Montreal no inverno: dicas de passeios e o que usar

5 de agosto de 2020 - Por Portal de Inverno

Mesmo com dias curtos e termômetros marcando temperaturas negativas, o inverno em Montreal é encantador! A cidade está localizada na província de Quebec, na costa leste do Canadá, e é conhecida pelo seu multiculturalismo e excelente infraestrutura, além de ser considerada a segunda cidade mais populosa e o terceiro maior polo turístico do país.  

O inverno em Montreal

Fonte: https://weather-and-climate.com/

O inverno na cidade acontece oficialmente de dezembro a março, mas o frio inicia em novembro e se estende até o mês de abril, ou seja, do final do outono até o início da primavera. Neste período do ano as temperaturas costumam variar entre 5°C a 10°C, já no auge do inverno a cidade registra temperaturas médias máximas de – 4°C e mínimas de -12°C. Lembre-se que estamos falando apenas de uma média e de que em alguns dias o frio pode ser muito mais intenso!

Montreal o que fazer

Durante este período do ano a neve e os ventos fortes são frequentes, especialmente em janeiro e fevereiro, e nevascas também podem acontecer eventualmente na cidade. Além disso, os dias são muito mais curtos e o sol aparece tarde e se põe muito cedo, aproximadamente às 16h no auge do inverno.  

Turismo em Montreal

Montreal Inverno

Embora o frio seja intenso, Montreal está preparada para minimizar ao máximo os efeitos negativos do frio intenso, com ambientes revestidos em materiais que isolam o frio. Estamos falando de veículos de transporte, casas e dos mais diversos estabelecimentos comerciais. A cidade possui inclusive um complexo subterrâneo chamado de La Ville Souterraine ou Underground City, que conecta shopping centers, museus, universidades, bancos, entre vários outros serviços essenciais para a população e para os turistas.   

Principais pontos turísticos

A Praça de Armas de Montreal é certamente um dos principais pontos turísticos da cidade. O local reúne outros 3 pontos importantes: a escultura de Paul Chomedey, a catedral de Notre-Dame e o Banco de Montreal.

O monumento mais antigo da cidade é a Coluna de Nelson, que está localizada na praça Place Jacques-Cartier, uma praça que costuma ser muito movimentada durantes os meses quentes.

O Old Port é o antigo porto da cidade. Hoje em dia é um local repleto de atrações, como bares, restaurantes e um parque com diversos brinquedos. No inverno o local se torna ainda mais interessante já que possui um rinque de patinação no gelo.

Dois passeios que também são muito populares entre os turistas são o Plateau Mont-Royal, um dos bairros mais bonitos da cidade, e a visita ao Parc Olympique du Montréal, a sede dos jogos olímpicos de 1976.

Eventos

Ao contrário de muitos destinos turísticos, Montreal é muito movimentada no inverno. E as opções não são poucas, desde raves a festivais e inúmeras ofertas de restaurantes. O Igloofest é um dos mais populares festivais de música e acontece de janeiro a fevereiro. Enfim, tudo muito convidativo para que não o turista aproveite ao máximo as experiências que a cidade oferece!

Esportes

E falando em aproveitar o inverno fora de casa, em Montreal é possível praticar todas as modalidades de esportes de inverno que você imaginar! O mais popular deles na cidade é o Crosscrountry Ski, uma modalidade de esqui que pode ser praticada em um terreno plano e, por isso, disponível em alguns parques da cidade.

Para praticar as modalidades tradicionais, como esqui e snowboard, é preciso se deslocar até Bromont, o maior complexo esquiável iluminado da América do Norte e localizado a 45 minutos de Montreal.

Não abre mão de patinar no gelo? No inverno todos os lagos da cidade congelam e viram rinques de patinação, os mais populares entre os turistas são os rinques do Old Port e do parque Mont Royal, um parque que reúne uma grande quantidade de atrações interessantes.

Museus

Montreal possui uma rica programação cultural. A cidade conta com diversos museus, entre eles o Museu de Arqueologia e da História de Pointe-à-Callière, erguido em cima de um sítio arqueológico. O moderno Biosphère, dedicado à natureza e ao meio ambiente, também é uma ótima opção durante a estadia em Montreal.

Outra atração muito procurada pelos turistas é o Museu de Belas Artes, que possui um acervo com mais de 35 mil obras, incluindo Picasso e Matisse. O museu Château Ramezay abriga um acervo composto por obras de arte e objetos de uso diário da Quebec colonial.

Gastronomia

Quer uma experiência gastronômica diferente? Além das diversas opções de restaurantes, em Montreal é possível encontrar muitos locais que oferecem os mais variados e exóticos tipos de chás. É possível comprar as folhas para fazer seu chá em casa ou até mesmo prová-lo na própria loja. Para uma experiência mais clássica, visite os ‘High Tea Salons’ da cidade que servem o chá no tradicional estilo inglês.

Você sabia que aproximadamente 70% do xarope de bordo (mais conhecido como Maple Syrup) produzido no mundo é originário do Quebec e exportado para 53 países ao redor do mundo? Desta forma, visitar uma das típicas cabanas de açúcar da região é um passeio que não pode faltar no seu itinerário de passeios pela região.

Para relaxar

Muito conhecidos em Montreal, os spas também fazem a alegria dos turistas. São inúmeras opções que oferecem os mais variados tipos de tratamentos e experiências, desde saunas a massagens.

O que usar no inverno em Montreal

Montreal Canadá Inverno

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens comporão sua mala é sobre o clima e temperatura durante o período da sua viagem. A outra é o quanto você é sensível ao frio, as pessoas são diferentes e enquanto 15°C significa calor para algumas, outras já podem estar pensando em tirar aquele casaco mais grosso do armário. Isso depende de muitos fatores e características pessoais!

Lembre-se que frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, consequentemente exigem roupas com características diferentes. Se a previsão for de chuva ou neve em Montreal e caso pretenda incluir uma visita a algum centro de esqui próximo, impermeável é palavra de ordem para você. Afinal, optar por casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável. Invista nestes itens para a sua mala de viagem sem pensar duas vezes!

1.Calçados 

Nada de achar que a sua bota montaria é uma opção! O solado é fino, não é à prova d’água e nem confortável para longas caminhadas. O que recomendamos são as botas forradas em material térmico, solado em borracha antiderrapante e desenvolvidas em material resistente com tratamento impermeabilizante. Estas são características consideradas essenciais para uma bota que será utilizada em dias de frio intenso e locais com acúmulo de neve. 

2. Roupas

Começando pelas primeiras camadas, escolha a que vai ser mais usada em diferentes ocasiões, há diversos tipos de decotes e modelos. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, o ideal é que o produto fique confortável e ajustado ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele e permitir que a roupa que vai por cima não tenha a modelagem prejudicada pela primeira camada. A segunda camada pode ser tanto intermediária no frio mais intenso quanto a última camada no frio moderado, deve ser um pouco mais grossa, mas sempre muito leve. Para esta camada aposte em fleeces ou até mesmo suéteres.

A terceira camada é composta por casacos mais robustos. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Além disso, preste atenção no tamanho do casaco e evite comprar peças muito justas, lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco. De um forma geral, essa peça é um item mais caro do vestuário de inverno, por isso, escolha modelos e cores que realmente lhe agradem e não pense só no valor que vai custar. Lembre-se que nos dias chuvosos ou com neve é necessário que seja impermeável, ok? 

Outra coisa importante é que em Montreal a maioria dos transportes e ambientes internos são todos aquecidos e, por isso, provavelmente a terceira camada será tirada e recolocada muitas vezes. Para facilitar, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante durante a sua viagem, ok?

Para a parte de baixo, caso esteja usando uma calça segunda pele com propriedades térmicas e o dia não tenha previsão de chuva ou neve, é possível optar até mesmo por uma calça jeans. Porém, se estiver nevando ou chovendo, é essencial que seja impermeável. Brincar na neve ou praticar esqui com uma calça ‘comum’ será muito difícil e, até mesmo, prejudicial para a sua saúde!

3. Acessórios 

Gorros, protetores de orelha, cachecóis, luvas e meias térmicas são obrigatórios na sua bagagem! Libere sua criatividade porque serão os itens do vestuário que mais serão trocados e combinados para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre, escolha as impermeáveis para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Já as luvas de lã coloridas devem ser usadas em dias menos frios ou quando não estiver muito exposto a ambientes externos.

Agora que você já decidiu que precisa ter roupas, sapatos e acessórios adequados para o inverno, pense bem nessas dicas e defina o que é melhor pra você. Lembre que gastar pouco nem sempre significa economizar, por isso pense no uso e durabilidade desses itens. As escolhas feitas de forma consciente sempre serão as melhores para que você possa aproveitar o melhor do inverno em Montreal.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem para Montreal? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top