Montreal no inverno: dicas de passeios e o que usar

Mesmo com dias curtos e termômetros marcando temperaturas negativas, o inverno em Montreal é encantador! A cidade está localizada na província de Quebec, na costa leste do Canadá, e é conhecida pelo seu multiculturalismo e excelente infraestrutura, além de ser considerada a segunda cidade mais populosa e o terceiro maior pólo turístico do país.  

O inverno em Montreal

Fonte: https://weather-and-climate.com/

O inverno na cidade acontece oficialmente de dezembro a março, mas o frio inicia em novembro e se estende até o mês de abril, ou seja, do final do outono até o início da primavera. Neste período do ano as temperaturas costumam variar entre 5°C a 10°C, já no auge do inverno a cidade registra temperaturas médias máximas de – 4°C e mínimas de -12°C. Lembre-se que estamos falando apenas de uma média e de que em alguns dias o frio pode ser muito mais intenso!

Montreal o que fazer

Durante este período do ano a neve e os ventos fortes são frequentes, especialmente em janeiro e fevereiro, e nevascas também podem acontecer eventualmente na cidade. Além disso, os dias são muito mais curtos e o sol aparece tarde e se põe muito cedo, aproximadamente às 16h no auge do inverno.  

Turismo em Montreal

Montreal Inverno

Embora o frio seja intenso, Montreal está preparada para minimizar ao máximo os efeitos negativos do frio intenso, com ambientes revestidos em materiais que isolam o frio. Estamos falando de veículos de transporte, casas e dos mais diversos estabelecimentos comerciais. A cidade possui inclusive um complexo subterrâneo chamado de La Ville Souterraine ou Underground City, que conecta shopping centers, museus, universidades, bancos, entre vários outros serviços essenciais para a população e para os turistas.   

Principais pontos turísticos

A Praça de Armas de Montreal é certamente um dos principais pontos turísticos da cidade. O local reúne outros 3 pontos importantes: a escultura de Paul Chomedey, a catedral de Notre-Dame e o Banco de Montreal.

O monumento mais antigo da cidade é a Coluna de Nelson, que está localizada na praça Place Jacques-Cartier, uma praça que costuma ser muito movimentada durantes os meses quentes.

O Old Port é o antigo porto da cidade. Hoje em dia é um local repleto de atrações, como bares, restaurantes e um parque com diversos brinquedos. No inverno o local se torna ainda mais interessante já que possui um rinque de patinação no gelo.

Dois passeios que também são muito populares entre os turistas são o Plateau Mont-Royal, um dos bairros mais bonitos da cidade, e a visita ao Parc Olympique du Montréal, a sede dos jogos olímpicos de 1976.

Eventos

Ao contrário de muitos destinos turísticos, Montreal é muito movimentada no inverno. E as opções não são poucas, desde raves a festivais e inúmeras ofertas de restaurantes. O Igloofest é um dos mais populares festivais de música e acontece de janeiro a fevereiro. Enfim, tudo muito convidativo para que não o turista aproveite ao máximo as experiências que a cidade oferece!

Esportes

E falando em aproveitar o inverno fora de casa, em Montreal é possível praticar todas as modalidades de esportes de inverno que você imaginar! O mais popular deles na cidade é o Crosscrountry Ski, uma modalidade de esqui que pode ser praticada em um terreno plano e, por isso, disponível em alguns parques da cidade.

Para praticar as modalidades tradicionais, como esqui e snowboard, é preciso se deslocar até Bromont, o maior complexo esquiável iluminado da América do Norte e localizado a 45 minutos de Montreal.

Não abre mão de patinar no gelo? No inverno todos os lagos da cidade congelam e viram rinques de patinação, os mais populares entre os turistas são os rinques do Old Port e do parque Mont Royal, um parque que reúne uma grande quantidade de atrações interessantes.

Museus
 
Montreal possui uma rica programação cultural. A cidade conta com diversos museus, entre eles o Museu de Arqueologia e da História de Pointe-à-Callière, erguido em cima de um sítio arqueológico. O moderno Biosphère, dedicado à natureza e ao meio ambiente, também é uma ótima opção durante a estadia em Montreal.

Outra atração muito procurada pelos turistas é o Museu de Belas Artes, que possui um acervo com mais de 35 mil obras, incluindo Picasso e Matisse. O museu Château Ramezay abriga um acervo composto por obras de arte e objetos de uso diário da Quebec colonial.

Gastronomia

Quer uma experiência gastronômica diferente? Além das diversas opções de restaurantes, em Montreal é possível encontrar muitos locais que oferecem os mais variados e exóticos tipos de chás. É possível comprar as folhas para fazer seu chá em casa ou até mesmo prová-lo na própria loja. Para uma experiência mais clássica, visite os ‘High Tea Salons’ da cidade que servem o chá no tradicional estilo inglês.

Você sabia que aproximadamente 70% do xarope de bordo (mais conhecido como Maple Syrup) produzido no mundo é originário do Quebec e exportado para 53 países ao redor do mundo? Desta forma, visitar uma das típicas cabanas de açúcar da região é um passeio que não pode faltar no seu itinerário de passeios pela região.

Para relaxar

Muito conhecidos em Montreal, os spas também fazem a alegria dos turistas. São inúmeras opções que oferecem os mais variados tipos de tratamentos e experiências, desde saunas a massagens.

O que usar no inverno em Montreal

Fiero Performance

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens comporão sua mala é sobre o clima e temperatura durante o período da sua viagem. A outra é o quanto você é sensível ao frio, as pessoas são diferentes e enquanto 15°C significa calor para algumas, outras já podem estar pensando em tirar aquele casaco mais grosso do armário. Isso depende de muitos fatores e características pessoais!

Lembre-se que frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, consequentemente exigem roupas com características diferentes. Se a previsão for de chuva ou neve em Montreal e caso pretenda incluir uma visita a algum centro de esqui próximo, impermeável é palavra de ordem para você. Afinal, optar por casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável. Invista nestes itens para a sua mala de viagem sem pensar duas vezes!

1.Calçados 

Nada de achar que a sua bota montaria é uma opção! O solado é fino, não é à prova d'água e nem confortável para longas caminhadas. O que recomendamos são as botas forradas em material térmico, solado em borracha antiderrapante e desenvolvidas em material resistente com tratamento impermeabilizante. Estas são características consideradas essenciais para uma bota que será utilizada em dias de frio intenso e locais com acúmulo de neve. 

2. Roupas

Começando pelas primeiras camadas, escolha a que vai ser mais usada em diferentes ocasiões, há diversos tipos de decotes e modelos. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, o ideal é que o produto fique confortável e ajustado ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele e permitir que a roupa que vai por cima não tenha a modelagem prejudicada pela primeira camada. A segunda camada pode ser tanto intermediária no frio mais intenso quanto a última camada no frio moderado, deve ser um pouco mais grossa, mas sempre muito leve. Para esta camada aposte em fleeces ou até mesmo suéteres.

A terceira camada é composta por casacos mais robustos. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Além disso, preste atenção no tamanho do casaco e evite comprar peças muito justas, lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco. De um forma geral, essa peça é um item mais caro do vestuário de inverno, por isso, escolha modelos e cores que realmente lhe agradem e não pense só no valor que vai custar. Lembre-se que nos dias chuvosos ou com neve é necessário que seja impermeável, ok? 

Outra coisa importante é que em Montreal a maioria dos transportes e ambientes internos são todos aquecidos e, por isso, provavelmente a terceira camada será tirada e recolocada muitas vezes. Para facilitar, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante durante a sua viagem, ok?

Para a parte de baixo, caso esteja usando uma calça segunda pele com propriedades térmicas e o dia não tenha previsão de chuva ou neve, é possível optar até mesmo por uma calça jeans. Porém, se estiver nevando ou chovendo, é essencial que seja impermeável. Brincar na neve ou praticar esqui com uma calça 'comum' será muito difícil e, até mesmo, prejudicial para a sua saúde!

3. Acessórios 

Gorrosprotetores de orelhacachecóisluvas e meias térmicas são obrigatórios na sua bagagem! Libere sua criatividade porque serão os itens do vestuário que mais serão trocados e combinados para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre, escolha as impermeáveis para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Já as luvas de lã coloridas devem ser usadas em dias menos frios ou quando não estiver muito exposto a ambientes externos.

Agora que você já decidiu que precisa ter roupas, sapatos e acessórios adequados para o inverno, pense bem nessas dicas e defina o que é melhor pra você. Lembre que gastar pouco nem sempre significa economizar, por isso pense no uso e durabilidade desses itens. As escolhas feitas de forma consciente sempre serão as melhores para que você possa aproveitar o melhor do inverno em Montreal.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem para Montreal? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo