Visconde de Mauá no inverno: o que fazer e o que levar na mala

30 de junho de 2021 - Por Portal de Inverno

Não é apenas na região sul do país que as temperaturas baixas e belas paisagens atraem os turistas na melhor estação do ano. Confira neste post quais são as principais atrações de Visconde de Mauá no inverno e o que levar na mala para ter férias incríveis na Serra da Mantiqueira. 

Localizado na divisa territorial do Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende. Com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, a pequena localidade de seis mil habitantes possui no turismo a principal fonte econômica.

A simplicidade, acolhimento, gastronomia e o jeitinho que só as cidades de interior possuem, aliados a diversas belezas naturais, cachoeiras, vales, artesanato, cultura e centros comerciais encantadores, colocam Visconde de Mauá na lista de destinos para os apaixonados pelo inverno.  

A Serra da Mantiqueira é uma área de preservação ambiental, que possui de 1400 a 2200 metros de altitude. Devido a isso, o clima é classificado como tropical de altitude, e o frio de montanha da região pode chegar a -3°C no inverno, não ultrapassando, normalmente, os 6°C. No verão o clima também é ameno, variando dos 8 aos 27°C, com chuvas regulares.

O que fazer em Mauá

Inverno em Visconde de Mauá

Um destino que pode ser visitado por casais, em família, grupos de amigos, ou até mesmo sozinho, pois atrações não faltam! Com uma natureza exuberante, repleta de cachoeiras, é ideal tanto para aventuras e montanhismo, como para férias de inverno em casal: esteja preparado(a) para muito frio, romance, vinho e fondue.

Você sabia que até já houve o registro de neve na cidade vizinha Itamonte? Isso mesmo, foi na região do Parque Nacional do Itatiaia. Para conhecer mais destinos com probabilidade de nevar no país não deixe de checar este post!

Mas primeiro, confira as principais atrações de Visconde de Mauá para começar hoje mesmo a programar as próximas férias de inverno:

– Cachoeira do Escorrega: certamente uma opção só para os corajosos escorregar nessas águas geladas no inverno, mas de toda a forma um ponto que merece ser visitado pela beleza da cachoeira e da natureza da região, com muitas árvores e animais silvestres;

– Vale do Alcantilado: um lugar maravilhoso, com uma trilha incrível com várias cachoeiras que culmina em uma bela cascata de águas límpidas. Vale a pena pausar no mirante, o qual proporciona uma bela visão do vale;

Pedra Selada Mauá

Pedra Selada. Imagem: Prefeitura Municipal de Resende 

– Pico da Pedra Selada: a trilha até o topo da montanha dura cerca de 2 horas e pode ser considerada exigente, por isso, esteja preparado. E se prepare também para encher os olhos com cenários para guardar na memória! A trilha pode ser cansativa, mas com certeza a vista é recompensadora;

Poço do Marimbondo: considerado um dos locais mais bonitos e preservados de Visconde de Mauá, o poço de águas cristalinas e tom esverdeado precisa ser acessado por uma trilha na mata. É um passeio imperdível;

Belas Lojinhas em Mauá

Imagem: Prefeitura Municipal de Resende

– Centro Cultural: a rua central de Visconde de Mauá possui diversas opções de restaurantes e lojinhas. De arquitetura simples e charmosa, as construções e cultura encantam os turistas;

– Museu Duas Rodas: parada obrigatória para os fãs de motocicletas, ciclomotores, bicicletas e afins, o museu conta com 120 itens no acervo. É o primeiro do Brasil no gênero e possui uma das mais belas coleções de veículos de duas rodas;

Além dessas atrações, existem várias outras cachoeiras e trilhas que merecem ser visitadas. Um exemplo é, ainda, a Toca da Raposa. No setor cultural, podemos destacar também a Casa Beatles Visconde de Mauá, um bar/restaurante interessante para os fãs da banda e de rock em geral.

Se você tiver tempo, vale a pena dar um pulo até o Parque Nacional do Itatiaia, que é um espetáculo da natureza. Os pontos mais famosos do parque são o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras.

Esportes radicais e cavalgadas

Visconde de Mauá Esportes Radicais

Imagem: Prefeitura Municipal de Resende 

Mas as atrações de Mauá ainda não terminaram! Quem gosta de atividades ao ar livre e esportes, pode participar de excursões, passeios de barco, esportes aquáticos, excursões off-road e de quadriciclo, esportes radicais, tirolesa, canyoning, rapel, rafting e tubing. Muita diversão e adrenalina que renderão experiência memoráveis, não é mesmo?

Agora para as pessoas que não são assim tão fãs de esportes radicais, a cavalgada é uma excelente opção. O agradável passeio é propício para admirar toda a beleza da região de Visconde de Mauá, com direito a respirar o ar das montanhas, ver as belas cachoeiras e apreciar a comida típica da região. As cavalgadas podem ter duração de 2h até 6 dias de passeio.

O que levar na mala

Você gostou das nossas dicas e escolheu o inverno para fazer suas férias? Ótimo! É a melhor estação do ano para aproveitar as maravilhas de Visconde de Mauá. Como as temperaturas podem chegar a 3 graus negativos, esteja preparado! Claro que a maioria das hospedagens conta com sistema de calefação ou lareiras, mas, mesmo assim, só quem conhece o frio sabe como ele pode ser desagradável com as vestimentas erradas.

Para os aventureiros

O que vestir Aventuras em Visconde de Mauá

Ao realizar suas férias de inverno para Visconde de Mauá certamente trilhas na natureza e trekking para contemplar a bela região repleta de cachoeiras, rios, matas e montanhas estarão no seu roteiro. Por isso, certifique-se de levar tênis ou botas adequados para longas caminhadas e uma mochila para estar bem preparado(a). No caso de temperaturas extremamente baixas, indicamos o uso de calçados forrados em lã sintética, natural ou tecido térmico, ok?

Na sua mala precisa ter: blusas e calças segunda pele térmicas, um fleece térmico ou suéter para formar a segunda camada (se você não sabe o que é o sistema de camadas, explicamos aqui), uma calça esportiva e um casaco robusto (porém leve e maleável) como última camada. Mas qual casaco? Aí depende de que tipo de turista você é. Caso for participar de muitas aventuras, fazer trilhas, estar em contato próximo com a natureza e conhecer o maior número possível de picos e cachoeiras, um casaco corta-vento é fundamental.

Para os sossegados

O que usar para relaxar nas Serras de Mauá

Se o objetivo for apenas curtir, com tranquilidade, aproveitar o sossego da pousada, caminhar pelas redondezas e fazer compras nos centrinhos, tênis ou botas e roupas confortáveis e casuais precisam fazer parte da sua bagagem. Ah, se a hospedagem possuir spa, piscina ou sauna, não esqueça chinelos e traje de banho.

Está planejando fazer suas refeições em restaurantes mais sofisticados? Uma roupa mais elegante e um calçado de salto alto é fundamental. Se a Vila de Maringá estiver nos seus planos para a noite, saiba que ela é um point despojado.

Roupa elegante Visconde de Mauá

Independente do seu estilo de turistar, os acessórios também precisam fazer parte da organização da bagagem: meias térmicas, luvas, cachecóis, gorros ou protetores de orelha são fundamentais. Agora, ao organizar sua bagagem você precisa incluir, além de peças térmicas confortáveis e elegantes, muita disposição e alegria, para férias de inverno inesquecíveis em Visconde de Mauá.

Esperamos que você tenha gostado deste post e, se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar. Um abraço!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top