixes regionais.

É bom recarregar as energias, porque o passeio ainda não acabou. Na extremidade norte do Parque Nacional los Glaciares, está o Monte Fitz Roy, na cidade de El Chaltén. Da estrada que leva à cidade, já é possível avistar o gigante. No Centro de El Chaltén, ele monopoliza a paisagem. Dezenas de trilhas levam a mirantes para contemplá-lo de todos os ângulos. Mas o mais incrível é encarar o desafio de uma caminhada de 23 quilômetros para chegar à base do Fitz Roy e se maravilhar com a sua grandeza, lagos azuis e picos nevados. Uma experiência para levar para sempre na memória e nos joelhos (eternamente doloridos pelas subidas e descidas puxadíssimas).

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top