Etiqueta Snowboard Esqui

Dicas de etiqueta para praticantes de Snowboard e Esqui

Os esportistas mais experientes já sabem que para garantir a diversão nas pistas é necessário que o bom relacionamento entre os praticantes de esportes de inverno seja mantido! Existem muitos pequenos (e grandes) erros que alguns esportistas, especialmente os novatos, costumam cometer nas pistas de esqui. Tanto que em alguns centros, as equipes que supervisionam a segurança do local, chamada de Ski Patrol, podem inclusive recolher tickets e impedir a entrada de alguns praticantes em casos de mau comportamento. 

Para evitar frustrações e desentendimentos, sugerimos neste post uma lista das regrinhas de etiqueta para seus momentos de diversão na neve! Na verdade, não são exatamentes regras, mas apenas algumas dicas para praticar o bom senso quando estiver curtindo as pistas de esqui e snowboard. 

No Chairlift 

Etiqueta no Chairlift

1) Não importa se você estiver afastado dos seus amigos ou da sua família, furar a fila certamente não é a solução mais elegante! É importante ter paciência nestes momentos para evitar constrangimentos. 

2) Você pode não conhecer a pessoa que está sentada ao seu lado, mas um pouco de simpatia e gentileza não faz mal para ninguém, não é mesmo? Que tal uma conversa para quebrar o gelo? 

3) Você pode estar ao ar livre, mas quando você está ao lado de uma pessoa a 50 metros do chão e ela não tem para onde correr, não é legal acender um cigarro. Evite a prática e deixe para quando estiver longe das pistas!

Nas Pistas

Etiqueta Pista Snow Esqui

4) Caso você seja um iniciante no esporte, a melhor coisa a fazer para não causar nenhum problema na pista é optar por algumas aulas básicas. Assim você vai aprender a técnica dos esportes e algumas regrinhas e dicas a mais para a sua segurança nas pistas. 

5) Observe e respeite as sinalizações, placas e avisos que estiverem na pista. É uma regra básica, mas essencial para evitar acidentes!  

6) Não há nada de errado com o fato de criar alguns desafios para você mesmo quando o assunto é esporte, mas é preciso que você respeite seus limites. Lembre que há áreas destinadas para cada nível de dificuldade, assim procure seguir as regras de cada centro! Para saber se o local que você pretende visitar possui a pista certa para você, pesquise antes de sair de casa.

7) O esportista que estiver à frente tem sempre a preferência de passagem, é responsabilidade da pessoa que está atrás reagir e evitar acidentes. De qualquer forma, se você está na frente e nota que alguém está atrás e em uma velocidade mais alta, seja gentil e se afastasse para dar passagem.

8) Mantenha sua velocidade sob crontrole, especialmente se você estiver em uma pista destinada para iniciantes. Se quiser manter sua velocidade, procure a pista adequada e preferencialmente em momentos nos quais não esteja muito movimentada.

9) A pista não é o local apropriado para um piquenique. Existe um espaço especial em cada centro para alimentação e descanso!

10) Fique de olho nas crianças! Crianças circulando sozinhas pelas pistas podem causar verdadeiros estragos e, neste caso, a responsabilidade é sempre dos pais ou então do adulto que está acompanhando.

11) Procure usar acessórios para evitar que seu equipamento fique vagando pela pista em casos de queda ou perda. A maioria dos equipamentos atuais já possuem leash

12) Respeite os limites das pistas de Ski e Snowboard. Não apenas perigoso, mas esquiar fora do limite das pistas pode causar uma perda de tempo dos funcionários da equipe de resgaste, você pode sofrer algum ferimento e, até mesmo, se perder. 

13) Quando estiver parando, olhe para trás para ter certeza que você não colidirá com ninguém e pare ao lado da pista em um local apropriado. Se estiver subindo a montanha, procure tomar o mesmo cuidado.  

Comunicação com outros praticantes

Comunicação com outros praticantes

14) Não existe nada de errado em falar uma linguagem mais informal das pistas de esqui de vez em quando, afinal isso também dá ao esporte algumas características únicas. Mas exagerar e misturar muitos termos pode soar estranho!

15) Se notar que alguém está precisando de ajuda, seja gentil! Tanto novatos quanto experts no esporte podem precisar de socorro de vez em quando. É importante relembrar que existem esportistas de todos os níveis nas pistas, comentários negativos ou irônicos são desnecessários.

Quer mais dicas para curtir seus momentos na neve? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo