As estações de esqui da Suíça são realmente incríveis! O destino por si só já encanta com suas paisagens branquinhas, resorts charmosos e diferentes possibilidades de aproveitar a neve. 

Se você está procurando as melhores estações de esqui da Suíça, prepare-se para explorar alguns dos destinos mais impressionantes do mundo. A Suíça é um paraíso para os viajantes que querem adrenalina na neve. Neste post, apresentamos oito estações de esqui na Suíça para planejar a viagem perfeita, seja você um esquiador iniciante ou um expert.

1. Zermatt 

zermatt

Zermatt é uma das estações de esqui mais icônicas da Suíça, localizada aos pés do famoso Matterhorn, uma das montanhas mais reconhecidas do mundo. Este destino é perfeito para quem quer uma experiência de esqui de alta qualidade e vistas espetaculares. 

Com esqui praticamente o ano inteiro, graças ao glaciar, Zermatt oferece atividades para todos os níveis: além de ski e snowboard, há cross-country skiing, andar de trenó, hiking e caminhadas na neve. 

A vila ainda fica sem carros, o que contribui para sua atmosfera tranquila.

2. St. Moritz

St. Moritz é sinônimo de luxo e sofisticação. Famosa por ser uma das primeiras estações de esqui do mundo, essa cidade histórica é um destino ideal para quem busca não apenas esportes de inverno de alto nível, mas também uma experiência de vida noturna vibrante e eventos diferenciados.

Leia também: 5 cidades incríveis para visitar nos Alpes Suíços

3. Verbier

Verbier é um dos destinos de esqui mais populares da Suíça, especialmente para aqueles que buscam adrenalina. A estação oferece uma vasta área de esqui com 410 km de pistas e é famosa entre esquiadores experientes e snowboarders. 

Muitas das zonas fora de pista mais famosas, incluindo Bec des Étagnes, Marlenaz, Croix de Coeur, Col des Mines e Couloir de la Banane, são respeitadas mundialmente.

Verbier também é conhecida por sua intensa vida noturna, atraindo jovens e aventureiros.

4. Davos-Klosters

Considerada a cidade mais alta da Europa (1560 metros acima do nível do mar), Davos junto a vila montanhosa de Klosters forma uma área interligada com 300 km de pistas de esqui. O local também reserva boas zonas para crianças e iniciantes. Destaque ainda para 175 quilômetros de trilhas de esqui cross country.

Os dois resorts são conectados pelas áreas de esqui das montanhas Davos-Klosters. Com suas pistas de esqui, Davos-Klosters é considerada uma das maiores áreas de esqui dos Alpes. 

5. Engelberg

Engelberg, com sua incrível vista do Monte Titlis, é uma das estações de esqui mais encantadoras da Suíça. Ideal para quem busca tranquilidade e belas paisagens, Engelberg oferece boas opções de pistas e uma atmosfera acolhedora. 

A uma hora de carro de Zurique até Engelberg e mais 30 minutos até a estação, o local é considerado menos movimentado do que outras estações de esqui, tornando-se uma opção perfeita para quem quer evitar a agitação.

Destaque ainda para o primeiro teleférico giratório do mundo, o Titles Rotair: ele leva da estação intermediária Stand up até a estação do cume a 3020 metros em apenas 5 minutos. 

6. Laax

Se você é fã de snowboard ou freestyle, Laax é o lugar perfeito para você! 

Conhecida por ser um ambiente moderno e jovem, Laax oferece 224 km de pistas, cinco parques de neve exclusivos, o maior half pipe do mundo e 29 instalações de teleférico. 

Além de contar com uma ótima estrutura para os entusiastas de esportes radicais, a estação também proporciona uma atmosfera descontraída.

7. Grindelwald-Wengen

Grindelwald é uma charmosa vila alpina que serve de base para explorar as pistas de esqui da região de Jungfrau, uma das mais famosas da Suíça. 

Com 103 quilômetros de pistas, esta é a maior área de esqui da região de Jungfrau, sendo que a famosa pista de descida de Lauberhorn fica situada neste lugar. Ela vai do Lauberhorn até Wengen por uma distância de quase 4,5 quilômetros.

Com um cenário deslumbrante, Grindelwald oferece atividades para todos os níveis, desde iniciantes até esquiadores experientes, e é um excelente ponto de partida para explorar as trilhas ao redor da região.

8. Mürren-Schilthorn

Área de esqui mais alta do Oberland Bernês, Mürren-Schilthorn tem pistas para todos os níveis de habilidade. Iniciantes podem fazer suas primeiras trilhas na neve na área da escola de esqui, bem aqui na vila de montanha sem carros de Mürren. 

As crianças vão se divertir muito explorando a pista infantil no Allmendhubel, onde ondas e curvas inclinadas proporcionam muita diversão na neve.

A estação conta ainda com vistas impressionantes do Jungfrau e de outras montanhas majestosas. É um excelente destino para quem deseja um ambiente mais calmo e tradicional para aproveitar a neve.

Não importa para onde você vá, a beleza das montanhas suíças e a qualidade das suas pistas de esqui certamente tornarão sua viagem memorável!