Cuidados Beleza Inverno

Dicas de beleza para o inverno

É fácil ser bonito(a) no inverno, afinal são tantas roupas, acessórios e botas que tornam o visual tão elegante. Aliás, esta é uma das melhores coisas da estação mais fria do ano, não é mesmo? Mas, também é a estação do cabelo ressecado, da pele seca e pálica e dos lábios rachados. Sim, é fácil ser bonito(a) no inverno, mas um plano de beleza ajuda muito!

As mudanças drásticas da temperatura e clima da estação podem fazer um grande estrago, especialmente na pele e cabelo. No inverno, o calor é substituído pelo frio, faces oleosas se tornam ressecadas e o cabelo, antes suado, sofre para se manter hidratado e sedoso. Confira nossas dicas para prevenir e amenizar estes efeitos provocados pela estação das baixas temperaturas. 

Pele 

Cuidados com a pele inverno

No inverno procure usar seu hidratante de forma mais frequente durante o dia para evitar o famoso ressecamento, esta dica é praticamente uma regra para quem tem pele mais seca. Para evitar a desidratação, fique atento e evite produtos que contenham álcool e lauril sulfato de sódio (SLS). Também é importante lembrar que o protetor solar deve fazer parte do seu dia a dia, independente do clima e da temperatura. Existem muitas opções no mercado que combinam hidratante com protetor, assim sua rotina de cuidados fica ainda mais prática. 

O ar frio do inverno não estimula a circulação de sangue no seu corpo, contribuindo para a sua palidez durante a estação. Para tentar amenizar este efeito, procure ativar sua circulação e tonificar sua pele com uma escovação a seco frequentemente. Tudo o que você precisa é de uma escova com cerdas naturais e alguns minutos antes do seu banho. Para iniciar, use movimentos suaves!

Uma pele saudável no inverno também começa pela limpeza. Durante os meses de inverno, procure usar uma emulsão durante o banho já que o sabonete em barra pode desidratar sua pele. Se você tem uma pele muito sensível, aplique um pouco de óleo de côco no seu corpo antes de entrar no banho e lave gentilmente com um pedaço de cotton. Óleos de oliva e côco são excelentes para a limpeza facial caso sua pele seja seca ou desidratada, também é possível remover maquiagem com estes produtos. Use emoliantes a base de jojoba, amêndoa e argan para complementar a hidratação.

Ventos frios e o ar seco dos ambientes aquecidos podem prejudicar muito pele e cabelo. Por isso, sempre que você estiver exposto a temperaturas muito baixas, evite o contato imediato com sistemas de aquecimento, como lareiras ou aquecedores elétricos. Isso deixa a pele muito sensível! Antes de atividades externas, use hidratantes na pele, como óleo de côco e manteiga de karité. Como estes produtos podem bloquear poros, não esqueça de removê-los no final do dia. Procure por produtos que contenham nicotinamida (B3), que ajudam a aumentar a lipogênese na epiderme e melhoram a sua função como barreira de proteção das camadas mais profundas da pele.

Alguns problemas como dermatite, eczema e psoríase tendem a piorar durante os meses de inverno já que a fricção com tecidos tende a irritar a pele. Para evitar este problema, procure dormir com lençóis de seda e invista em roupas de cotton como primeira camada. Para acalmar a pele, use extratos de calêndula, pepino ou malva.

Você sabia que café e bebidas alcoolicas também podem desidratar sua pele? Nestes casos, substitua por uma xícara de chá! 

Maquiagem 

Maquiagem de Inverno

Os produtos à prova d'água podem parecer adequados apenas para o verão, mas quando está muito ventoso ou frio, os olhos podem lacrimejar e a maquiagem pode acabar escorrendo pelas bochechas. Se sua base ou blush estiverem deixando seus casacos e mantas manchadas, aplique um pouco de pó facial translúcido compacto ao finalizar a maquiagem. 

Cabelo 

Cabelo Inverno

Mantenha-se hidratado(a) e procure evitar banhos escaldantes no inverno, eles podem destruir e ressecar tanto sua pele quanto seu cabelo. Se não puder diminuir a temperatura do banho, procure ao menos torná-los mais curtos. Abuse dos chapéus no inverno, além de proteger seu cabelo, deixam o look super estiloso. Vocêm tem cabelo comprido? Os nós em dias ventosos podem ser evitados usando um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo.

Armário 

Armário Inverno

Separe um espaço do seu armário apenas para as roupas de inverno, assim será mais fácil encontrar os itens que vocês está procurando. Especialmente na hora de pensar no seu look diário, esta organização facilita e torna a sua decisão muito mais rápida e prática. Não sabe quais itens devem estar no seu armário neste inverno? Confira nossas dicas aqui

Lábios

Lábios Inverno

Não é segredo que seus lábios precisam de mais cuidados durante o inverno. Mas, nem todos os bálsamos para lábios possuem a mesma composição, o mais importante é que seja viscoso e que os ingredientes consigam penetrar nas fissuras provocadas pelo frio. Fique longe de qualquer produto à base de lanolina, especialmente se você tem eczema ou pele super sensível e, para prevenir alergias, evite qualquer produto que tenha cheiro ou gosto muito forte. 

Mãos 

Mãos Inverno

Mais um motivo para usar suas luvas! Além de deixarem os looks de inverno ainda mais elegantes, elas protegem suas mãos, dedos e unhas. Para seus serviços de casa, especialmente os que envolvem água e produtos de limpeza, procure usar uma par de luvas de borracha. 

Você sabia que os sabonetes antibacterianos podem ressecar a pele? Por isso, procure usar seu creme hidratante com mais frequência e, uma vez por semana, aplique óleo para cutículas para mantê-las hidratadas. 

Noites de Sono 

Noite de Sono Inverno

Uma noite de sono adequada ajuda a manter a estética da sua pele, como também é necessária para manter a sua imunidade forte. Ah, esta dica também vale para prevenir o ganho de peso, um dos 'efeitos' mais temidos deste período do ano! Por isso, procure dormir de sete a nove horas diariamente, isso certamente fará muita diferença na sua saúde durante os dias mais frios do ano! 

Alimentação 

Alimentação Inverno

Reter a hidratação é a estratégia número um para manter uma pele linda no inverno, assim como para a saúde de unhas e cabelo. E o que você come também está diretamente relacionado a este aspecto. Tenha certeza de incluir na sua dieta diária o ômega 3, proveniente especialmente dos peixes, que ajudam a manter água nas células. As vitaminas A, D e E também são algumas das chaves para a pele saudável no inverno. É claro, ingerir H2O também é crucial! Procure tomar aproximadamente oito copos de água diariamente.

Gostou das nossas dicas? Se estiver com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para a sua saúde neste inverno, entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo