Em meio às paisagens da Cordilheira dos Andes, o Valle Nevado Ski Resort é uma ótima opção para os viajantes que querem curtir as belezas e atividades de inverno. Na estação, que tem a maior esquiável da América do Sul, há opções de hospedagem, atividades para quem quer visitar o local um dia, praticar esportes de inverno e ter uma experiência divertida na neve. Independente da forma de curtir o Valle Nevado, a certeza é de viver momentos incríveis em meio às montanhas.

O destino no Chile é muito procurado por brasileiros que querem conhecer a neve. E caso esteja em Santiago na temporada de inverno, inclua no seu roteiro o destino. Para ter uma referência de localização, são 70 km do Aeroporto Internacional de Santiago até o Valle Nevado. 

Quando ir ao Valle Nevado?

A abertura oficial da temporada no Valle Nevado acontece em junho e se encerra em setembro, o que pode variar a cada ano. Nesta época toda a estrutura de hotéis, restaurantes e serviços na estação estão abertos para receber os visitantes. Em relação aos valores, a temporada de inverno é considerada mais barata no início e no final do período, devido ao risco de não ter neve suficiente para ski e snowboard. 

O que fazer no Valle Nevado?

Esportes na neve Valle Nevado

O Valle Nevado atrai a maioria dos turistas na alta temporada de inverno. Nesse período as montanhas estão cobertas de neve, o que permite atividades como esqui e snowboard. Também é possível apenas apreciar as paisagens encantadoras da época e fazer bonecos de neve em família, além de belíssimas fotos. 

Ao todo, são 39 pistas disponíveis para esquiadores de primeira viagem até profissionais. As aulas particulares e coletivas estão disponíveis para iniciantes e atletas experientes, assim como o aluguel de equipamentos e roupas. Para quem busca adrenalina e experiências únicas, o Valle Nevado oferece ainda o heliski, ou também conhecido como heli skiing. Essa é uma atividade que envolve o uso de um helicóptero para chegar em terrenos remotos. Como são locais raramente visitados, as condições geralmente são espetaculares, com neve fresca e muito espaço aberto para praticar esportes radicais de neve. 

Aproveite um dia para se divertir no Valle Nevado. A estação conta com uma boa infraestrutura, incluindo lojas, opções de lanches, aluguel de equipamentos e aulas para praticar esportes na neve. Para ter experiência nas montanhas sem o esqui ou snowboard, você pode ter acesso através do teleférico de cabine fechada, conhecido como gôndola, sendo possível contemplar as pistas. Já na área dos hotéis estão os bares e pubs do Valle Nevado, com variados menus e especialidades e vista para a Cordilheira dos Andes

Já os hóspedes dos hotéis contam ainda com piscina aquecida ao ar livre para relaxar, bem como spa e serviço de fitness center, sem esquecer dos momentos de happy hour com deliciosas comidas e bebidas para curtir a estação. 

Como chegar ao Valle Nevado?

A recomendação é contratar um serviço de transfer ou uma agência de turismo para o passeio. Isso porque há risco de nevascas no inverno, tornando a estrada perigosa. Existem ainda opções de transporte, privado ou em grupo, que saem de Santiago e levam até o Valle. 

Mesmo com uma localização próxima de Santiago, cerca de 46 km do centro da capital do Chile, o caminho até o Valle Nevado requer atenção e cuidado. A estrada é estreita e tem mais de 70 curvas. 

O que vestir?

Roupas neve

Para visitar o Valle Nevado no inverno, é essencial incluir na mala roupas adequadas para temperaturas negativas. Vista-se em camadas, com segunda pele térmica, blusas de fleece, casacos e calças impermeáveis. Nos pés, invista em uma bota para neve impermeável com forro em lã natural. Atenção também para a sola do calçado, que deve ser resistente e antiderrapante para você ter segurança durante as caminhadas. 

Touca, cachecol, meias térmicas, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são indispensáveis, porque a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, o que pode prejudicar a visão e queimar a pele. Na Fiero você encontra sugestões de roupas, calçados e acessórios para neve em Explore seu destino ou conforme a temperatura do local.  

Cia Trip no Valle Nevado

Na temporada de inverno 2022, a agência Cia Trip visitou o Valle Nevado e mostrou toda a experiência no canal do YouTube. Com foco no turismo nacional e internacional, a Cia Trip cria roteiros para promover experiências e momentos incríveis para que cada um aproveite da melhor forma o destino. Além disso, faz desde o planejamento do itinerário, incluindo hospedagem, passeios e transportes, até atendimento direto para esclarecimentos sobre aeroportos, imigrações e diferentes possibilidades de atividades. Confira o vídeo sobre o Valle Nevado!