Viagem internacional com pets exige CVI

27 de dezembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Chegou o momento de planejar sua viagem internacional ou nacional. Além de organizar roteiros, passagens, hospedagem, transporte e outros itens necessários para que saia conforme deseja, é importante ficar atento à situação de seu pet. Deixar o animal de estimação confortável e seguro é essencial.

Se você pretende realizar uma viagem internacional com seu animal de estimação, é preciso buscar quais medidas são necessárias para conseguir transportá-lo. Recentemente, o governo federal divulgou que para viajar para fora do país com o pet, deve ser obtido o Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido gratuitamente no Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O CVI deve ser emitido antes de cada viagem, para atestar as condições e o histórico de saúde do animal de estimação e comprovar que o cão ou gato atende às exigências sanitárias do país de destino.

Organização com antecedência

Para evitar problemas, os responsáveis pelos animais devem organizar a viagem internacional com antecedência, pois cada país tem seus próprios procedimentos para a entrada de animais de estimação. Alguns países aceitam o certificado ou o passaporte para a entrada de cães e gatos, mas outros só permitem a entrada exclusivamente por meio do CVI.

O Ministério da Agricultura disponibiliza a emissão do certificado para viagem internacional de animais de estimação para 11 países de forma online: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para solicitar o certificado é preciso acessar o portal do governo.

Para os países com o CVI de forma presencial, o responsável precisa entrar em contato com uma unidade Vigiagro com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Viagem internacional: Passaporte para os pets 

O passaporte para cães e gatos pode ser usado durante toda a vida do animal, contanto que seja acompanhado de comprovante de vacinação atualizado.

Para emitir o passaporte o animal precisa ter nascido há pelo menos 90 dias, ter nascido no país brasileiro. Caso tenha nascido no exterior, ter sido importado definitivamente para o Brasil, ser criado por residentes do Brasil e ter sido examinado por médico veterinário que possui inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado (CRMV-UF).

O proprietário deve imprimir e preencher o Requerimento para Concessão de Passaporte para Cães e Gatos e comparecer a uma unidade Vigiagro para a emissão do passaporte. É preciso conferir a lista de documentos que devem ser apresentados antes de comparecer ao local. É possível conferir o FAQ relacionado ao transporte de animais de estimação para viagens.

Também, o passaporte para animais domésticos não tem prazo de validade. Atualmente, a emissão está suspensa por conta da pandemia do Covid-19.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, desde o dia 1º de dezembro, o Center for Disease Control and Prevention (CDC), alterou as regras para a entrada de cães e gatos no país. Os animais que vêm de países considerados de alto risco para raiva, incluindo o Brasil, só poderão entrar nos Estados Unidos por um dos pontos de entrada aprovados. Ainda, a decisão também inclui os cães que estiveram em países com risco no último meio ano.

Com as novas regras, é preciso apresentar um comprovante de microchip e o laudo de sorologia de raiva, se a vacina atual tiver sido feita fora dos Estados Unidos. Também, a idade mínima para o ingresso dos animais passou para 6 meses de idade.

Portal de Inverno - 27/12/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top