Mulheres Frio Inverno

As mulheres e o inverno: por que elas sentem mais frio?

Não é de hoje que a batalha pelo controle do ar condicionado e aquecedores virou um cenário comum em muitos lares e escritórios em locais onde o inverno costuma ser mais intenso. A verdade é que as mulheres costumam sentir mais frio que os homens e a razão para isso é científica! Quer entender todos os detalhes? A gente te explica!

A razão pela qual mulheres recorrem aos seus casacos com mais frequência que os homens pode ser resumida em uma palavra: metabolismo. Como a taxa metabólica das mulheres é mais baixa se comparada à do sexo oposto, elas tendem a produzir menos calor que os homens, o que faz com que sintam mais frio. É importante ressaltar que a taxa metabólica está relacionada à quantidade de massa magra, entre outros fatores. Desta forma, como toda regra tem uma exceção, é possível observarmos que alguns homens podem apresentar uma taxa metabólica menor que algumas mulheres!

O metabolismo do corpo é responsável pela produção de energia, incluindo o aquecimento corporal. Apesar do fato de que homens e mulheres mantêm uma média de temperatura interna semelhante, os homens normalmente têm mais massa muscular e, por isso, utilizam mais calorias para aquecimento dos músculos. Além disso, quando este calor evapora aquece a pele, as roupas e o ar logo acima da superfície da pele! O resultado? Mais calor!

Como as mulheres normalmente têm menos massa muscular e, consequentemente, uma taxa metabólica mais baixa, elas podem sentir mais frio que os homens em uma ambiente com a mesma temperatura. E, para contibuir ainda mais para esta diferença, a testosterona (hormônio mascunlino) faz com que o corpo produza e retenha mais calor também! 

Alguns estudos mostram que enquanto os homens podem se sentir bem em um ambiente com uma temperatura média de 23,5°C, para as mulheres a temperatura adequada costuma ser 25°C. Uma pequena diferença, mas que pode causar muito desconforto em um relacionamento ou no ambiente de trabalho!

Além disso, as mulheres também podem apresentar mais vasoconstrição, que acontece quando as veias se estreitam para reduzir o fluxo de sangue e evitar a perda de calor. Este é o principal motivo que faz com que os pés e mãos do corpo feminino sejam mais frios! Hormônios, quantidade de gordura corporal e pelos também são levados em consideração para explicar o motivo pelo qual algumas pessoas sentem mais frio que as outras.

As mulheres e a menopausa
 
Mulheres Menopausa

Após a menopausa as mulheres costumam sentir mais calor devido a uma mudança hormonal e não a um aumento de massa muscular. Esta mudança é temporária e, após este período, retornam à sua média de temperatura anterior. Ao mesmo tempo, os homens costumam perder massa muscular ao envelhecer. Quando isso acontece, eles param de produzir o mesmo calor se comparado ao período da juventude e a diferença entre os sexos quando o assunto é sensibilidade ao frio tende a diminuir.

O que fazer para amenizar o frio 

Frio como amenizar

Nós já falamos sobre várias formas para diminuir os efeitos do frio e garantir um inverno feliz e confortável! Entre os principais estão algumas dicas sobre alimentação e até mesmo bebidas que realmente auxiliam a aquecer. Outra dica é organizar e preparar o ambiente da sua casa para as baixas temperaturas, tornando a manutenção do calor dos ambientes mais eficaz, o que também ajuda a evitar o susto com a conta de luz no final do mês.

E claro, nesta lista não poderia deixar de faltar a indicação de muito exercício físico! Não importa qual o seu preferico, pratique sempre que possível. E a explicação é muito simples: o sangue circula e aquece o seu corpo. Além de garantir o aquecimento, a prática é essencial para a sua saúde no inverno (e nas outras estações também)! 

Porém, nada disso será suficiente se você não se vestir de forma adequada. Quer conferir nossa lista completa com os itens que não podem faltar no seu guarda-roupa de inverno? Clique aqui

Quando procurar um médico
 
Médico frio mulher

Apesar de todas estas explicações, é importante que você saiba que sentir frio o tempo todo também pode ser um sinal de problema de saúde. Se você começar a sentir muito frio em um ambiente que costumava ser confortável para você, confira se você tem algum dos sintomas listados abaixo e, caso positivo, procure um médico para conferir como está sua saúde.

– Suas unhas ficam azuis ou com alguma cor mais escura

– Você costuma sentir mais frio do que o normal

– Sua pele está frágil

– Você começa a suar mais ou menos do que o normal

Doenças como hipotireoidismo, desidratação, falta de vitamina B12 e ferro, má circulação e um índice de massa corporal baixo (IMC) também podem aumentar ainda mais a sensibilidade ao frio! 

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo