Encantadora durante todo o ano, Montreal no inverno é surpreende! Mesmo com dias curtos e termômetros marcando temperaturas negativas, a cidade proporciona atividades nesta época do ano. 

Se você deseja visitar o Canadá no inverno, Montreal é uma ótima opção! Conhecida pelo seu multiculturalismo e excelente infraestrutura, é considerada a segunda cidade mais populosa e o terceiro maior polo turístico do país.  

Como é Montreal no inverno?

O inverno em Montreal acontece oficialmente de dezembro a março. No entanto, o frio pode começar ainda em novembro e se estender até abril, ou seja, do final do outono até o início da primavera. 

Neste período, as temperaturas costumam variar entre 5°C a 10°C. Já no auge do inverno, Montreal registra temperaturas médias máximas de -4°C e mínimas de -12°C. Lembre-se que estamos falando apenas de uma média, porque alguns dias o frio pode ser muito mais intenso.

No inverno, a neve e os ventos fortes são frequentes, especialmente em janeiro e fevereiro, e nevascas podem acontecer eventualmente. Além disso, os dias são muito mais curtos e o sol aparece tarde e se põe muito cedo, aproximadamente às 16h no auge do inverno. 

Para preparar sua mala de inverno, é muito importante pesquisar sobre a previsão do tempo e a temperatura média registrada. 

Turismo em Montreal

atividade gelo montreal

Embora o frio seja intenso, Montreal está preparada para minimizar ao máximo os efeitos negativos do frio intenso, com ambientes revestidos em materiais que isolam o frio. 

Estamos falando de veículos de transporte, casas e dos mais diversos estabelecimentos comerciais. A cidade possui, inclusive, um complexo subterrâneo chamado de La Ville Souterraine ou Underground City, que conecta shopping centers, museus, universidades, bancos, entre vários outros serviços essenciais.   

Principais pontos turísticos

A Praça de Armas é, certamente, um dos principais pontos turísticos da cidade. O local reúne outros três pontos importantes: a escultura de Paul Chomedey, a catedral de Notre-Dame e o Banco de Montreal.

O monumento mais antigo de Montreal é a Coluna de Nelson, que está localizada na Praça Place Jacques-Cartier, que costuma ser muito movimentada durante os meses quentes.

O Old Port é o antigo porto de Montreal. É um local repleto de atrações, como bares, restaurantes e um parque com diversos brinquedos. No inverno, o local se torna ainda mais interessante já que possui um rinque de patinação no gelo.

Dois passeios que também são muito populares entre os turistas são o Plateau Mont-Royal, um dos bairros mais bonitos da cidade, e a visita ao Parc Olympique du Montréal, a sede dos jogos olímpicos de 1976.

Eventos

Ao contrário de muitos destinos turísticos, Montreal é muito movimentada no inverno. E as opções não são poucas: desde raves a festivais e inúmeras ofertas de restaurantes. 

O Igloofest é um dos mais populares festivais de música e acontece de janeiro a fevereiro. Enfim, tudo muito convidativo para que não o turista aproveite ao máximo as experiências que a cidade oferece.

Esportes

E falando em aproveitar o inverno fora de casa, em Montreal é possível praticar todas as modalidades de esportes de inverno que você imaginar. O mais popular deles  é o crosscrountry ski, uma modalidade de esqui praticada em um terreno plano e, por isso, disponível em alguns parques.

Para praticar as modalidades tradicionais, como esqui e snowboard, é preciso se deslocar até Bromont, o maior complexo esquiável iluminado da América do Norte e localizado a 45 minutos de Montreal.

Quer patinar no gelo? No inverno todos os lagos da cidade congelam e viram rinques de patinação, os mais populares entre os turistas são os rinques do Old Port e do Parque Mont Royal, onde está reunida uma grande quantidade de atrações interessantes.

Museus

Montreal possui uma rica programação cultural. A cidade conta com diversos museus, entre eles o Museu de Arqueologia e da História de Pointe-à-Callière, erguido em cima de um sítio arqueológico. O moderno Biosphère, dedicado à natureza e ao meio ambiente, também é uma ótima opção durante a estadia em Montreal.

Outra atração muito procurada pelos turistas é o Museu de Belas Artes, que possui um acervo com mais de 35 mil obras, incluindo Picasso e Matisse. O Museu Château Ramezay abriga um acervo composto por obras de arte e objetos de uso diário da Quebec colonial.

Gastronomia

Quer uma experiência gastronômica diferente? Além das diversas opções de restaurantes, em Montreal é possível encontrar muitos locais que oferecem os mais variados e exóticos tipos de chás. É possível comprar as folhas para fazer seu chá em casa ou até mesmo prová-lo na própria loja. 

Para uma experiência mais clássica, visite os ‘High Tea Salons’ da cidade que servem o chá no tradicional estilo inglês.

Você sabia que aproximadamente 70% do xarope de bordo (mais conhecido como Maple Syrup) produzido no mundo é originário do Quebec e exportado para 53 países ao redor do mundo? Desta forma, visitar uma das típicas cabanas de açúcar da região é um passeio que não pode faltar no seu itinerário de passeios.

Para relaxar

Muito conhecidos em Montreal, os spas também fazem a alegria dos turistas. São inúmeras opções que oferecem os mais variados tipos de tratamentos e experiências, desde saunas a massagens.

Leia também: O que fazer em Montreal no inverno?

O que usar no inverno em Montreal

Montreal Canadá Inverno

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens levará na mala é sobre o clima e temperatura. A outra é o quanto você é sensível ao frio, porque as pessoas são diferentes e enquanto 15°C significa calor para algumas, outras já podem estar pensando em tirar aquele casaco mais grosso do armário. 

Lembre-se que frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, consequentemente exigem roupas com características diferentes

Se a previsão for de chuva ou neve em Montreal e caso pretenda incluir uma visita a algum centro de esqui próximo, impermeável é a palavra de ordem para você. 

Afinal, optar por casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável. Invista nestes itens para a sua mala de viagem sem pensar duas vezes!

1. Calçados 

Nada de achar que a sua bota montaria é uma opção. O solado é fino, não é à prova d’água e nem confortável para longas caminhadas. 

O que recomendamos são as botas forradas em material térmico, solado em borracha antiderrapante e desenvolvidas em material resistente com tratamento impermeabilizante. 

Estas são características consideradas essenciais para uma bota que será utilizada em dias de frio intenso e locais com acúmulo de neve. 

2. Roupas

Primeira camada:  Escolha uma calça e blusa segunda pele que vão ser usadas em diferentes ocasiões. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, mas lembre-se que o ideal é que o produto fique confortável e ajustado ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele. 

Segunda camada: Pode ser tanto intermediária no frio mais intenso, quanto a última camada no frio moderado, deve ser um pouco mais grossa, mas sempre muito leve. Para esta camada aposte em fleeces ou até mesmo suéteres.

Terceira camada: É composta por casacos mais robustos. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco, por isso deve cuidar para manter o conforto. Não esqueça que nos dias chuvosos ou com neve é necessário que seja impermeável, ok?

3. Acessórios 

Gorros, protetores de orelha, cachecóis, luvas e meias térmicas são obrigatórios na sua bagagem! Por isso, libere sua criatividade porque serão os itens do vestuário que mais serão trocados e combinados para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. 

As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre. Escolha as impermeáveis para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Use as luvas de lã coloridas em dias menos frios ou quando não estiver muito exposto a ambientes externos.

Agora que você já decidiu quais itens são adequados para o inverno, defina o que é melhor pra você. Além disso, lembre que gastar pouco nem sempre significa economizar, por isso pense no uso e durabilidade desses itens.