Coronavírus Viagens

Viagens de inverno após o impacto do Coronavírus: orientações e sugestões de organização

Em momentos de crise e incerteza, muitas vezes recorremos a especialistas para conseguirmos alguma orientação sobre a maneira correta de como proceder e como podemos nos organizar. E quem é apaixonado por viagens já aprendeu a driblar muitas destas situações desafiadoras e que chegaram de surpresa nos últimos anos. Para quem achava que a alta do dólar poderia ser um dos fatores mais difíceis de serem contornados, hoje se surpreende com todos os efeitos provocados pelo Coronavírus.

Se com as crises anteriores ainda era possível tirarmos os planos do papel seguindo a opinião dos especialistas e organizando todos os detalhes da viagem de forma correta, agora simplesmente não há o que possa ser feito. Afinal, a saúde está acima de qualquer plano de viagem. Será preciso nos unirmos para contermos os avanços da pandemia e respeitarmos as normas e orientações dos órgãos competentes.

De qualquer forma, as perguntas que ficam no ar são: quando poderemos viajar novamente e o que é possível ser feito neste momento? Não é preciso mencionar que, assim como qualquer outro blog ou especialista em viagens, também não temos esta resposta. Não há nenhuma orientação ou previsão segura a respeito de quando o turismo poderá ser retomado, mas temos certeza de que embora os planos possam ficar para depois, não desistir destes momentos especiais é palavra de ordem para os apaixonados por viagens.

Desta forma, nossa principal orientação para você é que não deixe de fazer planos. Aproveite este momento para repensar as suas viagens, colocá-las em ordem de prioridade e manter os seus sonhos sempre vivos. Aliás, pesquisar todos os detalhes do seu próximo destino de inverno  é uma dica incrível para aproveitar o momento de reclusão atual, não é? Aqui no Portal, você encontra dicas especiais e completas sobre vários destinos da América do Sul e do mundo e, caso não encontre a informação que estava procurando, entre em contato com nosso time de especialistas do frio para auxiliá-lo.

Nosso intuito com este post não é realizar nenhuma previsão, já que isso seria impossível. Nosso objetivo é tentarmos orientá-lo sobre algumas das principais dúvidas que os turistas estão tendo neste momento e, acima de tudo mantê-lo(a) positivo(a) e inspirado(a) para suas próximas viagens de inverno, caso elas ocorram ainda nos próximos meses ou apenas mais tarde, ok?

Já comprou a passagem e está em dúvida sobre o cancelamento ou adiamento de viagens?

Viagens Corona Como Proceder

A resposta para esta dúvida dependerá principalmente do período e destino da sua viagem. Para viagens marcadas para Abril ou Maio, especialmente se estivermos falando de destinos internacionais cujas fronteiras tenham sido fechadas, sugerimos que opte pelo cancelamento ou que seja remarcada. O fechamento das fronteiras e orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) estão fazendo com que a maioria dos turistas que tenham adquirido passagens para estas datas, cancelem e façam o adiamento das passagens ou até mesmo alterem o destino programado inicialmente.

É importante que você saiba também que as medidas restritivas de acesso aos países podem ser aplicadas a qualquer momento. Ou seja, o fato de que um país segue com as fronteiras abertas até hoje, não significa que permanecerá desta forma nos dias seguintes, ok? Outro risco de sair deste momento do país é não ter como voltar já que muitos voos estão sendo cancelados pelas próprias companhias. Além disso, é importante relembrar que a maioria dos pontos turísticos em muitos países também foram fechados como uma medida necessária para evitar a aglomeração de pessoas, especialmente em locais fechados.

Vai viajar a partir da metade do ano? O ideal seria aguardar já que ainda não sabemos qual será o cenário neste período. Além disso, muitas companhias ainda não permitem que estas passagens sejam canceladas ou adiadas. Viagens a partir de Agosto e Setembro provavelmente poderão ser mantidas, mas é preciso que você esteja atento(a) e acompanhe como será a evolução da situação e reveja o assunto com algumas semanas de antecedência.

Vai cancelar ou adiar? Saiba como proceder!

Se optou pelo cancelamento ou por adiar a passagem, entre em contato com a agência de viagem ou companhia aérea responsável. Após o avanço da pandemia, muitas companhias aéreas emitiram comunicados sobre a flexibilização de reagendamento e cancelamento de viagens. Sobre as possibilidades de reembolso e de alternativas disponíveis para os clientes que desejam alterar ou cancelar o voo, cada companhia aérea tem tratado as questões de uma forma diferente. De uma forma geral, adiar certamente será muito mais fácil do que optar pelo cancelamento!

A partir de uma nova regra que passou a ser válida há alguns dias, o prazo para reembolso das passagens aéreas passou a ser de 12 meses. Uma boa notícia é que para passagens aéreas adquiridas a partir do dia 1° de março com algumas companhias aéreas poderão ser remarcadas sem multas ou custos extras desde que origem e destinos sejam mantidos e a data de validade do bilhete seja respeitada. 

O PROCON está recebendo muitas reclamações ultimamente de pessoas que alegam que não tiveram suas solicitações atendidas pelas companhias aéreas. Embora estas não tenham a obrigação de cancelarem a passagem, o recomendado é que ofereçam alternativas aos viajantes para estes casos e seja feito um acordo entre companhia e cliente.

Além disso, a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) notificou recentemente que as solicitações dos consumidores que adquiriram suas passagens antes do início da pandemia serão analisadas individualmente e que não há regras gerais de remarcação.

Coronavírus: seguros de viagem oferecem cobertura médica?

De uma forma geral, muitos seguros de viagem não costumam oferecer cobertura para casos de surtos e pandemias declarados por órgão competente, como a OMS (Organização Mundial da Saúde). Para viagens a países nos quais a pandemia não foi declarada, essa regra não se aplica. Ou seja, é possível que a sua seguradora não oferecerá auxílio médico e hospitalar caso decida manter sua viagem neste período, especialmente se o seu destino for algum dos países afetados pelo vírus. De qualquer forma, sugerimos que confira a apólice do seu seguro de viagem com atenção e, se necessário, entre em contato com a sua seguradora para conferir este detalhe.

Decidiu manter a programação do voo? Previna-se!

Coronavírus Lave Mãos

A boa notícia é que as medidas de higiene já adotadas pelas companhias aéreas tornam o ambiente de uma aeronave bastante seguro, mas mesmo assim é necessário que siga as regras recomendadas e tanto divulgadas pelos meios de comunicação: lavar as mãos constantemente, usar máscaras de proteção adequadamente, evitar multidões e contato com outras pessoas, além de não tocar no rosto com as mãos sujas.

Já está planejando a sua próxima viagem?

Planeje Viagens

Como já falamos no início do post, a hora de planejar é agora! Não esqueça de que quem planeja consegue as melhores ofertas de voos e hospedagem e evita imprevistos.

A boa notícia é que durante este período de incertezas e queda de demanda, certamente os preços dos voos serão afetados. Possivelmente você não está planejando viajar neste momento, mas que tal realizar alguma pesquisa para antecipação de alguma compra? Pode ser que já encontre alguma oferta especial para as suas futuras viagens. Em uma rápida pesquisa pudemos perceber que muitos trechos podem ser adquiridos pela metade do preço se comparados aos valores praticados normalmente pelas companhias, especialmente se o destino for algum dos países mais afetados! Você já sabe que terá que esperar alguns meses para a concretização da viagem, mas normalmente já fazemos isso em nossas viagens a destinos internacionais, não é? 

E se você quiser aguardar mais um pouco, logo após o declínio da propagação do vírus, é provável que as companhias aéreas ofereçam muitas promoções de passagens e ofertas especiais para que os turistas voltem a viajar de forma mais imediata. Então nada de deixar as suas pesquisas de preço para depois, já comece a acompanhar os valores das passagens do seu próximo destino a partir de agora e temos certeza de que desta forma poderá garantir um viagem super econômica. Se a sua viagem dos sonhos parecia distante, este pode ser o momento certo para começar a planejá-la!

Caso você tenha receio de viajar para os locais mais afetados pelo vírus mesmo depois que a situação já tiver sido controlada, uma dica válida é pensar em alguns destinos alternativos e que fujam desta rota. Sabemos que alguns dos países mais populares entre os apaixonados pelo inverno são Estados Unidos e alguns dos principais países europeus, que ainda procuram formas de conter os avanços do vírus. Que tal sair um pouco deste itinerário? Há destinos incríveis em todos os continentes e ainda pouco explorados pelos turistas. 

Se está com receio de comprar sua passagem e correr o risco de ter que cancelá-la ou adiá-la mais tarde, gostaríamos de lembrar que os dias frios aqui na América do Sul estão apenas começando! Depois que a pandemia já estiver controlada no nosso continente, curtir o inverno brasileiro ou dos nossos vizinhos em uma viagem de carro pode ser uma ótima opção para os mais aventureiros. Para inspirar, confira este post com uma rota de carro pela Cordilheira dos Andes. Este destino é visitado por milhões de turistas todos os anos, devido a este motivo possui ótima infraestrutura em praticamente todos os trajetos e roteiros. 

E se não quiser investir na compra da passagem agora, uma ótima ideia é garantir os itens da sua bagagem. Viagens de inverno exigem muito cuidado e uma boa seleção de produtos apropriados para os dias frios

Sobre a data da viagem, infelizmente ainda não poderemos recomendar um período ideal. Fique atento à evolução do vírus e orientações dos governos e órgãos responsáveis! Acima de tudo, cuide-se e não desista dos seus planos e sonhos. Ótimos momentos ainda estão por vir. Conte sempre conosco!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “Viagens de inverno após o impacto do Coronavírus: orientações e sugestões de organização”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo